Sua Página
Fullscreen

PGB 2024: mulheres são maioria do público gamer no Brasil

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Recentemente foi publicado um levantamento da Pesquisa Games Brasil em torno dos hábitos brasileiros em relação a jogos e a pesquisa mostrou o quão profunda esta forma de entretenimento está inserida em nosso cotidiano hoje em dia. A pesquisa realizada pela PGB em 2024, demonstrou a hegemonia dos smartphones como a maneira mais popular para jogar, além de também apontar as mulheres como a maior parte deste público.

Smartphone é a plataforma mais popular e dominada por mulheres

Muitos podem até pensar que não, mas as mulheres são a maioria entre os jogadores de celular, compondo cerca de 61% do público e isso já acontece a um bom tempo. Ano passado elas também foram maioria mostrando que esta tendência veio para ficar. Vale lembrar que a pesquisa não determinou quais eram os jogos, podendo variar entre jogos digitais de cartas como Blackjack e Poker, até jogos como Wild Rift e PUBG: Battlegrounds. Aliás, os smartphones são a maioria, sendo cerca de 48,8% da plataforma onde possuem mais jogadores. O restante é distribuído entre os 22,6% jogadores de computador e também entre os jogadores de consoles que compõem cerca de 19,4% do público. Tanto o PC quanto os consoles tem como sua maioria o público masculino que são 66,9% e 61,5% respectivamente, entretanto no total as mulheres continuam sendo maioria sendo 50,4% do público jogador.

Mulheres gamers

O público gamer vem envelhecendo segundo levantamento da Pesquisa Games Brasil 2024

A pesquisa também apontou um número impressionante, 73,9% dos entrevistados consomem jogos digitais (aumento de 3,9% em relação a 2023) e desse público 85,4% consideram esta a sua principal forma de entretenimento. Agora falando em faixas de idade, a concentração deste público jogador ficou mais concentrada na faixa de 30 a 34 anos, com 16,2% e na faixa dos 35 a 39 anos com 16,9%. Isto inclusive mostra um pouco o envelhecimento do público gamer que realmente ocorre de acordo com o censo demográfico brasileiro, só para ter ideia, diferente do passado, 70,2% deste público joga desde a infância e 73,4% tem o costume de jogar com os filhos. Falando em classes sociais, grande parte dos jogadores vem da classe média sendo 64,8% deste montante, vindo seguido de longe pela classe social alta com 16,9% e média-alta com 16,2%, a diferença mostra o quão forte a classe média é em relação às demais.

Infográfico de público gamer

Tratando-se de etnias, a pesquisa cravou números parecidos com o do ano passado, pessoas declaradas brancas pessoas brancas foram 44,6% dos jogadores. Já de origem negra são a maioria formando 52,4% desta base, sendo formados por 41,2% de pessoas pardas e 11,2% de pessoas declaradas como pretas.

Leia ou ouça também:  ESG traz mudanças na indústria automotiva

Pesquisa também abordou o uso da Inteligência Artificial em nosso cotidiano

Este ano a PGB 2024 foi um pouco mais longe em relação ao assunto jogo, a pesquisa também quis levantar a opinião dos brasileiros em relação a entrada da Inteligência Artificial em seu cotidiano e a percepção do público é até bem positiva. Cerca de 67,8% do público acredita que o uso de inteligência artificial pode sim contribuir de maneira positiva com a sua vida tornando as pessoas mais criativas e produtivas.

Entretanto, 58% acreditam que o uso desta tecnologia pode aumentar a desigualdade social no Brasil, principalmente pela substituição da mão de obra humana com o passar do tempo, inclusive 56,2% deste público também teme um mundo dominado pela tecnologia. Esta já é a 11ª edição da Pesquisa Games Brasil, para levantar todas estas opiniões em torno dos hábitos brasileiros em relação aos jogos e até sobre IA 's. Ao total a pesquisa contou com 13.360 participantes no Brasil sendo eles entrevistados em 26 estados e também no Distrito Federal, este levantamento foi feito em parceria entre grupos como a Go Gamers, Blend New Research, ESPM e SX Groups que também atuam neste tipo de atividade fora do Brasil.

Última atualização da matéria foi há 2 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights