Sua Página
Fullscreen

Por que aderir ao marketing de conteúdo?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A importância do marketing vem ficando cada vez mais clara para o desenvolvimento das empresas e a promoção de seu sucesso no mercado, o que fez com que novas vertentes e funções fossem desenvolvidas, como o SEO e o marketing de conteúdo. Essa funciona como um atrativo de clientes ao mesmo tempo que gera valor para as publicações e para a empresa. Contudo, não funciona de forma a promover diretamente aquele produto ou marca, mas sim atraí-los naturalmente.

Ao que se refere o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se refere a um recurso do marketing baseado na criação e divulgação de conteúdo relevante para o público-alvo, engajando-o e aumentando a rede de clientes e potenciais. É uma ferramenta com o objetivo de atrair, envolver e gerar valor para os leitores, fazendo com que eles adquiram uma imagem positiva perante a marca, e consequentemente, gerando mais oportunidades de negócios. Isso pode acontecer de diferentes formas, como a partir de e-books, publicações em redes sociais, gráficos, blogs, artigos e outros mais. De forma geral, esse marketing faz com que a audiência tenha acesso a um auxílio por parte da empresa para resolver seus problemas, aparecendo como uma solução e se tornando autoridade no tópico.

O conceito gira em torno do conceito de fazer com que a propagação da informação faça com que os indivíduos passem a respeitar a marca e a vejam como referência, tornando-se clientes da companhia, uma vez que se beneficiam dessa ação. Por exemplo, se uma instituição de cursos de comunicação fornece um e-book sobre 5 dicas para falar bem em público, o leitor pode perceber que tem dificuldades no assunto, e por tê-lo ajudado, ele passa a confiar nela, criando uma imagem positiva e comprando. É preciso ter em mente durante o seu desenvolvimento que é algo que gira em torno do que o cliente precisa e não sobre o que a empresa faz, contudo mantendo o assunto no seu nicho de atuação. É a partir desse recurso que muitos leitores descobrem que possuíam algum problema, sentindo a necessidade de fazer a compra e optando pela marca de confiança, influenciando na decisão e no momento de compra.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Sendo assim, por ser uma crescente ferramenta no mundo dos negócios, surge a relação entre a prática do marketing de conteúdo e o acesso a diversos benefícios por parte do praticante, os quais serão analisados a seguir.

Atração de clientes

A primeira vantagem do uso do marketing de conteúdo é o fato de ele servir como um ótimo atrativo para clientes. Uma vez que entrega a solução para diversas pessoas sobre seus problemas, apresentando-se como uma empresa. Isto é, se um usuário encontra um post nas redes sociais sobre 5 dicas de organização, pode se interessar, descobrir que possui esse problema e desejar solucioná-lo. Assim, ele percebe que a página que publicou é de uma papelaria. Consequentemente, ele irá acessar a loja e os seus produtos que foram indicados no material, como “Use uma pasta L personalizada para cada área da vida”, e ficará instigado a comprar, para resolver seu empecilho com a ajuda da empresa.

Aumento do engajamento

A interação do público com o material e com a empresa é essencial, especialmente para descobrir os seus interesses e opiniões sobre o conteúdo que lhes é entregue, possibilitando os ajustes por parte da empresa. Nesse cenário, o marketing de conteúdo serve como uma forma de realizar a interação entre a marca e os seus seguidores, permitindo aos clientes conversar, tirar dúvidas, mandar sugestões e fornecer um feedback direto. Essa, portanto, é uma forma de atrair a atenção do público e instigar o compartilhamento do material com outras pessoas, o que gera uma publicidade espontânea, diminuindo os gastos e tendo efeito maior em seus resultados. Isso porque se um usuário lê um conteúdo de dicas para a abertura de empresa simples e gosta do que foi escrito, ele irá enviar para os seus amigos que gostam do assunto, atraindo potenciais e, por ser marketing boca a boca, passa maior credibilidade. É importante destacar que não existe um único canal que possibilita a criação de engajamento por parte da audiência, mas sim diversas formas, como por um blog, central de ajuda, vídeos ou pelas redes sociais, o que importa é o conteúdo útil.

Estreitamento da relação com o público

Ademais, com a propagação de conteúdo útil e de qualidade para o público, a empresa consegue mostrar para os seus leitores que ela se importa com as suas necessidades e problemas, ao invés de apenas tentar vender algum produto ou serviço seu. Consequentemente, ela consegue estreitar o relacionamento entre eles, afinal a audiência consegue se relacionar com as histórias, se envolver com os tópicos e encontrar respostas para as suas dúvidas. Portanto, se uma empresa de conserto de notebooks posta sobre dicas de como preservar o computador e fazer com que ele dure mais em seu blog, ela demonstra que não quer vender seu serviço, mas sim auxiliar quem está lendo com os seus problemas. Dessa forma, o usuário passa a vê-la de maneira mais humanizada, preocupando-se com a sua situação e não apenas empurrando publicidade para que a compra seja feita. Assim, o relacionamento fica mais próximo e quando precisar de um serviço assim se lembrará dela.

Leia ou ouça também:  Inflação dos alimentos para pets dispara

Funcionamento como tráfego

A busca orgânica nos motores serve como a principal forma de gerar tráfego para uma página, é um recurso que auxilia no aumento desse número é o marketing de conteúdo, pois os buscadores veem essa ação como um destaque.

Explicando melhor, o grande objetivo dos motores de busca é garantir ao usuário uma experiência de qualidade em sua plataforma, o que faz com que ele posicione os sites em ordem de relevância, estando os melhores entre os primeiros resultados.

Logo, quando um usuário pesquisa por “gráfica rápida perto de mim” em um desses sites, as primeiras páginas que aparecerem serão aquelas consideradas como melhores e mais relevantes. Para que um desses motores veja uma página como de qualidade e a coloque entre as primeiras opções, um dos requisitos é a publicação de conteúdo de grande importância. Portanto, quando uma página da web utiliza o marketing de conteúdo, ela demonstra que seu conteúdo é útil, fazendo com que os buscadores entendam que vale a pena ser indicado, aparecendo nos primeiros resultados e aumentando o tráfego organicamente.

Diminuição do CAC

CAC se refere ao Custo de Aquisição de Clientes, referindo-se à quantidade de recursos que é gasta por uma empresa para adquirir um cliente novo. Como consequência a todas as outras vantagens citadas, quando ela utiliza o marketing de conteúdo, há uma diminuição significativa desse valor, uma vez que a maioria dos novos clientes é atraída de forma orgânica e natural. Além disso, essa é uma forma de atrair consumidores de maneira recorrente, diferentemente da mídia paga. Isso porque, se uma empresa de limpeza de carpete empresarial que utilizava o marketing de conteúdo parar de produzir, os materiais antigos continuarão disponíveis na internet para novos usuários terem acesso. Com os anúncios, assim que os investimentos pararem, os resultados também, pois eles deixarão de ser exibidos, não aparecendo para novos usuários.

Auxílio no pós-venda

Existem diversas formas de criar marketing de conteúdo para o pós-venda, como por meio de um FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas feitas frequentemente), um treinamento online ou permanecimento no e-mail marketing, e são fundamentais. Garantir essas ações no pós-venda fazem com que o cliente seja retido e fidelizado, o que é imprescindível para manter o fluxo de compras e de compradores, além do aumento da credibilidade e alcance da empresa. Por exemplo, se um cliente testa uma marca de cartuchos para impressoras, devido a uma dificuldade para instalação, liga para ela pedindo ajuda e tem uma experiência de qualidade, há maiores chances de ele comprar de novo dela no futuro e indicar o serviço.

Como realizar o marketing de conteúdo?

Portanto, para ter acesso a esses inúmeros benefícios, a empresa precisa saber como aplicar e desenvolver o seu marketing de conteúdo com qualidade. Por esse motivo, segue uma lista de dicas para tal:

Crie um planejamento prévio; Defina as equipes responsáveis e ações necessárias; Crie metas; Defina a persona do negócio; Saiba direcionar o conteúdo; Defina o formato de divulgação do conteúdo; Promova o material em todos os seus canais; Mensure sempre os resultados; Ajuste as estratégias quando necessário. Sendo assim, é muito importante que tudo esteja bem definido antes de o recurso ser implementado para que as ações sigam como planejado e tudo tenha sentido no final.

Conclusão

Em resumo, o marketing de conteúdo é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, seja ela uma loja de roupas ou uma construtora de reforma de estabelecimento comercial. Isso porque ele é capaz de garantir diversas vantagens, como tudo que foi citado ao longo deste artigo, o que necessita um conhecimento sobre sua aplicação para que todos os resultados esperados sejam alcançados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content