Sua Página
Fullscreen

Referência Rent A Car completa 30 anos

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Cerca de 20% das empresas privadas do Brasil possuem frotas terceirizadas segundo a Associação Brasileira de Locação de Automóveis (ABLA). Dos mais de 1 milhão de veículos alugados em território nacional, mais da metade (52%) corresponde a terceirização de frotas. Ainda segundo a associação, o setor de locação de veículos cresceu em 33,5% o seu faturamento bruto em 2021 e a expectativa para este ano é de que o setor apresente nova alta de dois dígitos. O aluguel de veículos vem apresentando bons resultados e tem um grande potencial para crescer.

A Referência Rent A Car completa 30 anos de história em 2022 e faz parte desse cenário de expansão. A empresa de locação de veículos faz parte do Grupo Gritsch e traz em sua bagagem 3 décadas de superação, inovação e crescimento em um mercado competitivo e cheio de particularidades onde muitos não passam do 5º ano de atuação. O negócio que começou nos anos 90 com 6 carros, hoje opera com cerca de 3,5 mil veículos em todas as regiões do país e tornou-se uma das maiores no mercado nacional.

Valter Gritsch já tinha 23 anos de experiência no ramo de transportes quando leu um artigo sobre o setor de locação de veículos e resolveu arriscar. “Eu fiquei encantado com a oportunidade, e como nunca tive medo de desafios, transformei minha inquietude em realidade: financiei 6 carros – e assim começou a história da Referência Rent a Car”, lembra o fundador do grupo Gritsch formado pela Referência Rent A Car, Gritsch Soluções em Logística e TGEX.

Novos Mercados: oportunidade e crescimento

A locadora tem no seu DNA a constante inovação, buscando uma forma única e diferenciada de fazer negócios. Um segmento onde a empresa se consolidou foi no atendimento a clientes ligados ao agronegócio, segmento este que sofre devido a infraestrutura rodoviária do interior do Brasil. A Referência Rent A Car encontrou no agro um caminho promissor para seu desenvolvimento e crescimento. Fechou parcerias importantes e ampliou sua frota em mais de 400 veículos para atender a demanda apenas em 2022. “O agronegócio é um dos setores que mais exigem uma gestão de frota eficaz, eficiente e econômica”, afirma diretor-executivo da Referência Ricardo Gritsch, “Empreendedores do agronegócio têm preferido contratar a terceirização da frota porque lidam com uma variedade de processos e precisam de uma assistência profissional de qualidade quando se trata de gestão. Não é qualquer locadora que consegue atender”, finaliza.

Atualmente a Referência atende diversas empresas do mercado agro, além de atender algumas das principais empresas de álcool e açúcar do país. As cidades do interior são o principal foco. Com sede em Curitiba e lojas em 13 cidades brasileiras, a locadora atende empresas atuantes em grandes áreas agrícolas como Maringá (PR), Sinop (MT), Cuiabá (MT), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Balsas (MA) e Luis Eduardo Magalhães (BA).

Vantagens da terceirização

Para Angelo Pipitone, diretor geral e cliente Referência há 5 anos, vê a locação de veículos para empresas como uma realidade no Brasil e tende a crescer. Sua empresa é líder de automação industrial na Itália e está presente no Brasil há 10 anos – metade de sua trajetória brasileira é com frota terceirizada. “Fiz as contas e percebi que seria economicamente mais viável em 25%”, explica o diretor. “Na Itália, 90% das empresas têm carro alugado e acredito que esse seja o futuro no Brasil”, complementa. “A Referência é uma ótima companhia, são extremamente eficientes”, finaliza.

Leia ou ouça também:  Gestores afirmam que manutenção industrial precisa melhorar

Michelly Meyemberg, diretora de uma empresa de logística, distribuição e transportes sediada na capital paranaense e cliente Referência há 3 anos, diz que a principal vantagem de ter uma frota terceirizada é a agilidade. “Sei que posso contar com a Referência em demandas urgentes”, afirma. Com locação frequente de veículos, a transportadora atende as regiões do AM, AP, RR, PA, GO, DF, TO e reconhece que o custo-benefício da terceirização é vantajoso.

Ricardo atribui o destaque do negócio à gestão compartilhada com os colaboradores e sócios. “Todos trabalham com espírito de donos da empresa. A prioridade é sempre o cliente”, comenta.

Futuro e destaque no segmento

Ricardo Gritsch, diretor-executivo da Referência, estima um crescimento de 35% até o final de 2022. Para ele, o mercado ainda tem muito a expandir. “A cultura de locação no Brasil é muito particular e complexa, não é para qualquer um”, explica.

A Referência Rent A Car figura entre as 10 melhores locadoras de veículos do Brasil. Paulo Miguel Jr., presidente da ABLA, diz que o Brasil vem alcançando a consolidação do setor. Para ele, a Referência Rent a Car se destaca, ao longo de sua trajetória como exemplo de negócio sustentável em constante crescimento. “A empresa já traz no nome suas qualidades, pois é referência no mercado e sua forma de trabalho é coerente e muito consistente”, comenta. “Enxergo a Referência Rent A Car como um exemplo de negócio. Os administradores são nossos consultores na ABLA, estão sempre atualizados e buscando as melhores práticas de atuação nesse mercado dinâmico e de risco”, completa.

Grupo Gritsch:

Formado pela Gritsch Soluções em Logística, a locadora Referência Rent A Car e TGEX , o grupo com sede em Curitiba – PR possui cerca de 3,5 mil veículos em sua frota. Com mais de 600 colaboradoras diretos, o grupo conta hoje com operações em 40 cidades, espalhadas nas Regiões Sul (PR/SC), Sudeste (SP), Centro-Oeste (MS/MT/DF/GO), Nordeste (BA/MA) e Norte (TO/RO). O slogan “vamos aonde a maioria não vai”, remete à grande potência que as empresas do Grupo Gritsch têm para capilarizar e entregar seus serviços em lugares que muitas outras empresas de transporte não estão presentes.

*Com participação da jornalista Marja Kraft.

Última atualização da matéria foi há 5 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content