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Uma revolução no e-commerce B2B e B2C

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Pablo Ribeiro é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e com MBA em Marketing, é CEO e sócio fundador da M3. Iniciou a carreira como desenvolvedor web e, atualmente, gerencia os times internos e atua na área de relacionamentos da empresa. É também especialista em entender a necessidade do lojista e compreender o seu mercado. Pablo já participou ativamente em mais de 200 projetos de implantações de lojas virtuais, além de palestrar em eventos do mercado de e-commerce, como o VTEX DAY e conferências do E-commerce Brasil. Nos últimos 10 anos, tem ajudado empresas a impulsionarem suas lojas virtuais por meio de planejamento estratégico e soluções envolvendo implantação e evolução de e-commerce. Entre os clientes atendidos, estão empresas multinacionais de renome em suas áreas de atuação. Fundada em 2014, a M3 é uma empresa especializada em implantação e evolução de e-commerce B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e Omnichannel na VTEX, estando entre os parceiros mais valiosos do ecossistema da plataforma. Aliam estratégia, técnica e desempenho em uma abordagem 100% colaborativa. Além do Brasil, está presente em mais três países: Colômbia, Argentina e México, somando um total de 100 colaboradores. O portfólio de clientes da M3 conta com cases de grandes clientes de renome nacional e internacional.

Pablo, como se encontra atualmente a M3 E-commerce em sua área de atuação?

Hoje, a M3 é uma empresa totalmente focada em implantação e evolução de e-commerce na plataforma VTEX, uma das líderes globais em soluções de digital commerce. Estamos entre os parceiros mais valiosos do seu ecossistema, nos destacando em habilidade de execução e eficiência de entrega.

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Quais os pilares que permanecem em seu negócio desde o começo da sua jornada?

Posso dizer que melhoria contínua e compromisso com os resultados de cada projeto são dois dos maiores pilares. Buscamos aprimorar cada vez mais a nossa expertise, viabilizando projetos disruptivos e com alta qualidade. O nosso objetivo é ser a melhor solução para médios e grandes e-commerces. Por isso, estamos sempre em movimento. Os desafios não nos assustam, eles nos movem como corporação.

Como esses pilares moldaram a M3 até aqui?

Foram através destes pilares que nos tornamos um dos principais parceiros VTEX, expandimos as nossas operações para outros países da América Latina, e chegamos a mais de 110 colaboradores engajados, que acreditam na visão da empresa e não medem esforços para contribuir para o seu crescimento. Através de uma cultura organizacional sólida, fiel aos nossos pilares, conseguimos crescer rapidamente, mas de maneira saudável.

A empresa foi fundada em 2014. Qual o maior desafio daquele período em que a M3 começava a desbravar o seu caminho?

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Como a maior parte das empresas que estão iniciando as suas operações, conquistar a confiança dos clientes foi um dos desafios que surgiram logo no começo. Afinal, credibilidade não se constrói da noite para o dia. A princípio, não éramos uma empresa focada em e-commerce. Nossos serviços iam desde a produção de cartão de visita à serviços de marketing digital e desenvolvimento open source. Em 2015, de fato, decidimos focar especificamente em e-commerce, ao perceber o crescente movimento do mercado nesta direção. Neste momento, iniciamos a parceria com a VTEX.

Quais as maiores necessidades dos lojistas que atuam no setor de e-commerce no Brasil?

Uma das maiores necessidades e desafios dos lojistas atualmente é se destacar no mercado, contar com diferenciais capazes de fazer com que o consumidor prefira comprar em sua loja ao invés de outra. Antes, quando não existiam lojas virtuais, ou ainda, quando o comércio eletrônico era mato, a concorrência era pequena. Hoje o cenário é completamente diferente. Os consumidores têm muitas opções. Por isso sempre falamos sobre a importância de construir uma jornada de compra personalizada e sem ruptura. As tecnologias estão avançando cada vez mais, o que traz uma liberdade maior para desenvolver aplicações e funcionalidades no e-commerce que contribuam para isso, mas acima de tudo, o que nenhum lojista pode desconsiderar é que o foco precisa ser sempre o cliente. Através desta visão, ótimos insights são obtidos para entender o que faz mais sentido para o negócio.

O preparo desse lojista teve que ser alterado a fórceps durante a pandemia?

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Sem sombra de dúvidas! Quem ainda não estava presente no digital precisou correr para desengavetar o projeto de implantar um e-commerce, e quem já estava presente teve que investir em melhorias para aprimorar a experiência de compra oferecida. Não importava o cenário de fato, a grande constatação do mercado era que se limitar ao físico não era mais uma opção. Desta forma, as empresas começaram a se movimentar aceleradamente no processo de transformação digital, iniciando não apenas com tecnologia, mas com a mudança de mindset. E tudo isso numa corrida contra o tempo. Foi o famoso aprender a voar voando.

A M3 teve a serenidade necessária para continuar nesse período?

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Tivemos serenidade para lidar com toda essa imprevisibilidade, mas também tivemos que ser ágeis. Logo no início da terceira semana de março de 2020, começamos a operar em formato home office, uma grande novidade para o nosso time até então. Para que a nossa comunicação e interação não fossem prejudicadas, estruturamos algumas estratégias. Enquanto estávamos nos estruturando neste novo formato, tivemos a entrada de um grande volume de projetos, sobretudo devido à aceleração do digital refletida pelo isolamento social. Para suprir toda a demanda, precisamos contratar novos colaboradores. Neste momento, o limite geográfico já não era mais empecilho. Assim, começamos a contratar profissionais de outros estados do Brasil. Se não tivéssemos um olhar voltado para a nossa cultura interna, certamente fracassaríamos. Por isso, sempre reforço a importância de cuidar das pessoas do time e garantir que elas estejam num ambiente corporativo não só propício para se desenvolverem profissionalmente, mas que seja saudável também.

O que faz uma loja virtual tem um impulsionamento com assertividade?

Conhecer muito bem os seus consumidores, entender o que eles desejam, traçar estratégias baseadas nestes dados, contar com soluções tecnológicas que atendam às suas particularidades e ter ao seu lado os parceiros certos para viabilizar o seu projeto.

Quais os fatores que podem prejudicar esse impulsionamento?

Tirar o cliente do foco, traçar táticas e ações baseadas em achismos, sem levar em consideração os dados, e fazer escolhas equivocadas em relação aos seus parceiros de negócio.

Além do Brasil, a M3 está em outros três países da região que são Colômbia, México e Argentina. Como se encontra a operação nesses três países?

Apesar dos desafios de operar em outros países, seja devido às distintas culturas ou à parte fiscal, por exemplo, estamos em pleno crescimento, construindo um posicionamento de mercado cada vez mais forte e trazendo para casa projetos muito relevantes. Atuamos muito ao lado da VTEX nesta expansão, pois, sabemos que juntos podemos avançar cada vez mais nos outros países da América Latina.

O que a sua empresa pretende ainda realizar no ano de 2022?

Além da nossa participação em grandes eventos, como o VTEX Connect Latam no México, também estamos avançando as nossas operações em direção ao mercado de apps para e-commerce, uma vertente daquilo que já temos alta expertise. Já temos projetos dentro de casa com esta proposta, e certamente, teremos grandes cases em breve.

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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