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VetBR amplia distribuição no mercado pet do Brasil

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A disparada de adoção de animais de estimação nos últimos anos impulsionou as vendas da área de medicamentos e alimentos para pet da VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal de grande e pequeno portes do país. No final de 2021, a distribuidora de produtos de saúde estimou alcançar uma rede de mais de 18 mil clientes entre petshops, clínicas e lojas em todo o Brasil, respondendo por metade do faturamento de R$400 milhões projetados para o consolidado do ano. A expansão é significativa comparada à rede de 15 mil clientes alcançados em 2020 e quase o dobro em relação ao total de 10 mil registrados em 2019. A expansão da rede de clientes resultou em avanço exponencial do faturamento da VetBR desde que a empresa ingressou no mercado pet, em 2017. Somente nos últimos dois anos, a distribuidora mais que dobrou o faturamento da divisão pet, de R$70 milhões em 2019 para mais de R$150 milhões nos primeiros oito meses de 2021. No encerramento do ano passado, a divisão respondeu por R$200 milhões do faturamento total da companhia. A outra metade das receitas vem do segmento de animais de grande porte, como bovinos e equinos. O crescimento da divisão de pet da VetBR foi puxado, principalmente, pela série de aquisições lideradas pela empresa há quatro anos. “O mercado pet se mostrou muito promissor nos últimos 5 anos”, afirma o diretor comercial Pet da VetBR, Felipe Pimenta.

Felipe, por que a aposta da VetBR no mercado pet?

O mercado pet se mostrou muito promissor nos últimos 5 anos com crescimento na casa dos 2 dígitos. É uma tendência global com o Brasil ocupando papel de destaque entre os 5 maiores mercados. A preocupação e cuidado dos tutores com seus pets está aumentando a cada dia, hoje existe uma preocupação com a dieta que cada animal deve seguir, os medicamentos e cuidados preventivos bem como a saúde mental do pet. A pandemia veio para acelerar ainda mais esse crescimento. O home office aumentou a busca por pets como parceiros durante o isolamento e aproximou ainda mais quem já era tutor, possibilitando observações e cuidados maiores.

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Quais os números que mais chamaram a atenção da empresa para ela se inserir nesse mercado?

O tamanho do mercado global, o tamanho do mercado no Brasil, o crescimento dos últimos anos e a estimativa de crescimento futuro.

A VetBR estima alcançar uma rede de 18 mil clientes entre petshops, clínicas e lojas em todo Brasil. O que é fundamental para se alcançar esses números de uma forma tão assertiva?

A profissionalização e o investimento em formação de todos os nossos colaboradores resultam em processos cada vez mais assertivos. A parceria desenvolvida com o cliente e a busca por melhorar cada vez mais o atendimento são o norte que nos guia em busca de melhorias contínuas, passando por soluções desde ferramentas digitais que possibilitam uma venda que atende o cliente em qualquer situação até uma logística aficionada por aprimorar rotas.

Quais os grandes pilares desse crescimento em sua visão?

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Tudo começa com uma cultura forte e com um time alinhado com os desafios. Isso possibilita um comercial focado no cliente, uma logística de excelência e suporte focado em aumentar as vendas oferecendo diversas soluções.

Qual a importância das aquisições para esse crescimento?

Nossa estratégia de crescimento possui 2 pilares: crescimento orgânico dentro nos nossos parceiros atuais, fruto de uma excelente operação, e aquisições. As aquisições permitem uma velocidade de crescimento que o orgânico não permite. Nossas aquisições também olham para outros pontos relevantes, buscamos empresas referência que podem agregar valor trazendo conhecimento em novas linhas, novas geografias e novos segmentos, acelerando muito nosso processo de aprendizagem e desenvolvimento no setor.

Leia ou ouça também:  Consultoria ajuda marcas a expandir suas redes

A empresa sentiu algum efeito da crise pandêmica no período?

A princípio o objetivo era manter a segurança dos colaboradores enquanto o mundo tentava entender como lidar com o Covid e isolamos imediatamente nossa força de vendas externa que conta com mais de 200 colaboradores. Passados os primeiros 4 meses, com novos métodos de trabalho e diversos protocolos de segurança já implementados, conseguimos nos adaptar bem e estar preparados para suportar o aumento da demanda no setor que seguiu nos meses seguintes e permanecem até hoje pelas razões comentadas na primeira questão.

Como a palavra sinergia norteia essa operação?

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Sinergia é uma palavra-chave sempre que se fala em aquisições, aqui não poderia ser diferente. O que nos difere é como encarar a palavra sinergia. Não olhamos para ela apenas como corte de custos, buscamos sinergia no conhecimento e experiência de cada unidade fazendo intercâmbio e trocando experiência sem tirar a autonomia que cada unidade possui. Por termos uma área suporte robusta e bem estruturada também conseguimos agregar muito valor com ganhos rápidos.

Qual o papel da equipe da VetBR para esse crescimento?

Nossa cultura voltada para o resultado é muito clara: o objetivo da empresa é a soma dos objetivos individuais desdobrados em metas e acompanhados ao longo do ano. Simples assim, sem a equipe não tem empresa.

Por onde passa a inovação da organização nesse setor?

A inovação mais valorizada é aquela solução que tem interação com o cliente, mas não paramos aqui. Para estar pronto para oferecer soluções digitais e novas formas de venda, é preciso que a parte de logística e suporte estejam prontos e em contínua busca de aprimoramento, desde o controle da temperatura do estoque até novas maneiras de roteirização.

Quais os planos da VetBR para o ano de 2022?

Estamos investindo para aumentar ainda mais a relevância das vendas através de meios digitais com o objetivo de liderar a transformação no setor sendo pioneiro na oferta de soluções aos nossos clientes. Além disso, temos o crescimento e a consolidação de nossas operações atuais e a busca por novos parceiros e regiões.

Esse será o grande conceito que fará a empresa ser ainda mais valorizada no mercado pet?

Sim. Sem dúvida!

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Última atualização da matéria foi há 2 anos


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