Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Especialista dá cinco dicas para franquear uma empresa

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O processo de formatação transforma uma empresa em franquia, permitindo que os interessados se tornem franqueados e levem unidades para suas regiões, fortalecendo a marca no mercado. Uma franquia pode ser de diversos modelos de negócio, como ponto comercial, home based e quiosque, e também de variados segmentos, como alimentação, saúde, beleza e tecnologia. No entanto, apenas da flexibilidade em certos critérios existem fatores indispensáveis para uma franquia.

O especialista em franquias Fred Vanitelli, também conhecido como Guru das Franquias e responsável pela formatação de mais de 400 negócios, dá cinco dicas que os empresários devem seguir antes de franquear seus negócios.

1 – Estabilizar financeiramente a empresa  

Anúncios

Vanitelli explica que o primeiro passo é que o empresário avalie a situação financeira do negócio. Segundo ele, não ter dívidas ou estar com qualquer pendência já em processo de pagamento, como um acordo de parcelas, ajuda a viabilizar o processo.  

2 – Resolver todas as inadimplências 

Outro ponto levantado pelo especialista são eventuais inadimplências jurídicas. O Guru das Franquias reforça a importância de estar com a documentação da empresa em dia e documentos importantes, como CNPJ, atualizados. 

3 – Padronizar os processos 

“Uma parte importante do processo de franquear é padronizar os processos operacionais e de gestão, dessa forma é possível manualizar as instruções para que os franqueados “, explica o Guru das Franquias, que também atua como consultor na consultoria Como Franquear. 

Anúncios

Ele reforça que é nesta etapa que o futuro franqueador vai identificar eventuais processos artesanais, elaborar um rascunho da lista de fornecedores necessários, pensar se é necessário estoque e qual o melhor modelo de negócio para atuação dos franqueados. 

4 – Encontrar uma consultoria confiável 

Leia ou ouça também:  Cleber Paradela é o novo CMO da Juntos Energia

Essa pesquisa inclui checar a idoneidade da empresa escolhida nas redes sociais e também no Reclame Aqui. Buscar contato com os clientes da consultoria e perguntar qual opinião deles sobre o serviço também pode ajudar.                

5 – Reunir as informações necessárias 

A última etapa a ser realizada na preparação para formatação, segundo Vanitelli, é reunir todas as informações necessárias. “Ao longo do processo, cada consultoria vai solicitar as documentações que julgar essenciais, mas se o franqueador conseguir compilar as informações básicas antes das reuniões isso pode agilizar o trabalho”, detalha o especialista. 

Segundo ele, posicionamentos a respeito do CNPJ, INPI, dados de faturamento, lista de produtos ou serviços e relação das redes sociais já em funcionamento são algumas coisas que provavelmente serão cobradas.  

Anúncios

Última atualização da matéria foi há 11 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights