Lei prevê economia através de energia solar até 7 de julho
A energia solar está presente na vida dos brasileiros. Ao todo, são quase dois milhões de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A geração própria de energia solar no Brasil ultrapassou 21 gigawatts (GW) de potência instalada em maio de 2023. O volume corresponde à capacidade de painéis fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos do país.
Diante desse panorama, em 6 de janeiro de 2022, foi sancionada a Lei nº 14.300/22, conhecida como o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, que prevê a aplicação de uma taxa para quem gera energia solar. Desta forma, todos aqueles que instalarem um sistema fotovoltaico a partir de 2023 serão incluídos na nova regra.
“O impacto foi positivo, nosso país precisava de uma regulamentação para o setor, e esta lei trouxe segurança jurídica para os clientes investirem cada vez mais na solar. Sua maior implicação foi iniciar a cobrança do chamado ‘Fio B’ para os clientes de Energia Solar, que até então era isento”, avalia Hugo Braga, Diretor da iLuminus Energia Solar.
Benefícios fiscais
O marco estabelecido para o setor também oferece benefícios para quem instalar a energia solar em sua residência ou comércio até 7 de julho deste ano. Ao fazer a instalação dentro desse prazo, eles poderão adiar o pagamento integral dos impostos até 2031, em uma regra de aumento percentual gradual de 15% ao ano até 2027, quando chegará a 75% do valor. Nos três anos seguintes, então, a porcentagem será de 90% e, finalmente, em 2031, chegará aos 100%. Já os clientes que instalarem energia solar após o dia 7 de julho, a evolução será semelhante, mas em 2028, o percentual será de 90% e, no ano seguinte, o valor a ser pago já será integral.
“Com a proximidade do prazo, é fundamental que os clientes interessados tomem medidas o mais rápido possível para garantir que possam aproveitar os benefícios e economias proporcionados pela instalação e escolham uma empresa de confiança para realizar este serviço”, finaliza Braga.
Para saber mais, basta acessar: www.iluminus.solar ou entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (61) 4042-7830
Última atualização da matéria foi há 2 anos
EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments