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As estratégias em manutenções e reformas

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Em uma entrevista exclusiva para o portal Panorama Mercantil, Allan Comploier, CEO da Master House Manutenções e Reformas, compartilha insights valiosos sobre as estratégias que impulsionaram a consolidação da empresa como uma marca líder no competitivo mercado de franquias. Destacando o compromisso com o atendimento de qualidade ao cliente final, Comploier enfatiza a importância de tratar cada cliente como único, diferenciando a Master House em um cenário muitas vezes focado apenas na expansão quantitativa. No âmbito do suporte oferecido aos franqueados, especialmente considerando a presença internacional nos Estados Unidos e Malta, Allan aborda a personalização desse suporte, adaptando-se às necessidades específicas de cada franqueado. Ele destaca a importância de atender às diferentes habilidades de franqueados, garantindo uma abordagem individualizada que contribui para o sucesso global da rede. Ao abordar a expansão para mercados internacionais, Comploier compartilha como a Master House mantém a qualidade nas reformas de imóveis de alto padrão, ressaltando a experiência prévia dos Master Franqueados no Brasil. Ele destaca a importância do conhecimento dos procedimentos operacionais padrão e da estratégia de abertura de mercado para manter a excelência em novos territórios. Os desafios enfrentados pelos franqueados são abordados de forma objetiva.

Allan, que estratégias a Master House adotou para consolidar sua posição como uma marca líder no mercado de franquias?

Focar no atendimento de qualidade ao cliente final: do contato inicial à entrega das chaves do imóvel pós-reformado. Não é incomum encontrar redes de franquias cujo foco está unicamente na expansão do número de unidades… em especial, no segmento de serviços. Temos em nosso DNA – e ratificamos diuturnamente aos franqueados – a importância de tratar cada cliente final como se fosse único.

Qual é o papel fundamental da Master House no suporte abrangente oferecido aos franqueados, especialmente considerando sua presença internacional nos Estados Unidos e Malta?

Cada franqueado da rede é assistido de acordo com seus pontos a melhorar. Por exemplo: temos franqueados com alta qualificação técnica na construção civil, mas que às vezes pecam na área comercial. Entregam um serviço de excelência, mas não conseguem vender isto ao mercado. Em outros casos, há franqueados administrativamente excelentes, mas que necessitam de maior suporte no departamento técnico e operacional da franquia. Respeitando cada praça, cultura e perfil de franqueado, a matriz busca suprir cada ponto a melhorar de acordo com o perfil, e aperfeiçoar os pontos já satisfatórios.

Como a Master House Manutenções e Reformas mantém a qualidade nas reformas de imóveis de alto padrão, considerando a expansão para mercados internacionais?

Ambos os Master Franqueados internacionais que representam a Master House já atuaram no Brasil pela Master. Ou seja, eles conhecem os procedimentos operacionais padrão, DNA da marca, estratégia de abertura de mercado, prospecção de mão de obra dentre outros itens.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos franqueados da Master House em termos de manutenção predial, e como a rede os auxilia nesse aspecto?

Objetivamente, a prospecção e qualificação de mão de obra. Neste sentido, lançamos um sistema automatizado com Inteligência Artificial de obtenção de prestadores às nossas franquias. A funcionalidade organizadora e comparativa de preços e prazos é inovadora, principalmente por se tratar de profissionais que, antigamente, não possuíam fácil acesso a computadores e outros periféricos. Atualmente, a realidade mudou, e possuímos cerca de 170 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil, incluindo intensiva propagação do canal pelos profissionais da construção civil. Portanto, somos capazes de prospectar, organizar, comparar e selecionar o melhor profissional de cada segmento, em cada ocasião, seja ele empreitado ou celetista.

Por que a decisão de aderir ao sistema de franquias foi tomada pela Master House em 2014, e como essa decisão impactou o crescimento da marca?

Caso não tivéssemos tido a estratégia de distribuir nossos serviços através do franchising, o investimento seria, no mínimo, 50 vezes maior para conseguirmos obter a capitalidade de atendimento que temos hoje. Além disso, apenas um gerente subordinado à distância não sentiria a “dor” de ter o próprio negócio; ou seja, de atuar realmente como empreender e visar o crescimento dos resultados da unidade.

Quais são os critérios de seleção para novos franqueados da Master House, especialmente levando em conta a expansão internacional para a Flórida (EUA) e Malta?

Para atuar internacionalmente, ele deve ter operado uma Master House no Brasil há, no mínimo, 1 ano. Já o processo de seleção de novos franqueados no país leva em consideração a experiência que o investidor já possui na construção civil. Geralmente não admitimos profissionais que não sejam engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações, por se tratar de um segmento complexo e que requer prática para aumentar as chances de sucesso da franquia.

Como a Master House Manutenções e Reformas realiza o treinamento dos franqueados para garantir a consistência na entrega de serviços de alta qualidade?

Como os profissionais já vêm com prática operacional de serviços na construção, nosso treinamento de 1 semana é focado em questões institucionais, administrativas, de marketing e em procedimentos operacionais padrão da rede. Também há visita a franqueados da marca, para que eles compreendam, in loco, as eventuais dificuldades – e soluções – de cada serviço e de cada cliente.

Quais são as principais características que a Master House busca em suas parcerias estratégicas para manter uma sólida rede de franqueados?

Sabemos que nossos parceiros – arquitetos, imobiliárias, varejistas de materiais de construção e síndicos profissionais – têm grande dificuldade em encontrar mão de obra qualificada no segmento, seja para indicação, seja para prestar efetivamente serviços de reformas e manutenção. Nosso foco na obtenção de parcerias estratégias está em impactar estes agentes do mercado, que necessitam de empresas sérias e responsáveis para atendê-los de forma adequada.

Por que a escolha de posicionar mais de 40 unidades estrategicamente pelo Brasil, e como essa estratégia contribui para o sucesso da rede?

Após mais de 10 anos no mercado, já criamos relacionamento com grandes clientes – especificamente, mais de 200 –, que, geralmente, possuem unidades por todo país. Além disso, recebemos alto volume de solicitações mensais através de nosso portal, o www.masterhousesolucoes.com.br. Portanto, quando inserimos um novo franqueado na rede, já existe demanda para atendimento, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Sabemos o potencial exato de cada praça onde inauguramos uma unidade.

Quais são as adaptações necessárias que a Master House realiza em suas práticas de negócios ao expandir para diferentes mercados, como os Estados Unidos e Malta?

As adaptações são, objetivamente, administrativas e de marketing. O mercado de manutenções e reformas internacional é muito mais organizado. Para realizarmos um serviço de elétrica nos Estados Unidos, por exemplo, não basta dizer que é eletricista e “sair mexendo” nos quadros de distribuição. O profissional deve ter curso técnico e certificação – licença – na área. Também devemos fazer um estudo de mercado mais aprofundado de acordo com cada praça e região internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de carpintaria e jardinagem é muito maior que no Brasil, e nossa equipe de marketing deve estar atento a estas diferenças.

Por que a Master House optou por focar em reformas de imóveis de alto padrão, e como essa especialização influencia sua presença tanto no Brasil quanto internacionalmente?

Não é regra, mas geralmente os clientes de imóveis A e AA preferem pagar mais pelo gerenciamento profissional da obra e não terem dor de cabeça. Problemas como retrabalho, perda de materiais caros, atraso nas obras e falta de técnica profissional são comuns em nosso segmento. Portanto, vendemos tranquilidade e saúde aos clientes que confiam em nosso trabalho.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


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