Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Como combinar o vinho e a comida de boteco

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

O vinho sempre foi associado aos momentos intimistas. Mas com a sua popularização, o consumo da bebida está mais informal do que nunca. Segundo a Wine Intelligence, entre 2019 e 2020 o número de consumidores regulares de vinho saltou em 3 milhões no Brasil. Trocar um copo de cerveja por uma taça de vinho no happy hour já não é mais uma cena inusitada. No entanto, ainda resta uma dúvida: como combiná-lo com as tradicionais comidas de boteco?

O segredo para uma harmonização perfeita está em encontrar o equilíbrio entre os sabores do vinho e do petisco. De acordo com João Carlos, representante da vinícola chilena Casas Patronales, de forma geral os vinhos brancos vão bem com petiscos mais leves e frescos, como saladas, peixes e frutos do mar. Já os tintos são ideais para acompanhar carnes vermelhas, queijos e pratos mais gordurosos. No Brasil, a linha Gran Reserva da vinícola é comercializada com exclusividade pela Vestcasa, rede varejista especializada em itens para a casa, alimentos e bebidas, está acompanhando a popularização do vinho.

“A acidez do vinho ajuda a cortar a gordura dos alimentos, proporcionando uma sensação de frescor e equilíbrio no paladar. Os taninos, presentes nos vinhos tintos, podem ser adstringentes e combinar com pratos mais gordurosos ou picantes”, aponta João Carlos.

Anúncios

Da polenta frita ao torresmo, é possível fazer boas combinações no happy hour. Confira as indicações:

Dadinho de tapioca:

Ocupando o pódio das comidas de boteco, com sua textura delicadamente macia no interior e a irresistível “casquinha” crocante, o dadinho de tapioca é uma iguaria que convida a uma experiência de sabores brasileiros. Para acompanhar essa harmonia de suavidade e crocância, nada supera um vinho branco leve e fresco.

Tanto um vinho verde quanto um Chardonnay jovem se destacam nessa combinação, trazendo consigo uma acidez refrescante e notas cítricas que realçam os sabores sutis da tapioca. A acidez equilibrada do vinho verde ressalta a leveza do petisco, enquanto as notas frutadas do Chardonnay complementam sua suavidade.

Croquete de carne:

Um dos mais famosos entre os membros da família dos “bolinhos”, o croquete de carne surge como um ótimo acompanhamento para uma taça de vinho. Com seu sabor marcante, textura crocante e massa saborosa, combina muito bem com vinhos tintos leves a médios e brancos secos.

Anúncios

E não se esqueça de que a temperatura do vinho e o molho que acompanha o croquete também influenciam na harmonização.

Polenta frita:

Caracterizada por seu sabor amanteigado, a polenta frita é uma verdadeira tentação gastronômica que merece vinhos mais marcantes. Sendo assim, vinhos tintos de corpo médio a encorpado são escolhas que ressaltam sua riqueza de sabores.

Leia ou ouça também:  A questão socioambiental com Gabriel Menezes

O Merlot e um Malbec são excelentes opções, pois seus taninos suaves e notas de frutas maduras complementam de forma sublime a textura cremosa da polenta, enquanto realçam seus aromas e sabores intensos.

Torresmo:

Imagine um encontro irresistível: um petisco feito tipicamente com a pele de porco temperada e frita, dançando na sua boca harmoniosamente com vinhos tintos robustos e encorpados.

Nessa sinfonia gastronômica, um Cabernet Sauvignon ou um Syrah se destacam, com seus taninos firmes e notas de especiarias, equilibrando a gordura do torresmo e elevando seu sabor intenso a novas alturas. É uma explosão de sabores que desperta os sentidos e faz cada mordida e gole uma experiência memorável.

Amendoim:

Num mundo de sabores, o amendoim é uma pequena joia gastronômica que encanta paladares com seu sabor levemente salgado. E que melhor maneira de explorar suas nuances do que acompanhado por um bom vinho?

Vamos desvendar a magia do amendoim com um vinho branco leve e refrescante. Imagine-se saboreando um punhado de amendoins enquanto desfruta de um Sauvignon Blanc gelado. A acidez cítrica e os aromas frescos desse vinho ressaltam a crocância do amendoim e realçam seu sabor salgado, criando uma combinação perfeita para um dia ensolarado de verão.

Anúncios

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights