Eduardo Borba analisa o crescimento da Softline

Eduardo Borba

A Softline, fornecedora líder mundial de soluções e serviços de tecnologia e segurança cibernética, passou a negociar nas bolsas de valores de Londres e Moscou. “Durante o IPO, levantamos aproximadamente 400 milhões de dólares. Pretendemos usar os recursos captados para financiar nosso crescimento futuro, além de investir em fusões e aquisições estratégicas. As prioridades para uma maior expansão geográfica são Índia e Ásia, os novos mercados mais promissores. No entanto, estamos sempre em busca de oportunidades interessantes em todas as regiões, incluindo a América Latina. Recentemente, entramos no mercado africano com a Microsoft e outros parceiros”, diz Sebastián Sack, vice-presidente para América Latina da Softline. O CEO da Softline Brasil é Eduardo Borba. Borba é um gestor com mais de 20 anos de experiência em empresas de Tecnologia da Informação com foco consistente em negócios e na experiência do desenvolvimento de pessoal e na criação de uma forte rede de líderes e clientes de TI. “A principal mudança vem da evolução das soluções tecnológicas, modelos de comercialização e sem dúvida da adoção das soluções pelas empresas consumidoras. Atualmente temos que estar muito mais próximos de nossos clientes, conhecer seus desafios de negócio e entender quais tecnologias podem alavancar resultados e ajudar nossos clientes a planejar a adoção adequada dessas soluções ao passo que em 2014 nossa ação resumia-se a um canal de vendas para fabricantes de software”, afirma o executivo.

Eduardo, a Softline está no mercado brasileiro desde 2014. Quais as principais mudanças que a empresa viu em seu mercado de atuação desde então?

A principal mudança vem da evolução das soluções tecnológicas, modelos de comercialização e sem dúvida da adoção das soluções pelas empresas consumidoras. Atualmente temos que estar muito mais próximos de nossos clientes, conhecer seus desafios de negócio e entender quais tecnologias podem alavancar resultados e ajudar nossos clientes a planejar a adoção adequada dessas soluções ao passo que em 2014 nossa ação resumia-se a um canal de vendas para fabricantes de software. Nosso time conta com especialização e parceria dos maiores fabricantes de tecnologia do mundo e se dedica a interagir com clientes para apoiar a seleção das melhores soluções para otimização de seus negócios em todos os segmentos do mercado.

Quais os principais pilares da empresa?

A Softline é um provedor de soluções de TI que iniciou operações na Rússia e segue expandindo consistentemente sua ação internacional na Europa Oriental, Américas, Índia, Norte da África e Sudeste Asiático, cobrindo mais de 50 países. A Softline oferece soluções em nuvem privada e pública, segurança cibernética, licenciamento de software, provisionamento de hardware e um extenso portfólio de serviços gerenciados. Promovemos o crescimento do negócio dos nossos clientes impulsionando a sua transformação digital com tecnologias de informação de ponta e soluções de segurança cibernética. Somos um parceiro de confiança e fornecedor de soluções e serviços para os nossos clientes em todo o mundo, tendo como valores.

Liderança: Buscamos ser o n.º1 nas principais áreas de nossos negócios e somos responsáveis pelas nossas promessas e ações.

Abordagem focada no cliente: Ouvimos nossos clientes e buscamos satisfazer seus requisitos gerando valor para seus negócios.

Nossa equipe é o núcleo de nosso negócio: O sucesso de um é o sucesso de todos, somos uma equipe global “One Softline”.

Inovações: Conhecemos e antecipamos as tendências de mercado. Fazemos investimentos substanciais atentos às tecnologias de ponta, empenhados em construir o futuro junto com nossos clientes.

Negócio responsável: Apoiamos a utilização sustentável dos recursos e estilos de vida saudáveis. Observamos a legislação e a ética empresarial respeitando tradições de todos os países.

Por que esses pilares são fundamentais para a atuação da empresa em seu setor?

Impossível construir relacionamentos de negócios visando crescimento consistente e duradouro com nossos clientes sem adotar pilares de valores claros e condizentes com as melhores práticas internacionais. Nossa abordagem não é oportunista nem de curto prazo. Investimos em conhecer tecnologias e desenvolver o melhor time de profissionais para atender às demandas de nossos clientes que sempre serão dinâmicas.

Quais os maiores desafios que a segurança cibernética proporciona aos players desse mercado?

Toda conectividade e automação de processos gera exposição. Por mais que as empresas busquem se proteger de ataques, muitas delas devem se deparar com aumento de ataques de engenharia social, vulnerabilidades na nuvem e maiores atenções voltadas para atualização em 5G e segurança de IOT. O desafio fica em compatibilizar a velocidade da transformação digital dos negócios com a adoção das melhores práticas e ferramentas de proteção.

O Brasil seria o principal país da região para a Softline?

Sem dúvida o mercado brasileiro de TI é pujante e complexo, com demandas sofisticadas de uso de tecnologia em todos os segmentos do mercado, se situando entre os 10 maiores mercados consumidores de TIC. Para a Softline international – toda a operação da companhia fora da região Russa – a Índia é a principal região em volume de negócios. Para a Softline, o Brasil e a América Latina são regiões de forte potencial de crescimento, almejando que o mercado brasileiro figure entre as três principais regiões num futuro próximo.

Como está sendo a expansão da empresa no país?

O mercado brasileiro possui um bom nível de maturidade em adoção de tecnologia. Portanto, nossa atuação principal tem sido no sentido de oferecer serviços gerenciados com foco em otimização do uso da infraestrutura, eliminando possíveis desperdícios de orçamento/esforço e apoiando a jornada dos clientes para a nuvem e para a modernização de aplicativos no ritmo certo. Como consequência, buscamos solidificar nosso relacionamento com os clientes para ampliar o debate de expansão e otimização de seus negócios com a definição de novos projetos inovadores com uso da tecnologia.

Como a Softline se encontra globalmente?

A Softline é líder global de soluções e serviços em transformação digital e segurança cibernética, com sede internacional em Londres. A empresa permite, facilita e acelera a transformação digital dos negócios de seus clientes, conectando mais de 150.000 organizações empresariais em uma ampla gama de setores com mais de 6.000 provedores de TI de classe mundial e fornecendo suas próprias soluções e serviços proprietários. Com aproximadamente 6.000 funcionários em todo o mundo, a Softline opera em mais de 50 países com potencial de crescimento significativo em vários mercados na Ásia, América Latina, Europa Oriental e África. A empresa atende a todas as necessidades de TI de seus clientes e está posicionada no centro da megatendência da transformação digital. Desde o seu início, a Softline alcançou um faturamento de 1,8 bilhões de dólares no ano fiscal de 2020, e atualmente é uma das empresas que mais crescem no setor. Em outubro de 2021, a empresa realizou uma oferta pública inicial bem-sucedida de seus recibos de depósito nas bolsas de valores de Londres e Moscou.

A empresa recentemente entrou no mercado africano. Qual a importância desse passo em sua visão?

A expansão geográfica nos possibilita contato com novos clientes em países onde há grande potencial de crescimento. Além disso, nos permite acessar novos polos de talentos que se somam aos demais colegas de todo o globo.

Como enxerga o setor da nuvem?

Vejo como a primeira escolha dos principais fabricantes de tecnologia, dos principais integradores de soluções e dos principais clientes no mundo. A frase “cloud first” domina o cenário da tecnologia há algum tempo. Muito se discutiu sobre adoção de infraestrutura em nuvem, seja pública ou privada ou híbrida. Atualmente o tema nuvem não é mais abordado por se, mas sim por como. As definições de quais aplicações migrar ou adotar como nativas em nuvem são as que ocupam o cenário atual, permeando-se com debates sobre cibersegurança. Um ponto a destacar é que na atuação da Softline junto a nossos clientes sempre somos pautados pelo consumo consciente, gestão de custos e otimização de processos.

Quais as expectativas da Softline para 2022?

Nossa estratégia de crescimento está fundamentada em três focos de ação: expansão geográfica, ampliação de nosso portfólio de ofertas e ampliação de nossos canais de vendas. Minha expectativa é de forte expansão no volume de negócios na arena internacional, com base em crescimento orgânico de nossas operações em todas as regiões onde estamos presentes, investimentos no desenvolvimento de novas ofertas e soluções inovadores e crescimento inorgânico através de fusões e aquisições.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content