Fernando Couto é o novo Head of Sales da Linte

 Fernando Couto

A Linte, plataforma inteligente que faz todo o gerenciamento e automação de contratos e outros documentos para a área jurídica das organizações, acaba de anunciar a chegada de Fernando Couto como Head of Sales – Large Enterprises da companhia. A nova área da legaltech visa atender empresas abertas em bolsa, com mais de R$ 750 milhões de faturamento ou mais de 5 mil funcionários. “A chegada do Fernando ao time demonstra o quanto estamos focados em nossos planos de prospecção e estudo de mercado para ampliar a carteira de clientes e captar novas oportunidades de negócios”, destaca Gabriel Senra, CEO e fundador da Linte. O executivo se une à companhia com o objetivo de comandar o desenvolvimento de negócios corporativos (large enterprises) da Linte, aproveitando a experiência de Couto em gestão de startups, quando foi co-fundador e responsável pela expansão do negócio. Couto tem 28 anos de experiência profissional, focada na gestão de grandes contas e na estruturação e desenvolvimento de equipes comerciais. O executivo da nova área da Linte traz sua visão micro e macro de processos tecnológicos para transição de sistemas, contribuindo para aprimorar os resultados operacionais da empresa. Com uma carreira já estabelecida na área de vendas para Large Enterprises no mercado de tecnologia, como fintechs e telecomunicação por satélite, Couto traz na sua bagagem profissional empresas como TOTVS, Estácio, Evolua Empresas, DTCOM, BRITech, GESTUM e TAEX.

Fernando, o que você traz da sua experiência em outras empresas para o desafio da Linte?

Creio que poderei aplicar minha experiência de escuta ativa junto aos clientes/prospects, para apoiá-los nas identificações de dores que suas organizações têm em relação à criação, gestão e monitoramento de seus documentos/contratos.

Qual a importância e a dimensão desses serviços para o bom funcionamento da área jurídica das organizações?

As organizações estão buscando diuturnamente melhorar suas performances e tratar com transparência suas informações. A pegada do ESG torna essas demandas ainda mais importantes e latentes. A Linte é uma plataforma robusta, flexível e que permite apoiar as organizações a terem total controle dos fluxos de suas documentações/contratos, com otimização na criação, gestão e monitoramento destes.

Quais os pilares da Linte que vão de encontro com os seus ideais como executivo?

A Linte é uma grata surpresa em um mundo corporativo focado apenas em números! Aqui estamos tendo um olhar muito mais atento para sermos reconhecidos pelo valor da solução que agregamos do que a venda em si. Prova de Valor é o nosso mantra! Trazer aos nossos clientes, efetivo e comprovado resultado na escolha de nossa solução. Com isso oferecer ao mercado aumento de produtividade em uma etapa muito importante da transformação digital, a gestão inteligente dos seus documentos/contratos.

Por onde passa a liderança quando o assunto é vendas?

Servir! Esse é o papel de um líder, né? Apoiar seu time a oferecerem seu melhor, com satisfação e dedicação. Estou aqui para apoiar!

Como vender mais em uma época tão turbulenta?

Essa não sei te responder, em 28 anos em vendas, nunca vivi uma época tranquila! Sempre é turbulento, sempre é pior que antes, sempre temos argumentos contrários… Mas, o que sei é que não podemos olhar e nem focar nisso. Temos uma excelente solução, atendemos diversas dores do mercado, temos um time excelente e produtos maravilhosos… Bora mostrar ao mercado o quanto podemos fazê-los melhorar a performance e economizar! Bora vender!

Qual a importância da solidez da empresa para que essas vendas aconteçam?

Total! Abrir uma reunião com a Frase: Você gostaria de saber como Itaú, Accenture, Loft e mais de 100 grandes marcas estão otimizando seu processo de gestão de contratos/documentos e economizando muita grana com isso? Estou sendo absolutamente beneficiado pelo trabalho de todos que desbravaram o mercado pela Linte, os clientes reconhecem e testemunham esses benefícios. Esta solidez foi uma conquista de muito esforço e dedicação do time Linte!

O que guia o resultado operacional positivo de uma empresa como a Linte?

Foco na qualidade e comprometimento do que se entrega, mas regado com uma boa pitada de cultura de inovação, sempre estarmos à frente é um grande diferencial!

Quais os maiores desafios quando se está à frente do desenvolvimento de um negócio corporativo?

Tempo! Os interlocutores das grandes empresas sempre são muito ocupados e o ciclo de decisão de um projeto de porte, demanda algumas interações, com públicos diferentes nas organizações, por esse motivo é fundamental ter um mapeamento claro dos interlocutores, negociar disponibilidades e criar bons acordos prévios deste fluxo. Para uma venda corporativa é muito importante não tentar queimar etapas, o entendimento e identificação das dores, a devolutiva com uma excelente prova de valor e a comprovação do ROI do projeto dependem muito da parceria entre a Linte e os clientes/prospects.

O que muda no “jogo” quando o foco se volta para as grandes companhias?

A solução Linte para atender ao mercado corporativo é muito mais flexível do que nossa solução direcionada ao MB, o que permite atender particularidades que uma LE tem em seus fluxos e sub-fluxos. Hoje temos cases de uso apoiando os fluxos dos documentos/contratos no processo de compra, na gestão de contratos pelo departamento jurídico, apoiando e controlando os contratos, suas renovações e controlando o versionamento dos aditivos, para o departamento de vendas. Mas, além dos fluxos habituais dos contratos/documentos, alguns clientes extrapolam o uso para apoiar no controle de vacinados, colaboradores com comorbidades e muitos outros. Nossa equipe é capaz de “mudar o jogo” (usando sua referência. Risos) na eficiência operacional e compliance das Cias. Somos muito eficientes, robustos e flexíveis!

Quais os caminhos para o crescimento sustentável da Linte?

Temos um excelente e visionário CEO, ele tem traçado nossos próximos passos com muita consistência. Temos equipes claras de sustentação a este crescimento e vamos buscar nossos resultados. Isso está muito claro para mim.

O que você vislumbra para empresa no ano vigente?

Temos algumas consolidações de ofertas, aprimoramento nos processos, e claro, vendas, muitas vendas! Vamos ampliar em muito nossa base e vamos crescer também em cross e up sell em nossos clientes atuais.

Compartilhar:
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content