Maiores compradores de vinhos portugueses

O Brasil e os Estados Unidos foram destaques no aumento de 19,3% nas exportações de vinhos portugueses no primeiro semestre de 2021, frente ao mesmo período de 2020. Respectivamente, os países registraram crescimento de 43,2% e 22,2%. Conforme os dados da ViniPortugal (entidade gestora da marca Wines of Portugal), o preço médio das garrafas ainda obteve alta de 4,2%. A França segue como o país que mais importa vinhos portugueses, movimentando cerca de 56,7 milhões de euros, seguida dos Estados Unidos, que movimentou 54,7 milhões de euros. Em terceiro lugar está o Reino Unido, com 33 milhões de euros; em quarto lugar, o Brasil, com 32 milhões de euros; e, em quinto, a Alemanha, com 28 milhões de euros.

De acordo com o presidente da ViniPortugal Frederico Falcão, em entrevista concedida ao jornal O Globo, os brasileiros começaram a beber mais vinho durante a pandemia. O aumento segue o percurso natural de preferência por bebidas com mais qualidade e que mantêm um estilo de vida mais saudável; já a preferência por vinhos portugueses está na semelhança das línguas e relação afetiva entre os dois povos, além do trabalho de divulgação que os produtores e a organização dos vinhos de Portugal têm realizado no Brasil.

Ainda na entrevista, Frederico Falcão afirma que as regiões que mais têm consumido vinhos de Portugal são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o crescimento também é visto em algumas capitais, tais como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Salvador, entre outras. Já as regiões que mais exportam os vinhos são Alentejo, Douro, Vinhos Verdes e Lisboa.

Dados reunidos das empresas de pesquisa Statista, Euromonitor e Nielsen revelam que, dos 83 milhões de consumidores de vinho no país, 46% tomam a bebida pelo menos uma vez por semana e 53% pelo menos uma vez por mês. Com 55%, o vinho tinto é o preferido dos brasileiros. Em segundo lugar está o vinho branco, com 25% de preferência, e, em terceiro, o vinho rosé, com 20% do total.

Diariamente, revistas e portais especializados em vinhos publicam dicas de harmonização com diferentes categorias de receitas. A pauta torna-se mais forte com a chegada das festas de fim de ano, como Natal e Réveillon. Os conteúdos vão desde vinhos harmonizados com as tradicionais ceias até a preparação de kits de presentes envolvendo vinho – conforme o gosto pessoal de quem receberá –, arranjo de flores, chocolate, entre outros.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content