Sua Página
Fullscreen

O impacto de Lula e Bolsonaro nas redes

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Durante a entrevista realizada na noite de quinta-feira (25), no Jornal Nacional, o ex-presidente Lula (PT) somou menos postagens atreladas ao seu nome no Twitter e menos comentários tanto no Facebook, como no Instagram, na comparação com os dados do presidente Jair Bolsonaro (PL), registrados na sabatina da noite de segunda-feira (22). Lula, no entanto, teve mais postagens de viés positivo do que Bolsonaro no Twitter.

De acordo com levantamento da Vox Radar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendado pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro, 55% das postagens com menções a Lula no Twitter publicadas durante a entrevista (de 20h30 às 21h10) foram positivas, 36% foram negativas e 9% neutras. Com Bolsonaro ocorreu algo próximo do oposto na segunda-feira, com 54% das postagens sendo negativas, 29% positivas e 17% neutras. O universo de postagens no Twitter citando o atual presidente, porém, foi praticamente o dobro. Enquanto Lula teve menções em 8,5 mil publicações, Bolsonaro foi citado em 16,5 mil.

A quantidade de citações a Bolsonaro em comentários no Facebook e Instagram foi ainda maior. Ontem, Lula foi mencionado em 42,5 mil comentários no Instagram, algo em torno de 1000 a cada minuto de entrevista no horário nobre da Globo. No seu dia, Jair Bolsonaro foi citado em 65,1 mil comentários, com média de 1,6 mil por minuto.

Já no Facebook, Bolsonaro foi citado em 122 mil comentários ao longo dos 40 minutos de entrevista (3.050 por minuto), enquanto Lula contou com 17,3 mil menções, com média de 433 comentários por minuto, sete vezes menos que o rival.

Mapa similar

Ambos os candidatos tiveram mais de 50% das publicações do Twitter citando os seus nomes vindas do Sudeste, com destaque para São Paulo (25,5% para Bolsonaro e 21,8% para Lula). Os dois postulantes à Presidência tiveram Rio de Janeiro e Minas Gerais na sequência de estados com mais postagens. O Nordeste foi a segunda região nas publicações de ambos, com destaque para Pernambuco e Bahia. Assim como o Sul, com presença do Rio Grande do Sul e Paraná para ambos, com Santa Catarina mais presente em Bolsonaro.

Análise inovadora

“As redes sociais são um elemento fundamental das campanhas políticas. Qualquer análise do cenário sobre a comunicação política passa por compreender a forma como os eleitores se referem aos candidatos por meio das redes”, afirma o jornalista e co-fundador de O Pauteiro, Fábio Brandt. “O elevado investimento das campanhas na comunicação digital, o alto nível dos profissionais que atuam na área e também o esforço da Justiça para coibir o mau uso das redes demonstra a relevância do tema”, diz o jornalista Samuel Figueiredo, co-fundador de O Pauteiro.

Leia ou ouça também:  Imunoterapia: método usado por Glória Maria

Segundo João Yamim, um dos grandes méritos da ferramenta é conseguir identificar e eliminar da contagem os perfis controlados de maneira artificial, mantendo assim o máximo de fidelidade na avaliação por parte dos algoritmos. “Eliminados os robôs, temos uma visão mais clara do que pensam e de como se posicionam os usuários. Embora totalmente anônima, a amostragem busca todos os interesses do perfil, o que facilita na identificação do posicionamento diante de um candidato”, destaca o CEO da Vox Radar.

Sobre O Pauteiro:

Fundada em 2019 por Fábio Brandt (Novo Selo) e Samuel Figueiredo (F7 Comunicação), a startup O Pauteiro vem consolidando sua atuação ao longo dos anos como ferramenta de divulgação de pautas corporativas e institucionais para dezenas de entidades e empresas de reconhecida relevância nacional, como Conselho Federal da OAB, Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação dos Peritos da Federal (APCF), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), além de grandes grupos empresariais como BAT Brasil e startups como a Buser.

Sobre a Vox Radar:

A Vox Radar é a ferramenta de Social Listening mais completa do mercado brasileiro. Atua com índices e algoritmos próprios, desenvolvidos para qualificar o sentimento e assuntos das publicações com a maior acurácia do mercado, permitindo assim que seja possível compreender, em tempo real, o sentimento dos usuários das redes sociais no Brasil.

*Com participação do jornalista Lauro Rocha.

Última atualização da matéria foi há 8 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights