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O primeiro marketplace industrial nacional

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O Melhor Indústria começou suas atividades em 2021 e já soma mais de 3.500 compradores cadastrados na plataforma, mais de 100 vendedores registrados, além de um GMV (volume bruto de mercadorias) de 4,5 milhões no ano de 2022. O principal benefício para o comprador é o mais completo catálogo de MRO da Indústria, com ótimos preços e prazos. Já para o vendedor, a vantagem é a facilidade em gerar um canal complementar de vendas com custo fixo zero. “A ideia surgiu de uma paixão pela nova era digital que está afetando todo o planeta. Há uns 10 anos comecei a estudar esse processo e me deparei com os marketplaces. Como trabalhei a vida toda na indústria, foi natural pensar em trazer um marketplace para esse ambiente, que conheço há 40 anos”, conta Fernando Belmonte, 59, fundador do Melhor Indústria. Belmonte é graduado em Engenharia Elétrica, com especialização em sistemas digitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há seis anos inspirou um sócio alemão a abrir um marketplace na Europa focado em automação industrial, área em que atua desde a década de 80. “Acompanhei o projeto desde a gênese na Europa e sempre houve a ideia de reproduzir no Brasil. Em 2020, com o advento da pandemia, tomamos coragem e em julho tiramos o projeto do freezer, iniciando as atividades do Melhor Indústria em território nacional”, explica o founder.

Fernando, qual é a quantidade atual de compradores cadastrados na plataforma do Melhor Indústria?

Hoje temos cerca de 4.500 compradores cadastrados no Melhor Indústria.

Por que você decidiu criar um marketplace específico para o setor industrial?

Trabalhei minha vida inteira na indústria, estou completando 40 anos de indústria este ano e me apaixonei pela digitalização que vem promovendo esse renascimento civilizacional com a chegada da internet e ao estudar isso uns últimos 10 anos, me deparei com os marketplaces e me identifiquei muito com esse modelo de negócio. Aí ficou fácil! 40 anos de indústria e a paixão pelos marketplaces. Daí nasceu o Melhor Indústria.

Quais são os principais benefícios oferecidos aos compradores que utilizam a plataforma do Melhor Indústria?

O principal benefício para o comprador do Melhor Indústria é o ganho de competividade na indústria, porque atrás de uma demanda de MRO (manutenção reparo e operação) normalmente se tem um processo industrial parado e por consequência, uma perda de produtividade. O Melhor Indústria permite que o comprador acesse, através de um único fornecedor, centenas e no futuro milhares de provedores de produto e serviço de MRO, obviamente, trazem alternativas de preço, prazo, condição de pagamento para que essa demanda de MRO seja melhor atendido.

Como você enxerga a contribuição da plataforma para os vendedores, especialmente em relação ao aumento do volume de vendas?

Vou dividir os vendedores em 2 blocos: O vendedor que já está no mundo do e-commerce ele vê no Melhor Indústria um canal complementar, de custo fixo 0 para atingir esse público industrial. O vendedor que não está no mundo do e-commerce, o Melhor Indústria é um excelente primeiro passo: muito fácil, rápido, barato e com custo fixo 0. Então é vantagem tanto para quem já está no mundo do e-commerce, como para quem ainda não está.

Quais são os principais segmentos que utilizam a plataforma do Melhor Indústria?

Hoje os principais segmentos são: automotivo, bebidas e alimentos e metal mecânica.

Como você avalia a diversidade de marcas e fornecedores disponíveis no catálogo do Melhor Indústria?

Estamos perto de 200 marcas fornecidas por cerca de 100 fornecedores e é claro que quando pensamos na loja de MRO, ainda temos muito o que crescer, precisamos de mais vendedores e mais marcas. Hoje somos o catálogo mais completo de MRO do Brasil, mas iremos investir em mais marcas e fornecedores.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para o expressivo crescimento de 720% no GMV da plataforma em 2022?

Com o crescimento de 2022 em relação a 2021, destacaria a entrada de novos sellers, que contribuíram para a melhora do nosso portfólio, trazendo mais produtos, com melhores preços e melhores prazos e também a chegada novos buyer. Fizemos melhorias no site, a UX da plataforma foi atualizada e passamos a oferecer facilidades, como, por exemplo, o boleto faturado, que é muito atrativo para o comprador.

Por que você acredita que a pandemia impulsionou o uso do e-commerce e beneficiou o Melhor Indústria?

Acredito que a pandemia incentivou todo o mundo digital, não só o Marketplace. De uma forma geral, foi uma injeção de digitalização no planeta inteiro.

Quais são os planos futuros do Melhor Indústria em relação à expansão geográfica?

Depois do Brasil, vamos para os principais países industrializados da América Latina.

Como você pretende alcançar o objetivo de se tornar a “Loja de todo MRO” para os segmentos da Indústria?

Colocar um marketplace no ar é sabidamente difícil, mas já superamos alguns obstáculos. Com mais fornecedores e vendedores temos melhores ofertas, melhores preços, melhores prazos e melhores condições de pagamento. Isso atrai mais compradores e mais compradores atrai mais vendedores e fornecedores, entrando assim num espiral ascendente.

Qual é a meta de faturamento para este ano e quais estratégias serão adotadas para alcançá-la?

A meta de crescimento do GMV é triplicar nos próximos meses. Para isso melhoraremos o portifólio de produtos, trazendo mais sellers de qualidade, intensificar as campanhas de marketing que vão tornar o Melhor Indústria mais conhecido e reforçar a nossa equipe tanto para o suporte aos compradores como para os vendedores. Esses são os 3 motores para esse triplicar acontecer.

Última atualização da matéria foi há 9 meses


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