Sua Página
Fullscreen

Planejamento Previdenciário em pauta

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Antes da Reforma Previdenciária, em vigor desde 2019, havia duas formas de aposentadorias, que eram por idade e por tempo de contribuição. Com a Legislação, foi modificada, trazendo apenas a aposentadoria por idade. Porém, o legislador pensando naqueles que já estavam no sistema ampliou as possibilidades, que deixou o contribuinte com muitas dúvidas sobre a aposentadoria. E, o que muitos não sabem é que é possível fazer um Planejamento Previdenciário para corrigir falhas apontadas no CNIS, afastar indeferimento, aumentar o valor da renda mensal e escolher o melhor benefício entre as regras de transição apontadas na Legislação. De acordo com Hilzanira Cantanheide, advogada especialista em Direito Previdenciário, com larga atuação em Planejamento Previdenciário, o Planejamento Previdenciário é um serviço de organização e de preparação prévia para a aposentadoria. O Planejamento Previdenciário visa que você se prepare para requerer corretamente sua aposentadoria. A profissional aponta quem pode fazer o complemento previdenciário e dá dicas para quem deseja começar a se organizar antecipadamente. Com o Planejamento Previdenciário você tem a viabilidade de complementar as contribuições recolhidas pelo MEI, uma vez que as mesmas não contam tempo de contribuição, o que pode causar uma considerável redução no valor da renda mensal.

Hilzanira, o que é um Planejamento Previdenciário?

É uma estratégia de análises das informações do contribuinte, constantes no CNIS com escopo de determinar o melhor momento para requerer aposentadoria.

Para que serve esse planejamento?

A função do Planejamento Previdenciário é ajudar o contribuinte a encontrar o melhor benefício de acordo com seu histórico contributivo ao Regime Geral de Previdência Social.

Quem pode fazer um Planejamento Previdenciário?

Qualquer cidadão, inclusive aquele que nunca contribuiu para a Previdência Social.

Como fazer um cálculo de um Planejamento Previdenciário?

Mesmo que você seja bom de cálculo, é importante ter o auxílio de um profissional com especialização em Previdência Social, que analisará caso a caso, como idade, tempo de contribuição, quanto deseja contribuir, entre outros detalhes.

Quais os documentos necessários para essa ação?

Carteira profissional, extrato do CNIS, carnês de contribuição, GFIPs e DIRF, se for o caso.

Por que um pedido de aposentadoria costuma ser tão burocrático?

Primeiro pela falta de organização dos documentos, segundo pela falta de análises das informações constantes no CNIS e terceiro pela morosidade da Presidência Social.

Como funciona as Previdências Complementares abertas e fechadas?

A Previdência Complementar, como o nome por si só já diz, é um completo da Previdência Social, considerando que a renda mensal do aposentado pode não ser suficiente para manter a qualidade de vida que o aposentado tinha antes da aposentadoria.

Como contribuir com o valor correto?

A contribuição correta pode ser: 5%, 11% ou 20% do rendimento mensal do segurado, depende do tipo de contribuinte: se emprega; avulso; doméstico ou individual.

Em sua visão, o Planejamento Previdenciário pós Reforma da Previdência está mais adequado?

Antes da Reforma da Previdência, o Planejamento Previdenciário já era bem adequado. O que ocorreu com a Reforma da Previdência foi a amplitude dessa adequação por conta das regras de transição trazidas pela reforma, e a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição que cedeu o lugar para a aposentadoria por idade. E aqui não se pode deixar de falar no advento da complementação, agrupamento e aproveitamento de excedente das contribuições recolhidas a baixo do salário mínimo do segurado empregado.

Com a Reforma da Previdência, essa classe de segurado precisa ter muita atenção porque essas contribuições, se não forem complementadas, não servem para qualquer fim.

Qual seria a idade ideal para começar a pensar em tal procedimento?

Todo trabalhador já pode pensar logo que começar a exercer atividade remunerada.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights