Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Revolução na chamada subscrição de riscos

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo, ocorreu a 5ª edição do CQCS Insurtech & Innovation 2023, o maior evento de inovação em seguros da América Latina. A edição reuniu representantes de todo o ecossistema de seguros do Brasil, contando com palestrantes vindos da Ásia, Europa, Estados Unidos e América Latina. Entre os destaques do evento, as empresas Provider IT e Tech Trail apresentaram uma solução pioneira baseada em Inteligência Artificial e análise de dados para subscrição de riscos que supre os anseios do setor de seguros. Desenvolvida pela Tech Trail, a ferramenta intitulada “Underwriting Tech Trail” é um software baseado em Inteligência Artificial (IA) direcionado para a análise de dados aplicada à subscrição de risco, análise de perfis individuais e modelos preditivos no setor de seguros. Uma das principais entregas dessa ferramenta é revolucionar a tomada de decisão do setor, permitindo analisar uma solicitação de seguro em apenas 2 segundos, contrastando com os tradicionais 8 dias necessários para fornecer uma resposta ao cliente. De acordo com o CEO e cofundador da Tech Trail, Castelano Santos, a parceria com a Provider IT abre caminho para oportunidades ainda maiores. “A união de nossas experiências e conhecimentos permitirá que a Tech Trail expanda seus horizontes e alcance um novo patamar no mercado de seguros, trazendo inovação e eficiência para as operações das seguradoras”, comenta.

Castelano, quais são os desafios específicos do setor de seguros inspiraram o desenvolvimento da ferramenta “Underwriting Tech Trail” baseada em Inteligência Artificial?

A IA redefine a maneira pela qual as seguradoras avaliam e gerenciam os riscos, abrindo portas para tomadas de decisões mais ágeis e personalizadas. Um dos principais desafios das seguradoras é encontrar um caminho de alta precisão para conhecer o perfil dos clientes, especialmente porque esse é um diferencial competitivo no mercado.

Anúncios

Qual foi o processo por trás da seleção da Provider IT como parceira para a implementação dessa solução inovadora no mercado de seguros?

A Provider IT é uma empresa de tecnologia com quase 30 anos de atuação, principalmente nos setores de Seguros e Financeiro. A nossa parceria com a Provider IT tem como foco principal a expansão da distribuição da solução desenvolvida pela Tech Trail, inicialmente para o setor de seguros.

Como a ferramenta “Underwriting Tech Trail” revolucionará a tomada de decisão no setor de seguros ao reduzir significativamente o tempo de análise de solicitações de seguro?

O nosso sistema de subscrição foi concebido e desenvolvido a partir de uma estrutura robusta e das tecnologias mais modernas, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Dessa forma, conseguimos criar as condições necessárias para fornecer ao mercado segurador uma solução com capacidade de processar e analisar grandes volumes de informações de forma ágil, permitindo à seguradora tomar decisões instantâneas sobre a avaliação de riscos. Como resultado, a nossa solução oferece um tempo de resposta de apenas dois segundos para a seguradora, fornecendo uma avaliação completa do perfil individual do proponente ao seguro.

Qual é a visão da Tech Trail sobre o papel da Inteligência Artificial no setor de seguros e como isso poderá moldar o futuro da indústria?

Anúncios

A IA possibilita a análise em tempo real de um vasto volume de dados provenientes de diferentes fontes, incluindo dados de telemática, redes sociais, informações públicas e até mesmo dados biométricos. Ao coletar e processar essas informações em tempo real, as seguradoras podem ter uma visão mais precisa do risco presente, ajustando as coberturas e prêmios de acordo com o perfil atual do segurado.

Quais são os principais aspectos que você e a Tech Trail abordaram durante o painel?

Nos últimos tempos, tem se tornado evidente que a Inteligência Artificial (IA) e o conceito de “smart data” serão os pilares fundamentais que sustentarão o mercado de seguros nos próximos anos. Entretanto, dentro deste setor dinâmico, um dos desafios de maior relevância é a compreensão precisa dos perfis dos clientes, uma vez que isso se configura como um diferencial competitivo crucial. À medida que as relações de consumo, comerciais e jurídicas continuam a evoluir, os métodos tradicionais de coleta e análise de dados têm se mostrado insuficientes para guiar as decisões de forma eficaz.

Leia ou ouça também:  Partage se reestrutura para expandir no país

Qual é o impacto que a aplicação de modelos baseados em IA e Inteligência de Dados terá na transformação digital do setor de seguros no Brasil?

A IA emergiu como um agente disruptivo que oferece uma infinidade de possibilidades para otimizar os processos e fornecer soluções alinhadas às necessidades e preferências dos segurados. Com um equilíbrio adequado entre a tecnologia avançada e a expertise humana, as seguradoras podem otimizar suas operações e proporcionar uma experiência mais satisfatória aos segurados.

Seria uma revolução nos processos?

Anúncios

Mais do que revolucionar processos, a IA eleva a experiência do cliente a patamares nunca alcançados.

Por que a Tech Trail escolheu a aplicação de Inteligência Artificial e análise de dados como pilares fundamentais para otimizar os processos de subscrição nas seguradoras?

Essa escolha foi fruto de quase 20 anos de experiência no mercado, trabalhando em seguradora, onde podemos ter o privilégio de aprender detalhadamente todos os processos envolvidos no ciclo de desenvolvimento de produto, experiência de cliente e relação com o corretor, além disso, vivenciamos as “dores” de quem trabalha nessa operação, perceber o quanto de oportunidade há nesse setor com a otimização de processos, baseado no uso inteligente dos dados. E o processo de subscrição, além de ser uma das principais responsabilidades de uma seguradora, é o pilar que pode interferir em toda a jornada do cliente com a seguradora.

Quais são as principais lições aprendidas e insights obtidos ao trabalhar com grandes players do mercado segurador, como a Tokio Marine e o IRB Brasil?

Que o mercado tem amadurecido muito em relação ao interesse, apetite e conhecimento sobre novas formas de atuação e evolução dos seus produtos e processos. Existe muito espaço para novas soluções e tecnologias, no entanto, os fornecedores precisam estar preparados para demonstrarem que podem de fato agregar valor ao negócio das seguradoras.

Que mensagem você gostaria de transmitir aos participantes que estiveram no evento CQCS Insurtech & Innovation 2023 e para aqueles que não estiveram no evento sobre o impacto das inovações apresentadas pela Tech Trail e pela Provider IT na indústria de seguros brasileira?

O setor de seguros está no epicentro de uma transformação impulsionada pelo uso estratégico de dados. A adoção inteligente da Inteligência Artificial e de técnicas avançadas de análise de dados não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também reestrutura a maneira como os produtos são concebidos, desenvolvidos e entregues. À medida que a interseção entre tecnologia e seguros se aprofunda, aqueles que souberem desbloquear o potencial total dos dados estarão preparados para liderar a evolução contínua desse setor cada vez mais dinâmico.

Última atualização da matéria foi há 11 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights