Tiago Carvalho e os desafios da rede Dentz

Tiago Carvalho

A Dentz, rede de franquias odontológicas com mais de 20 unidades em São Paulo, planeja expandir as atividades para os demais estados brasileiros em 2022. Desde 2018, o negócio está ancorado em um modelo inédito, a franquia 5.0. O franqueado recebe as chaves da clínica pronta, sem burocracia, equipe selecionada, treinada, e total apoio da franqueadora na gestão administrativa. A empresa ainda agrega a diretriz de gerar impacto social, com base no potencial transformador que um sorriso alinhado, bonito e saudável tem sobre a autoestima. “O sonho sempre foi criar um modelo de negócio com impacto social na área de saúde. Na Dentz, proporcionamos uma transformação na vida das pessoas através da reabilitação oral e da autoestima e com linhas de crédito que viabilizam mesmo os tratamentos mais complexos. E com o modelo de franquia 5.0, última evolução no setor, fazemos tudo pelo franqueado: buscamos o ponto ideal, supervisionamos a reforma do imóvel, e conduzimos a aquisição de equipamentos e abertura de CNPJ. O franqueado não precisa nem ir ao cartório”, explica Tiago Carvalho, presidente da Dentz, destacando que as unidades ficam prontas em 90 dias, o menor tempo frente à concorrência. “Com a Unidade inaugurada, estamos presentes de forma permanente para apoiar a gestão operacional, turbinar as vendas e rentabilizar o investimento.”

Tiago, o que a Dentz significa para você?

A Dentz representa a realização de um propósito de mudar a vida das pessoas através do empreendedorismo nas áreas da saúde e da estética. Um propósito que vai muito além de mim. Nasceu com o sonho de impactar, de transformar a vida das pessoas, oferecendo qualidade com acessibilidade, porque a reabilitação oral é, muitas vezes, a ponte para uma pessoa ter uma vida mais plena. E um sorriso alinhado, bonito e saudável tem um enorme impacto na autoestima, nas relações e na carreira profissional. E hoje, a Dentz já proporciona isso a vários pacientes, além de ser uma opção de empreendedorismo e investimento para quem quer montar um negócio de sucesso em um mercado sólido e promissor.

Quais são os principais pilares da rede de franquias?

Para os nossos pacientes, oferecer uma experiência de atendimento e tratamento de altíssima qualidade, com tecnologia e que caiba no bolso. Para os nossos franqueados e dentistas, um modelo de negócio inovador, escalável e rentável.

O que norteia a atuação da Dentz em seu mercado de atuação?

Estamos em um mercado que cresce muito a cada ano, mas que ainda possui lacunas importantes a serem preenchidas, o que reserva excelentes oportunidades e uma grande curva de desenvolvimento no médio e longo prazo. Nossa estratégia de atuação está baseada em um modelo de negócio estruturado e inovador para o empreendedor franqueado e para os dentistas, com gestão moderna, processos claros, tecnologia, treinamento e um método próprio de marketing e vendas, criando uma oferta de qualidade e crédito ao cliente final que são realmente diferenciadas e que geram resultados superiores para todos os envolvidos.

Em que momento se deu o insight da franquia 5.0?

Quando começamos a nos aprofundar nos estudos e pesquisas sobre o mercado de franquias, especialmente as odontológicas, percebemos que os franqueados enfrentavam dois grandes desafios: o primeiro, de que montar a franquia, na maioria das vezes, era mais complicado que o imaginado, poderia sair mais caro e mais demorado do que o planejado. E o segundo, que depois de inaugurada a unidade, o franqueado precisava de um modelo de atendimento e suporte muito mais presente. Foi diante desse cenário que percebemos a oportunidade de criar um sistema novo, o sistema de franquia 5.0, para facilitar muito os processos de implantação e gestão dos franqueados.

Quais as peculiaridades dessa franquia especificamente?

No modelo de franquia 5.0 da Dentz, o franqueado encontra dois diferenciais principais: na Implantação da sua franquia e depois na gestão do negócio. Logo de início, ele pode escolher entre tocar a implantação da sua franquia com o suporte da nossa equipe, facilitando muito o trabalho, na versão que chamamos de Easy-to-Do. Ou pode optar pelo Ready-to-Start e receber as chaves da sua nova clínica com a equipe treinada, sem preocupações com obra, licitação, ponto comercial e burocracia. Assumimos a gestão de todo esse processo, desde a criação do CNPJ e das licenças para funcionamento, até a busca e fechamento do imóvel, localizar a concorrência, execução de obras e compra dos equipamentos. Além da contratação e treinamento de sua equipe completa. Todas as nossas unidades foram inauguradas em menos de 90 dias e com economias de 30% a 40% em relação a outras franquias odontológicas do mercado. Depois de inaugurada, a clínica recebe um suporte diferenciado e muito próximo das nossas equipes de gestão, marketing, vendas e treinamento, com interações diárias e semanais, o que faz toda a diferença na curva de desenvolvimento do franqueado e nos seus resultados.

E os seus grandes diferenciais?

Temos um prazo médio de retorno rápido em comparação com outras franquias e até empresas listadas na bolsa. Também porque hoje os investidores querem apostar em negócios que gerem valor para a sociedade e o propósito da Dentz está bem alinhado com essa visão de transformar a vida das pessoas. Na outra ponta, focamos totalmente na excelência e na experiência do cliente. O paciente recebe informações detalhadas, entende o problema, a proposta de tratamento e tudo que será feito e utilizado. Desenvolvemos um protocolo que garante a qualidade e a padronização desse atendimento pelos dentistas. Além disso, temos o financiamento que permite ao paciente parcelar o tratamento em até 24 vezes, em parcelas que se adequam ao seu orçamento.

O crescimento se torna exponencial quando se opera uma empresa que é formatada como franquia?

Certamente. O empreendedor que deseja construir um negócio forte, escalar e crescer, encontra no sistema de franquias um modelo de negócio já estruturado e testado. Logo que recebe toda a bagagem de aprendizado e desenvolvimento da franqueadora e dos demais franqueados, além de toda inteligência de mercado, programas de treinamento, estratégia de marketing, força da marca, inovação, etc. Enfim, todo o know-how já adquirido e em constante evolução. E se esse empreendedor de fato se dedica a compreender e dominar o negócio, e trabalha dentro dos padrões da franquia, ele tem a possibilidade de escalar e ter a sua própria rede de franquias dentro da marca, com três, cinco, dez, ou até mesmo dezenas de unidades. É claro que esse sucesso depende de diversos fatores, mas principalmente da escolha criteriosa da franquia e do comprometimento desse empreendedor com o sucesso do seu negócio e com o retorno do seu investimento.

Como ser um franqueado Investidor?

Por estar inserida na economia real e apresentar retornos expressivos, a franquia odontológica, especialmente a Dentz, atrai o interesse de muitos investidores que desejam diversificar investindo neste segmento, sem se envolver diretamente na gestão do negócio. Identificamos essa necessidade no mercado e criamos o modelo de “Franqueado Investidor”, que pode adquirir uma fatia de 5% a 25% de uma clínica totalmente administrada pela Dentz, reportando os resultados ao investidor, que não participa da operação e fica blindado juridicamente.

É possível ser um franqueado dentista e investidor ao mesmo tempo?

Sim, você pode ser um dentista e investir em uma clínica sem precisar fazer o atendimento, apenas ter a unidade como investimento.

Qual o papel da experiência do cliente para o bom desempenho da Dentz?

É um dos nossos pilares mais importantes e a nossa razão de ser. Odontologia é confiança e queremos transmitir e fortalecer essa confiança a cada etapa da jornada do cliente em nossas clínicas. Fazemos isso valorizando e treinando primeiramente os nossos colaboradores e dentistas, que são os responsáveis por proporcionar um atendimento de excelência a cada pessoa e transmitir esse comprometimento com o sucesso do seu tratamento. Juntamos a isso a tecnologia e a qualidade dos nossos produtos, que dão segurança, transparência e fidelizam o cliente. Como consequência, temos avaliações 5 estrelas no Google em todas as nossas unidades, um índice de conversão superior a 50% na rede e mais de 40% de nossas novas vendas vêm de indicação dos nossos clientes já satisfeitos.

O que a Dentz espera alcançar no ano de 2022?

Fechamos 2021 com 24 unidades em operação, todas no estado de São Paulo. Queremos intensificar nossa presença no interior do estado e iniciar a expansão ao nível nacional. Apesar das incertezas políticas, o período pós-pandemia reserva grandes oportunidades, nosso mercado se mostrou muito resiliente e nosso modelo de franquia se provou absolutamente vencedor, e queremos explorar essas oportunidades em diversas regiões do Brasil. Agora em janeiro, lançamos o programa “Converta sua Clínica”, para transformar clínicas odontológicas em franquias Dentz. É um modelo que vai permitir a dentistas que já possuem uma clínica, com boa estrutura, potencializarem muito seu negócio. Isso será feito com o nosso método de vendas, programa de treinamento, sistema de gestão, todo suporte estratégico de marketing e claro, a nossa oferta de crédito ao paciente, que tem um impacto direto e imediato nas vendas e no crescimento da lucratividade da clínica.

Compartilhar:
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content