Uma evolução constante na rota do Letsbank

Desde o seu início em 2018, o Smartbank buscou se destacar por meio das parcerias que lhe poderiam render mais atratividade e penetração de mercado. Em suma, na visão estratégica, o acesso a grandes parceiros também renderia uma aproximação das bases de clientes que, por sua vez, iriam beneficiar a fintech. Mas além das parcerias, operações de aquisição e investimentos fazem parte do projeto de desenvolvimento. Por exemplo, ocorreu em 2021 a compra da IOUU, fintech especializada em empréstimos peer-to-peer para empresas. Em seguida, a identidade do banco passou de Smartbank para o atual Letsbank. Além disso, o investimento de R$ 85 milhões da holding controladora, a NK 031 Empreendimentos e Participações, está ajudando a fortalecer o negócio de crédito do banco digital, que busca oferecer taxas de juros mais baixas, entre outras soluções. De acordo com o Letsbank, o banco oferece soluções financeiras integradas a plataformas e ecossistemas B2B (Business-to-Business), isto é, com foco em pessoa jurídica. Nesse sentido, as empresas podem contar os seguintes serviços: Conta-corrente PJ, Linhas de crédito, Cartão Corporativo, App integrado e acesso ao Ecossistema financeiro dos parceiros. “O Letsbank é um banco digital que potencializa o negócio dos nossos parceiros (ERPs, sistemas de automação e marketplaces B2B)”, afirma Marcelo Bella, CEO do Letsbank.

Marcelo, o Letsbank é um banco dedicado ao empreendedor. Qual o seu principal diferencial em sua visão?

O Letsbank é um banco digital que potencializa o negócio dos nossos parceiros (ERPs, sistemas de automação e marketplaces B2B). Permitimos que nossos parceiros conectem nossas soluções financeiras aos seus ecossistemas para que possam incrementar sua oferta de valor, aumentando sua receita, ganhando share, fidelizando seus clientes e, claro, simplificando o dia a dia dos donos de negócios e empreendedores. Tanto para o parceiro, quanto para o MPME, os benefícios são enormes. Assim, nosso principal diferencial está no próprio modelo de negócio de parcerias com Embedded Finance: a oferta de soluções bancárias dentro dos nossos parceiros gerando muita agilidade, facilidade, transparência, competitividade e segurança, com tecnologia e robustez bancária, somado com a experiência e conhecimento do mercado que nossos parceiros possuem.

Como os principais pilares do Letsbank estão inseridos em seu DNA?

Unimos toda a segurança e robustez de um banco digital, com licença de banco múltiplo concedida pelo Banco Central, com a agilidade e espírito de uma fintech. Contamos com um time de especialistas em marketing, produtos, CRM, atendimento e vendas para junto de nossos parceiros levar a melhor experiência de serviços financeiros ao cliente (MPME), o ajudando na gestão eficiente do seu negócio permitindo que ele perca menos tempo na sua gestão financeira para poder se dedicar totalmente ao seu negócio.

Quais as maiores dores trazidas pelos empreendedores que procuram o Letsbank?

Hoje, a maior parte de nossos parceiros vêm até o Letsbank buscando formas de agregar mais serviços para fidelizar, reter e monetizar sua base de clientes (os empreendedores não nos procuram diretamente, eles vêm por meio de nossos parceiros – softwares de gestão, sistemas de automação e marketplaces B2B). Suas principais dores giram em torno de uma necessidade/oportunidade de incremento de receita e a busca de um diferencial competitivo para fidelizar seus clientes e ganhar share. Tudo isso se torna possível quando eles integram nossas soluções bancárias em seus ecossistemas e passam a ofertar produtos de conta-corrente PJ digital e linhas de crédito justas e simplificadas. Junto ao Letsbank, eles aumentam o poder de compra do cliente final de seus produtos, e proporcionam uma experiência muito mais completa.

Já entre as principais dores do empreendedor (MPME) brasileiro estão:

Falta de tempo – excesso de filas e muita burocracia para abrir conta, acessar crédito e realizar suas transações bancárias; Altas taxas de juros nos pagamentos e movimentações bancárias; Baixo acesso a condições de pagamento parceladas, com juros justos. Limites de crédito incompatíveis com sua realidade e necessidade; Ter que ofertar seus bens como garantia para acessar linhas de crédito; Dificuldade em separar suas contas PF e PJ; Ausência de um cartão internacional.

A simplificação da rotina dessas empresas (MPME) passa por quais sistemas introduzidos pelo Letsbank?

Integramos nossas soluções financeiras como conta corrente PJ, emissão de boletos customizados, cartão, pagamento de contas e tributos, envio e cobrança via PIX, TED e soluções de crédito ao ecossistema dos nossos parceiros. Assim, acabamos com o famoso “Alt+Tab” do empreendedor (MPME). Ele não precisa mais sair da plataforma de gestão que ele já é familiarizado ou enfrentar processos burocráticos para realizar suas transações financeiras.

Como esses negócios podem ser potencializados com a ajuda do Letsbank?

Por meio dessa oferta de soluções integradas, nosso modelo de negócio proporciona ao cliente PJ de nosso parceiro uma economia de tempo e energia que faz a diferença na ponta. O empreendedor (MPME) poderá se dedicar ao que realmente importa: seu negócio. Além disso, ofertamos uma conta-corrente digital completa, sem mensalidade e com taxas de juros acessíveis – ou seja, redução de gastos. Por fim, o próprio acesso facilitado (sem burocracia) às linhas de crédito sem garantia, com flexibilização no pagamento e baixos juros é um grande impulsionador para pequenos e médios negócios e antecipação de cartões.

Qual o próximo passo depois dessa potencialização?

Temos muito mais pela frente. Todo mercado está em plena transformação. A tecnologia tem trazido muitas mudanças e estamos prontos para suportar nossos parceiros nesse processo. Além de acompanhar nossos parceiros nas suas próprias mudanças, temos muito pela frente com novas soluções bancárias, customizações para necessidades específicas, evoluções de Openfinance, PIX, novas linhas de crédito e por aí vai.

Algo que chama a atenção na abordagem no Letsbank é quando vocês falam em dar acesso ao crédito justo e sem burocracia para esse empreendedor. Como podemos definir o que é um crédito justo?

É um crédito adequado à realidade do negócio, com taxas, condições de parcelamento e limites sob medida para ele. O fato de ele ser cliente de um de nossos parceiros nos permite conhecer melhor às necessidades das empresas bem como acessarmos dados que nos permitam sermos mais assertivos nos modelos de inadimplência. Quando mais eficientes somos conseguirmos ter taxas mais baixas e ofertar a melhor solução de crédito para o momento certo do cliente gerando eficiência em toda a cadeia.

Como funciona o modelo Buy Now, Pay Later do Letsbank?

Quais seriam as vantagens desse modelo? Oferecemos para nossos parceiros de negócio a solução Buy Now, Pay Later (o nosso IOUUPAY.) através de APIs ou White Label. Ambas podem ser customizadas dentro da plataforma do próprio negócio. Os parceiros que optam por essa integração ao seu ecossistema, oferecemos APIs flexíveis, que permitem adaptações e customizações de consulta, modelo de parcelamento e disponibilização do crédito. Tudo isso, torna-se possível a partir do momento em que estamos integrados e conectados no projeto com os clientes.

Assim, para uma solução completa de BNPL ter sucesso, precisamos entender a necessidade do perfil do cliente do parceiro. Muitas vezes, a flexibilidade do formato do pagamento via BNPL pode ser um fator decisivo para que o cliente final (PJ) realize a compra de produtos dos nossos parceiros em grande quantidade. Por exemplo, permite que ele possa se preparar para um período sazonal de mercado. Dessa forma, essa modalidade de compre agora e pague depois ajuda o empreendedor a potencializar suas vendas, visto que pode comprar em maior quantidade, com mais desconto e começar pagar depois de 15, 30, 45 ou mais dias.

Para modelos de negócios nos quais o BNPL é em White Label, por exemplo, o cliente final pode realizar a contratação de crédito 100% digital, dentro do próprio ecossistema do parceiro. O parceiro pode ter no checkout a opção IOUUPAY., nosso novo produto de crédito que melhora a experiência de compra por parcelamento, sem burocracias e sem necessidade ter um cartão.

Podemos crer que o potencial desse modelo (BNPL) é incalculável, certo?

Segundo a Venture Capital, entre 2016 e 2021, o Buy Now, Pay Later cresceu 23 vezes no mundo, com cerca de US$ 164 milhões investidos. O motivo é simples: ele facilita a vida do empreendedor (PMEs). Para garantir produtos para sua empresa, o empreendedor precisa negociar com fornecedores, insumos e condições de pagamento facilitadas para que possa expandir. Até pouco tempo, a burocracia impedia todo esse processo, o que faz com que o BNPL, que tem a tecnologia como aliada, seja um facilitador do PME.

O BNPL (IOUUPAY.) do Letsbank é voltado para o público B2B, ou seja, grandes e médias empresas, que têm micro e pequenos empreendedores em sua carteira de clientes, conseguem oferecer nossa solução direcionada única e exclusivamente para a compra dos produtos junto a essa grande empresa. Já o empreendedor, que possui relacionamento com essas empresas, conseguirá utilizar essa modalidade de crédito para comprar produtos, proporcionando mais fôlego ao fluxo de caixa, com um processo simples, sem burocracia e sem precisar de um cartão de crédito. Tudo, de forma ágil, tecnológica e 100% digital, ou seja, em apenas alguns cliques.

Quais os próximos passos do Letsbank no mercado?

O céu é o limite. Mercado de MPME é muito grande e não para de crescer. Quanto mais transparentes formos para nossos clientes, quanto mais serviços e linhas de crédito conseguirmos disponibilizar para que eles as usem sem a complexidade, burocracia e custo dos bancos tradicionais, mais estaremos perto do nosso sonho de sermos tão integrados que nossos clientes esqueçam que existe banco.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content