Sua Página
Fullscreen

UNIFRAN é referência em pesquisa e inovação

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, tem como premissa apoiar de forma sistemática e intensiva a realização de pesquisas. Em 22 anos, com criações inovadoras e revolucionárias, já apresentou mais de 20 patentes, um licenciamento e transferência de tecnologia e mais de 2 produtos gerados em parceria com empresas.

Para quem não conhece, patentes são títulos de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Mas em linhas gerais, é um produto ou projeto inovador que visa auxiliar ou melhorar o trabalho de alguma área.

Pensando na importância dessas criações, o projeto de Pesquisa e Inovação das patentes teve início na UNIFRAN em 1994, quando docentes e pesquisadores começaram a desenvolver pesquisas científicas nos laboratórios da Instituição. O primeiro trabalho foi o de “Avaliação da atividade analgésica de extrato etanólico bruto de Nectandra megapotamica (canelinha)”, publicado em 1995 em revista científica, e tem como objetivo verificar a utilidade antinflamatoria da planta.

Já em 1998, a Professora Katia Ciuffi, reitora da instituição, teve seu projeto de criação de um novo laboratório para futuras pesquisas pela Fapesp aprovado, e em 2000, o docente Márcio Andrade também aprovou junto à Fapesp o projeto de Jovem Pesquisador em Centros Emergentes. Já em 2001, a instituição depositou a primeira patente contra doença de Chagas, com grandes criações até hoje.

Visando a evolução em diversos segmentos, as patentes da UNIFRAN não só ganharam significativos prêmios, como ajudaram milhares de pessoas e o meio ambiente ao longo dos anos. Entre esses grandes destaques está a patente sobre processo de obtenção de ácido rosmarínico e derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetal origanum vulgare e formulações para o tratamento de diabetes contendo tais substâncias, concedida em 2020, pelos professores Rodrigo Lucarini, Maria José Silvino, Carlos Henrique Gomes Martins, Ademar Alves da Silva Filho, Wilson Roberto Cunha e Márcio Luis Andrade e Silva, com o intuito de tratar a diabetes tipo 2 a partir do orégano, restaurando assim, o pâncreas do paciente.

Segundo Marcio Luis Andrade e Silva, docente presente na criação de todas as patentes e pioneiro em pesquisas científicas. “O nosso objetivo é avançar em descobertas revolucionárias cada vez mais, para assim, podermos ajudar o mundo a partir da ciência e educação acadêmica. O histórico de sucesso de nossas criações nos orgulha muito e dá forças para continuar”, destaca.

Para a UNIFRAN, também é de extrema importância que pesquisas científicas como essas sejam realizadas na Instituição, pois além de promover a cultura, ciência e aprendizado, contribui muito para o avanço da sociedade futura e atual. Outro exemplo de sucesso destes projetos é a patente sobre uma molécula natural capaz de combater a impotência sexual, iniciada na instituição em 2009. O suplemento descoberto é à base de extrato rico contendo aproximadamente 85% de Cubebina, uma molécula natural isolada da Piper cubeba (ou pimenta-de-java), usada como condimento na Ásia, e que se mostrou um potente vasodilatador.

Por fim, a Reitora da UNIFRAN, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuff, realiza um balanço sobre essas conquistas. “Com mais de duas décadas de pesquisa e inovação, é possível dizer que somos referência em criações de patentes e ainda conquistamos um Programa de Pós-Graduação em Ciências de excelência na Capes, 4 patentes deferidas no INPI, 3 patentes deferidas em 3 continentes diferentes, um licenciamento e transferência de tecnologia e mais de 2 produtos gerados em parceria com empresas. Queremos sempre contribuir e apoiar a pesquisa”, aponta.

Sobre a UNIFRAN:

Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 56 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o LatinAmericaUniversity Rankings 2019, da revista inglesa Times HigherEducation (THE), pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – UNIFRAN (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.

*Com participação da jornalista Kaina Spyridion.

Última atualização da matéria foi há 6 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content