Sua Página
Fullscreen

Zitrus aposta em parcerias para inovar e crescer

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A healthtech Zitrus, que desenvolve softwares de gestão na área da saúde suplementar, percebeu que operadoras de planos de saúde tinham desafios semelhantes e precisavam se adaptar. Por isso, lançou, em agosto de 2021, o Zlabs, hub de inovação para parceria de startups, empresas e universidades a operadoras, além de promover a cultura de inovação, acelerar negócios, captar investidores e dar alcance a essas iniciativas. Para atender a demanda, há uma equipe fixa de profissionais que atuam no hub, em Joinville (SC). A iniciativa já conta com 23 Unimeds parceiras e deu origem à empresa TARIC, focada no desenvolvimento de prontuário eletrônico, gestão de clínicas e medicina preventiva. “O objetivo é conectar as dificuldades das operadoras com novas frentes e culturas. Para isso, fazemos conversas com centros de inovação, analisamos o mercado para verificar se alguma startup atende a demanda ou desenvolvemos a solução dentro da Zitrus. E ainda trabalhamos a cultura de inovação e da transformação digital”, explica o CEO da Zitrus, Daniel Torres. Outra parceria importante da Zitrus é com a Octafy, que auxilia na gestão dos bancos de dados da plataforma de SaaS, presta consultoria especializada em infraestrutura, cloud e fornecimento de soluções Oracle. Isso permite que as soluções da healthtech sejam executadas dentro dos padrões de desempenho e segurança necessários”, acrescenta Torres.

Daniel, as parcerias seriam o maior elo para o crescimento das empresas de tecnologia?

Sem dúvida as parcerias são importantes alavancadores para o crescimento das empresas, independentemente do setor. O caso da Zitrus representa isso. A companhia encerrou 2021 com um crescimento de 56% no faturamento, além de ampliação de 172% no lucro líquido e 36% do EBITDA. O bom desempenho é resultado de uma série de movimentações e parcerias da empresa. No ano passado, por exemplo, lançamos o Zlabs, um hub de inovação para conectar universidades, startups e empresas a operadoras de planos de saúde. Além disso, tivemos o investimento da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp), por meio da FespPart. Ou seja, parcerias fundamentais para alcançarmos esse crescimento tão significativo.

Como selecionar uma boa parceria?

Analisamos normalmente dois aspectos. Um deles é a complementaridade do nosso portfólio e ofertas e o outro é se representa uma grande alavanca dos nossos negócios através de novos mercados ou compra de carteira no mercado atual.

Quais são os ingredientes de uma parceria bem-sucedida em sua visão?

Esse processo da parceria é complexo, porque envolve diferentes culturas organizacionais. Mas considero que os fatores essenciais para uma parceria bem-sucedida passam por sinergia no posicionamento de mercado e uma reciprocidade de ganhos.

Em que momento uma parceria seria ideal para uma expansão internacional?

Após uma grande consolidação no mercado nacional e um potencial de negócio em mercados ainda pouco ou mal explorados.

Por onde passa essa expansão?

Neste momento, em relação à Zitrus, ainda não temos clareza qual seria o melhor mercado internacional a se explorar. Mas sabemos que esse é um movimento que exige grande preparação, pesquisas e as parcerias certas para garantir uma expansão bem-sucedida.

Vamos falar um pouco mais sobre a Zitrus. Como se deu a criação da healthtech?

A trajetória da empresa começa na década de 1990, dentro da Federação Unimed Santa Catarina. Em 1995 foi desenvolvido o Sistema de Gestão Unimed (SGU), software especialista para a gestão dos processos de uma operadora Unimed. Já em 2011, para atender operadoras de plano de saúde fora de Santa Catarina e a demanda comercial crescente, foi criada formalmente a FESC Tecnologia, uma spin-off focada neste segmento. Em 2021, após longa trajetória como FESC Tecnologia, a empresa, após um reposicionamento de mercado, passa a ser Zitrus, inspirada na pedra Citrino da prosperidade.

Leia ou ouça também:  Ações de usucapião permitem transformar posse em propriedade

Quais são os principais pilares da empresa?

Apoiar a transformação e democratização da saúde no Brasil, humanização do atendimento médico/paciente, foco na saúde e não na doença. Tudo isso só sendo possível através de uma cultura focada em gestão colaborativa, um ecossistema de inovação e aceleração de novos negócios e uma divisão de riqueza com os protagonistas dessa grande transformação.

Como ela está inserida nesse mercado de healthtechs?

Hoje estamos focados no mercado de operadoras, clínicas e jornada do médico e paciente.

Qual a sua percepção sobre esse mercado?

Hoje vemos muita experimentação no segmento das healthtechs, com soluções, em alguns casos, pouco aderentes e que não atendem às demandas do mercado. Mas também temos um enorme potencial no mercado de tecnologia para saúde e que ganhou ainda mais relevância diante da transformação digital provocada pela pandemia. Então as soluções aderentes, inovadoras e de empresas estruturadas e com responsabilidade têm muita chance de ganhar escala e serem replicadas.

Como as parcerias trouxeram inovação para a sua empresa?

O Zlabs, nosso hub de inovação, deu origem à TARIC, empresa no modelo de startup focada no desenvolvimento de prontuário eletrônico, gestão de clínicas e medicina preventiva. Podemos considerar esse um fruto de parcerias e que promoveu o crescimento de inovação na Zitrus.

Outra parceria importante da Zitrus é com a Octafy, que auxilia na gestão dos bancos de dados da plataforma de SaaS, presta consultoria especializada em infraestrutura, cloud e fornecimento de soluções Oracle. Isso permite que as soluções da Zitrus sejam executadas dentro dos padrões de desempenho e segurança necessários, beneficiando as operadoras de planos de saúde, cooperados e usuários, além de reduzir custos. A parceria já resultou em uma economia de R$ 3 milhões em despesas de capital e reduziu as despesas operacionais em infraestrutura da Zitrus em 48%.

Quais os próximos passos da Zitrus nesse cenário?

A Zitrus está sempre atenta às movimentações de mercado e em possíveis parceiros. Nosso planejamento é estreitar ainda mais a conexão com universidades, startups, empresas de tecnologia e operadoras de planos de saúde. Assim, iremos seguir trabalhando a cultura de inovação e da transformação digital dentro e fora da Zitrus.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights