Anúncios
Sua Página
Fullscreen

O insight poderoso de algumas multinacionais

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Segundo o investidor alemão e cofundador do PayPal, Peter Thiel, depois de criar e dominar um nicho de mercado, você deve expandir gradualmente para mercados relacionados e ligeiramente mais amplos. Talvez as 3 empresas citadas abaixo tenham conseguido de uma forma ou de outra seguir o mantra do bilionário do Vale do Silício. Poderíamos citar empresas mastodônticas como Fiat, Facebook, Apple ou Microsoft, ou até mesmo outras com as costas ancoradas em governos como é o caso da Saudi Aramco, PetroChina, PDVSA ou Cohiba (antes cubana e hoje dominicana). Vamos nos ater há exemplos que passam despercebidos em muitos casos, mas que nem por isso podem ter o seu valor negado como grandes cases de sucesso:

JBL

A JBL pertence ao grupo americano Harman, comprado pela sul-coreana Samsung em 2017. Mas tem uma história singular. Foi fundada em 1946, pelo empresário James Bullough Lansing (o JBL em pessoa), e se tornou uma das primeiras companhias a produzir caixas de som profissionais para o cinema falado. Também produz a eletrizante caixa de som JBL (a caixa de som leve e com conectividade Bluetooth que possui design à prova d’água). Além disso, a organização é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para automóveis (Toyota e Ferrari usam), empresas e para uso doméstico.

Anúncios

American Airlines

A American Airlines é uma companhia aérea americana sediada em Fort Worth, Texas. É a maior companhia aérea do mundo por passageiros transportados, quantidade de aeronaves e receitas, sendo a segunda maior pelo número de destinos, somente atrás da United Airlines. A história dessa gigante data de 1930 quando a “The Aviation Corporation’s” incorporou a American Airways. Já em 1947 a American realizou o primeiro voo do Douglas DC-6 em serviço. Em 1948 foi a vez do Convair CV-240. Em 25 de janeiro de 1959 tornou-se a primeira empresa a voar o Boeing 707. A questão de uma visão macro que envolve acionistas, pessoas e clientes, sempre é falada pelos seus executivos, como foi o caso recentemente do novo CEO Robert Isom: “Estamos honrados em trabalhar para nosso pessoal, clientes e acionistas, e sabemos que só ganhamos quando operamos como uma equipe”.

Endemol

A Endemol é uma produtora holandesa de televisão, especializada em reality shows. Possui subsidiárias e joint ventures em mais de 23 países, incluindo Brasil, Argentina, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, França, México, Espanha, Itália, Alemanha, Polônia, Índia, África do Sul e Austrália. Entre os seus mais bem-sucedidos programas estão os formatos vencedores, Big Brother e MasterChef. A empresa foi fundada em 1994 por John de Mol e Joop van den Ende, derivando o nome da empresa dos sobrenomes dos fundadores (Joop van den Ende e John de Mol). O cofundador da John De Mol sempre disse aos seus críticos que “os reality shows são o espelho da sociedade”. Nada mais simples e genial do que receber bilhões por ter uma ideia que mexe com a curiosidade humana.

Leia ou ouça também:  Compliance e os direitos humanos

Como vimos, todas essas empresas seguiram muito bem o que o tycoon Peter Thiel comenta em seu livro “De Zero a Um”, ou seja, não existe uma fórmula mágica para se empreender com sucesso, mas um insight poderoso que é “você deve expandir gradualmente para mercados relacionados e ligeiramente mais amplos” foi seguido à risca por essas empresas citadas acima e que já são parte da história do capitalismo global. Talvez isso explique quem morre e quem vive no mercado, seja esse mercado qual for.

Anúncios

Última atualização da matéria foi há 12 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Anúncios
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights