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Conteúdo é fundamental para Jéssica Rua

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Jéssica Rua é formada em Publicidade pelo Mackenzie e pós-graduada em Desing Gráfico pela FAAP, onde teve alguns de seus trabalhos publicados em revistas. Em 2018, fundou a Donna Pixel com a missão de ajudar negócios a ganharem visibilidade online. Especializou-se na gestão de redes sociais e em cursos de Marketing Digital. Em 2020 concluiu o curso de gestão de tráfego, passando a trabalhar também com campanhas em ambiente online. É mentora no programa MentorELA, plataforma de mentorias para mulheres empreendedoras. No mês de maio/2022 foi uma das 30 ganhadoras do prêmio ‘Empreendedora Destaque’, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, organizado por Renata Simonetti (Presidente da agência Alô Babá, maior agência de babás do Brasil), e que teve como anfitrião o deputado Alex de Madureira. “Brincamos aqui que nós não temos só uma empresa, que é a Donna Pixel. Temos várias empresas, porque, cada um dos clientes que chegam a gente cuida como se as redes sociais fossem nossas! Estamos, frequentemente, em busca de melhorias para eles. Além disso, acreditamos muito que sempre podemos fazer mais. Às vezes vejo colegas de profissão falando “nossa, esse tipo de serviço eu não faço não”. E eu penso “mas, gente, por que não?” Se isso vai me ajudar a trazer resultados para meus clientes, por que eu não faria? Nosso estilo de atendimento é muito próximo das empresas”, afirma.

Jéssica, qual a importância do marketing e da comunicação para as empresas na Era Digital?

Diria que atualmente o marketing e a comunicação são fundamentais para qualquer negócio. Gosto de fazer uma analogia onde digo que a internet é como se fosse uma avenida muito movimentada. Você não ia querer colocar a sua empresa nessa avenida? As redes sociais, hoje, são ferramentas poderosas na construção de relacionamento. É através delas que sua empresa vai poder construir uma comunidade engajada, transformando consumidores em promotores da marca.

Quais os fundamentos essenciais para que a estratégia seja assertiva nesse setor?

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para realizar uma estratégia digital assertiva.

Em primeiro lugar: é preciso conhecer (e muito bem) a sua persona. Persona é o seu cliente ideal. O que ele faz? O que ele gosta de ler? Quais seus hábitos? Essas respostas vão guiar toda sua comunicação e, sem elas, você estará falando para uma multidão, muito possivelmente sem chamar a atenção de ninguém. Você precisa levar a informação correta para a pessoa correta, entende?

Depois, é preciso uma boa produção de conteúdo. Hoje a concorrência online é gigante! Se você continuar fazendo o mesmo que os seus concorrentes, você será só mais um. E para produzir um bom conteúdo é preciso conhecer as dores do seu público. Ao produzir conteúdo, pergunte para si mesmo: “eu pagaria para receber essas informações?” Se a resposta for sim, você está no caminho certo!

O conteúdo ainda é considerado o rei na comunicação?

Com toda certeza! Com a infinidade de conteúdos produzidos pelas empresas, o cliente hoje consegue discernir o que é bom e o que é enrolação. Se você for só um “copia e cola”, com certeza vai perder para seu concorrente que estiver produzindo conteúdo de qualidade.

É claro que as formas de divulgar o conteúdo também contam, né? Hoje no Instagram, por exemplo, o Reels (aqueles vídeos curtos) é a forma de postagem que tem maior alcance. Ou seja, se você quer atingir mais pessoas novas, precisa levar isso em consideração. Já os Stories são ferramentas fundamentais na criação de relacionamento! É preciso entender tudo isso na hora de criar conteúdo.

Como esse conteúdo pode se tornar exponencial com o marketing?

Costumo brincar que é preciso dar o match entre a informação certa para pessoa certa. Vamos imaginar o seguinte: você tem uma churrascaria e criou um anúncio online, mas esse anúncio atingiu 100 pessoas vegetarianas. Qual a chance disso converter?

Para que seu conteúdo se torne exponencial você precisa escolher corretamente o canal, as mídias e a linguagem usada. Também é preciso entender que as redes sociais são canais de relacionamento e entretenimento. As pessoas buscam esses tipos de conteúdo ali. Você, como empresa, precisa ser uma “pessoa” nessas plataformas. É difícil, mas com muito estudo é possível conseguir chegar nesse ponto.

Em que momento você sentiu que o seu hobby havia se tornado no que é hoje a Donna Pixel?

Quando eu começava a trabalhar com um novo cliente meus olhos brilhavam. Batia em mim a coisa de “o que posso fazer para esse cara ganhar mais dinheiro?” e, nessa hora, poderia passar um dia todo traçando estratégias e tendo ideias de como atingir os objetivos dele. Foi nesse momento que decidi fazer disso os 100% do meu dia.

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Até hoje essa etapa me enche de ânimo! Eu ainda sou a pessoa que está à frente de todas as estratégias de todos os clientes da agência. E é muito gratificante ver a coisa tomando forma e acontecendo. Isso me motiva todos os dias!

Quais os principais pilares da agência?

Brincamos aqui que nós não temos só uma empresa, que é a Donna Pixel. Temos várias empresas, porque, cada um dos clientes que chegam a gente cuida como se as redes sociais fossem nossas! Estamos, frequentemente, em busca de melhorias para eles. Além disso, acreditamos muito que sempre podemos fazer mais. Às vezes vejo colegas de profissão falando “nossa, esse tipo de serviço eu não faço não”. E eu penso “mas, gente, por que não?” Se isso vai me ajudar a trazer resultados para meus clientes, por que eu não faria? Nosso estilo de atendimento é muito próximo das empresas. É mais que uma relação empresa – cliente, é realmente parceria.

Os desafios desses ramos são muitos. Quais seriam os maiores em sua visão?

Com certeza são muitos. Hoje tem uma infinidade de ofertas milagrosas na internet. Sabe aquela história de “aumente seu faturamento em x% em 2 meses”? Vejo sempre esse tipo de chamada na internet. Isso não existe! Mas as pessoas acabam chegando na agência com essa expectativa. Um dos maiores desafios é fazer o cliente entender que resultado é algo a ser construído. Construir uma presença digital de confiança é algo que leva tempo e muito trabalho!

Outro desafio é manter-se atualizado nas plataformas, que mudam o tempo todo! Toda hora tem uma nova atualização nas ferramentas e nós, como agência, temos que estar sempre ligados nisso! Tanto eu como meus funcionários, estamos sempre nos atualizando por meio de novos cursos. É fundamental.

Como a agência tem tirado proveito e crescido com esses desafios?

Temos buscado, cada vez mais, entregar um serviço de qualidade para nossos clientes. É imprescindível fazer parcerias para atender todas as necessidades das empresas, concentrando aqui na agência, tudo que nosso cliente pode precisar para atingir os objetivos. Além disso, estamos sempre muito próximos dos clientes. Sempre digo para eles: “depois de você, sou a segunda pessoa que mais precisa entender e conhecer a sua empresa”.

Visibilidade online deve ser a prioridade número um de quem atua no online?

Sim, mas não é só isso. Acredito que a prioridade número 01 das empresas deve ser a construção de relacionamento. Hoje, se você busca um médico, por exemplo, você quer chegar na consulta sabendo como ele trabalha, o que ele pensa, como é a vida dele. É assim que funciona, rola uma coisa de “identificação” na hora de escolher empresas e serviços.

Como obter essa visibilidade num mercado com tantas opções e dispersões?

Diria que é juntando 3 coisas: estratégia + bom conteúdo + ferramentas corretas. Estratégia requer entender onde você quer chegar e quem é seu público. Bom conteúdo vem da pesquisa das dores do seu público e de como você é a melhor pessoa para ajudá-los. E ferramentas corretas é entender qual melhor meio para divulgar o seu conteúdo. Ah, e muita criatividade para produzir algo legal!

Retenção e fidelização seriam as grandes commodities do mundo digital?

Sim! Retenção no quesito da busca pela satisfação do seu cliente. Isso é feito através da análise do comportamento do seu cliente e na adequação do seu produto para ele. A Fidelização é a busca por criar relacionamento entre a empresa e o cliente, transformando-o em promotor de vendas. Lembrando sempre que isso é construído aos poucos, não acontece da noite para o dia.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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