Sua Página
Fullscreen

MT4 vs TradingView: qual é o melhor pra você?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Ferramentas de Análise de Ativos

No mundo do trading e da análise financeira de criptomoedas, de moedas e de outros ativos financeiros, um dos elementos fundamentais para se ter sucesso no trading é a utilização de plataformas de análise de grafismos de alta qualidade.

Neste artigo, vamos comparar duas das mais conhecidas dessas plataformas: a MetaTrader4 MT4 e a TradingView. O nosso objetivo é o de te introduzir aos seus principais pontos fortes e pontos fracos para que as possa experimentar sob alguns critérios de avaliação importantes.

MetaTrader 4, também MT4, é uma plataforma de negociação online que a maioria dos corretores e outros ativos especulativos traders usar para acessar os mercados.

Traders podem fazer login usando suas credenciais de conta de corretor para analisar preços de diferentes ativos e local trades diretamente na plataforma.

TradingView, por outro lado, é uma plataforma de gráficos baseada na web que traders use para rastrear preços de diferentes ativos.

Veja mais abaixo:

Um Comparativo

A principal vantagem de uma sobre a outra é o fato de a MT4 ter acesso direto aos mercados. Porém, e no sentido inverso, a TradingView dispõe de centenas de indicadores comparativos, ao passo que a MT4 dispõe apenas de 40. Não é, de fato, uma escolha fácil.

Também no registro e utilização de ambas existem algumas diferenças significativas: enquanto que a MT4 exige o registro do utilizador num corretor ou no site do criador da plataforma, a TradingView está disponível gratuitamente online, embora disponha também de uma versão paga com mais elementos e serviços.

A grande vantagem para você neste duelo entre plataformas é que nenhuma delas exige que utilize apenas uma. Pode, sem qualquer problema, fazer uso das duas, alternadamente ou em simultâneo, conforme te dê mais jeito. Nestas situações, não há nada como experimentar ambas e decidir qual a que melhor se adapta às tuas necessidades e à personalização da tua atividade.

Ainda assim, vamos assinalar as principais vantagens e desvantagens de cada uma das opções que aqui comparamos, para que possa partir para a fase de experimentação munido de todas as informações relevantes.

MetaTrader4

Vantagens

A primeira e principal vantagem do MT4 face ao TradingView, e que aqui já relatámos, é o acesso direto aos mercados, que te permite poupar tempo e agarrar as melhores cotações, que, como sabemos, são extremamente voláteis, e onde alguns minutos podem fazer a diferença.

Outra das vantagens é o design característico do MT4. Por ser uma das ferramentas deste género mais antigas, tem um design mais antiquado que, apesar disso, é bastante simples e intuitivo de utilizar, tendo já se tornado icónico e quase uma marca própria.

Em terceiro lugar, o fato de o MetaTrader ter sido lançado em 2005 traz os seus benefícios: o software tem vindo a ser continuamente aperfeiçoado, pelo que regista hoje um alto desempenho sob todos os pontos de vista.

Desvantagens

Por outro lado, a principal desvantagem do MT4 é o número significativamente baixo de indicadores comparativos que oferece aos seus analistas. Se para os iniciantes é mais do que suficiente, para os analistas mais avançados é bastante limitado.

Leia ou ouça também:  O que faz e como se tornar um técnico judiciário

Outros inconvenientes do MT4 são o número reduzido de instrumentos, que limita a capacidade de obter gráficos de determinadas conversões, e ainda o fato de disponibilizar apenas 9 termos de comparação temporais homólogos, o que é manifestamente escasso face aos concorrentes.

TradingView

Vantagens

Os principais pontos fortes do TradingView são, sem margem para dúvida, a sua comunidade de utilizadores que se apoia, esclarece e motiva mutuamente através da partilha de histórias e experiências e da resposta às dúvidas e questões dos seus membros; o livre e gratuito acesso ao seu serviço, ainda que numa versão menos sofisticada, mas que permite experimentar a plataforma e perceber se a versão paga merece o investimento; e ainda o fato de ser independente e por isso oferecer um alargado número de pares de conversões e de outros instrumentos de negócio, como obrigações ou matérias-primas.

Desvantagens

É inevitável referir que o fato de não ter acesso direto aos mercados e obrigar os seus utilizadores a utilizar a TradingView para consultas e outras plataformas para negociar é uma desvantagem bastante significativa.

Já também quanto à qualidade do desempenho surgem algumas dúvidas e queixas por parte dos utilizadores, que registam alguma instabilidade na plataforma.

Conclusão

Então, qual plataforma, entre MT4 e TradingView, é a melhor?

O TradingView tem recursos atraentes, como muitos indicadores e ferramentas de desenho, mas o fato de você ter que se inscrever pagando uma taxa para acessar alguns dos recursos é uma desvantagem.

Por outro lado, o MT4 é totalmente gratuito, tem quase todos os indicadores técnicos e ferramentas de desenho gratuitas.

Agora que já te introduzimos aos dois serviços e que já conheces as suas principais características, convidamos-te a experimentar ambos para que possa decidir por você próprio aquele que melhor funciona para você e para uso que deles precisas de fazer.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content