Sua Página
Fullscreen

Saúde mental de colaboradores em xeque

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

A pandemia da Covid-19 foi um gatilho para o aumento dos casos de saúde mental e deu visibilidade para o tema, o que motivou o mundo corporativo a dar uma maior atenção ao assunto, como mostra a pesquisa “Como as Empresas Cuidam da Saúde Mental dos Seus Funcionários”, da Fundação Getúlio Vargas, divulgada em abril, que ouviu 527 profissionais. De acordo com o levantamento, os colaboradores indicaram que necessitam de um apoio holístico no que se refere a saúde mental.

Esse conjunto de ações, que busca trazer benefícios positivos de longo prazo, como maior engajamento e produtividade, já é realizado por muitas empresas no país, como o UnitedHealth Group Brasil, a companhia que controla as operadoras Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Americas. A empresa, regularmente, enfatiza a importância da saúde mental para o bem-estar de todos; incentiva que estigmas e preconceitos sobre essa questão sejam superados e busca fortalecer o apoio a quem precisa. Para isso, disponibiliza uma série de programas para a sua força de trabalho, como o Psicologia Viva, que garante acesso a psicólogos online a qualquer hora, com sigilo e segurança, para obter apoio emocional. De janeiro a julho de 2023, houve 1.015 atendimentos realizados.

As pessoas colaboradoras ainda podem utilizar o Programa Amil Saúde Mental 360º, que oferece cuidado integral para casos mais graves e complexos, com apoio de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Contam também com programas facilitadores de frequência em academias de ginástica. Em todos os meses de 2023, foi superada a marca de 11,1 mil assinaturas ativas desse benefício, com pico no mês de março, quando passou de 12,2 mil. Além disso, o time de Saúde Ocupacional das unidades do UnitedHealth Group Brasil está preparado para acolher as pessoas colaboradoras e apoiá-las nesses cuidados.

E neste mês, dentro da campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio e à conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental, a companhia disponibilizou dois e-books para reforçar o apoio às pessoas colaboradoras e aos seus dependentes: “Cuidando da Saúde Mental dos Profissionais de Saúde”, que destaca a importância da saúde mental para os profissionais da saúde e enfatiza como o equilíbrio emocional e a empatia são cruciais em seu trabalho; e “Aventuras na Terra das Emoções: Cuidando da Nossa Saúde Mental”, que introduz o tema para crianças em uma linguagem adequada.

Leia ou ouça também:  Versão BR completa 21 anos com novas contas

“Fortalecer a saúde mental nos permite resistir melhor às pressões da vida, enfrentar desafios com mais equilíbrio emocional e manter relacionamentos interpessoais mais saudáveis. No UnitedHealth Group Brasil, temos o compromisso de cuidar uns dos outros e promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Buscamos sempre, durante todo o ano, por meio de diversas ações que se complementam, oferecer informações e atividades que visam o autocuidado e o acolhimento, de nós mesmos ou de quem está ao nosso redor, seja na vida profissional ou na pessoal”, destaca Ricardo Burgos, vice-presidente de Pessoas e Segurança Corporativa do UnitedHealth Group Brasil.

Última atualização da matéria foi há 3 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content