Grupo RIC implementa soluções Privacy Tools em busca da adequação com a LGPD
Fundado na década de 1980 pelo empresário Mário Petrelli, o Grupo RIC, conglomerado de mídia brasileiro, possui mais de 500 funcionários e sua sede localiza-se na cidade de Curitiba, Paraná.
Atualmente, o Grupo RIC conta com 7 emissoras de rádio e 4 emissoras de TV em seu portfólio. Essa gama de canais de comunicação abrange formatos para televisão, rádio e revistas, tanto em suas versões impressas quanto digitais.
Garantindo o controle da proteção de dados e a comunicação com os titulares
No mundo da comunicação e da tecnologia, é preciso avaliar a vulnerabilidade das informações para garantir a segurança e a proteção dos dados.
O ganho de controle e a comunicação com os titulares de dados foram os principais motivos para que o Grupo RIC se aliasse à Privacy Tools, cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Segundo Ricardo Araújo, Analista de Negócios da Privacy Tools, “Um dos principais desafios do Grupo RIC era a comunicação com os titulares de dados por conta da quantidade de empreendimentos que eles gerenciam no Paraná, entre eles, a rádio Jovem Pan e TV Record Paraná”.
De acordo com o Data Protection Officer (DPO) do Grupo RIC, Douglas Ivanski da Silva, o início do processo foi destinado aos conhecimentos iniciais da Lei. “Começamos com a adequação jurídica – durante 6 meses – realizando treinamento do comitê e captando os dados e os processos. Após o levantamento, começamos a verificar qual a plataforma que atende melhor a nossa demanda e então escolhemos a Privacy Tools para nos auxiliar no controle desses dados”, esclarece.
A importância da proteção de dados na comunicação
Douglas revela que, no momento, a maturidade dos clientes ainda é iniciante quanto à proteção de dados.
“A cultura do brasileiro é de deixar suas informações públicas nas mídias sociais, eles ainda não têm consciência do poder do dado e do que é feito com esse dado após o consentimento que eles dão”, explica.
O DPO comenta que o maior desafio dentro da área de comunicação é a conscientização sobre a importância da proteção de dados. E por isso, o Grupo RIC faz toda a integração dos novos colaboradores já nessa cultura de proteção de dados.
“É um trabalho que vem pra ficar”
Na visão de Douglas, esses anos foram de muito aprendizado e trabalho diário para se adequar a LGPD. “Não adianta comprar a plataforma e achar que está pronto. É um trabalho diário, mas depois que estiver tudo mapeado, o monitoramento, a adequação de novos processos se tornará algo sólido”.
Case completo: Grupo RIC + Privacy Tools
Sobre Privacy Tools
A Privacy Tools é uma ferramenta de privacidade que visa auxiliar empresas no processo de cumprimento com as obrigações das diferentes legislações, como LGPD e GDPR.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments