Internet via rádio é opção para moradores de zonas rurais
A proporção de brasileiros conectados cresceu de 70% em 2019 para 84,3% em 2023. A informação integra o relatório “Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater”, da Kepios. Segundo o levantamento, o Brasil chegou à marca de 181,3 milhões de internautas.
Paralelamente, dados da pesquisa “Global Overview Report”, também da Kepios, produzido em parceria com a Meltwater e a We Are Social, revelam que a taxa de conexão da população é de 64%. Em 2012, 2,18 bilhões de pessoas do país acessavam a web, número que saltou para 4,95 bilhões em 2022.
“Cada vez mais, a internet conecta pessoas e possibilita o acesso ao entretenimento, educação e trabalho à distância – e ninguém quer ficar de fora”, observa Tiago Salema Pereira, técnico em redes da Multpontos Internet Franca. A empresa atua com internet fibra óptica em Franca, no interior do Estado de São Paulo.
Pereira explica que a internet via rádio, especificamente, permite que moradores de regiões que não são atendidas pela rede cabeada também possam acessar o mundo virtual. Para isso, a modalidade utiliza um par de antenas: uma na torre de transmissão e outra na casa do cliente, permitindo a transmissão e recepção do sinal emitido por ondas.
“Geralmente, as regiões que mais utilizam a conexão via rádio são as áreas rurais, ou seja, imóveis de mais difícil acesso à rede de internet”, afirma o técnico em redes da Multpontos Internet Franca.
Em média, 13 milhões de brasileiros que vivem em zonas rurais não possuem acesso à internet de qualidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) em parceria com Banco Mundial, Bayer, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Microsoft e Syngenta.
“Para quem mora, ou mesmo estuda ou trabalha em residências e empresas localizadas em lugares mais afastados, a internet via rádio oferece conexão frequência 5.8 Ghz de uma boa capacidade de dado”, explica Pereira.
“Para muitos, a internet via rádio é considerada uma alternativa relevante porque oferece uma conexão estável por um custo-benefício atrativo”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://multpontosfranca.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments