Objetos cotidianos ganham protagonismo em exposições paulistas
Presente em praticamente tudo criado pelo ser humano, o design dita como o mundo é percebido pelas pessoas, abrangendo desde a decoração das casas, os produtos de uso pessoal e objetos de uso diário, como talheres e pratos, até obras de arte.
Por todo o Brasil, existem diversos elementos característicos de design, sejam eles propositais ou não, que se tornaram símbolos amplamente reconhecíveis: os tradicionais pisos de caquinhos de cerâmica vermelha; as cadeiras de plástico e mesas de metal dobrável caracterizando os bares de bairro e lanchonetes; as calçadas com mosaicos pretos e brancos em Ipanema. Todos esses designs, enraizados no cotidiano, acabam, por vezes, passando desapercebidos, como é o caso dos filtros de barro, encontrados em casas por todo o país.
Pensando em dar destaque para os tantos produtos importantes que aumentam a qualidade de vida e facilitam as rotinas, além de serem visualmente instigantes, museus e instituições culturais ao redor do mundo, e principalmente em São Paulo, se dedicam a preservar e tornar mais conhecidos tais objetos. Um desses espaços é o Museu da Casa Brasileira, único do país integralmente dedicado a arquitetura e ao estudo das casas e patrimônios nacionais, com um grande acervo dedicado a uma amostra desse design, mostrando as diversas fabricações, estruturas e materiais usados em cadeiras, louças, móveis, entre outros itens domésticos, que compõem casas há décadas. Há anos sediado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o acervo ganhará novo endereço na Vila Mariana, na Casa Modernista, em 2025.
Já o Museu do Objeto Brasileiro é um importante espaço dedicado a preservação de peças de cerâmica, bordados, joias, itens de vestuário de caráter artesanal, com o objetivo de levantar reflexões sobre a identidade cultural brasileira por meio do cotidiano e estabelecer relações entre as diferentes artes.
Também na capital paulista, está em cartaz na Japan House São Paulo uma exposição dedicada a descobrir designs icônicos do Japão: “Design Museum Japan: investigando o design japonês”, traz pesquisas de oito criadores convidados a investigar diferentes províncias nipônicas e reconhecer designs feitos tanto por pessoas comuns, quanto por profissionais de diversas áreas. A mostra fica em cartaz até dia 11 de junho. Mais do que estética, as exposições buscam ressaltar o caráter funcional e identitário do design dentro da cultura.
Serviço:
Museu da Casa Brasileira
Local: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: De terça aos domingos, das 10h às 18h
Mais informações no site.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Museu A Casa do Objeto Brasileiro
Local: Avenida Pedroso de Morais 1216 1234, São Paulo/SP
Horário de Funcionamento: De terça aos domingos, das 11h às 19h
Mais informações no site.
Entrada gratuita.
Japan House São Paulo
Exposição “DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês”
Local: Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
Período: 28 de março a 11 de junho de 2023
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Mais informações no site.
Entrada gratuita.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments