Topedindo adota estratégia de crescimento por aquisições
Uma pesquisa realizada pela KPMG – auditoria independente presente em aproximadamente 150 países do mundo – aponta que as fusões e aquisições de empresas no Brasil, em especial às ligadas a internet e tecnologia da informação, seguem em alta. Somente em 2022, o Brasil registrou mais de 1,7 mil transações desta natureza, a maioria envolvendo compradores e vendedores nacionais. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo o destaque do levantamento que é realizado desde 2023.
No entanto, a realidade irradia para o interior do país. No Sul de Santa Catarina, por exemplo, a empresa Topedindo, nascida da cidade de Criciúma (SC), segue a mesma estratégia de crescimento. Antes atuando apenas com o serviço online de venda de produtos no ramo de food service, a marca se posiciona no mercado como uma investidora em empresas e startups de base tecnológica. De janeiro de 2022 para cá, foram quatro aquisições e um investimento.
De acordo com o sócio da Topedindo, Luís Felipe Cardoso Fabris, a primeira empresa adquirida foi a Polvo Tickets, em janeiro de 2022, para entrar de vez no mercado de eventos. Após, vieram a Folk Sistemas, startup Neexels e a fábrica de software DevInBox. Já neste ano, a empresa investiu na startup Bravura, tornando-se sócia majoritária da máquina inventada por dois engenheiros que produz drinks em 16 segundos. “Sempre procuramos empresas ou startups que tenham a mesma relação com os segmentos que atuamos e com base tecnológica. Dessa forma conseguimos agregar no nosso produto, crescer mais rápido, e aumentar, consequentemente, a equipe e o faturamento”, pontua.
Outra estratégia que foi adotada pela empresa, conta Luís Felipe, é a rapidez ao decidir pelo fechamento de novos negócios. “Acreditamos que o sim ou o não precisa vir muito rápido. Gostamos de otimizar o tempo, de agilizar, mas da forma mais assertiva possível”, diz ele, ao complementar: “conversamos com o empreendedor, vemos se há combinação entre os nossos negócios, se está de acordo com os nossos valores e cultura. Todas as empresas já adquiridas ou investidas tinham um propósito semelhante ao nosso e vieram para somar ao portfólio”.
On-line e off-line caminhando juntos
A Folk Sistemas foi a segunda empresa adquirida, após a Polvo Tickets. Especializada em sistemas de gestão de bares e restaurantes, ela uniu forças à plataforma da Topedindo ainda em 2022. De acordo com o fundador da Folk, Marcelo Michels Alexandre, a partir da aquisição, o produto ampliou a oferta de ferramentas dando ao cliente a possibilidade de organizar e centralizar as informações num só sistema. “Nosso portfólio passa a contemplar soluções on e off-line. A Folk com foco na gestão para o restaurante e a Topedindo em site e aplicativo para o consumidor final, atendendo os lojistas de ponta a ponta”, diz Marcelo. Desde a aquisição, os colaboradores das duas empresas foram unidos no mesmo grupo.
Para o futuro, expectativas são de ainda mais aquisições e crescimento
Atualmente a Topedindo atua na parte de bar, restaurante e eventos, por meio das verticais Topedindo Alimentação, Topedindo Ingressos, Folk Sistemas, Neexels QRCode na Mesa, Máquina de Drink Bravura e fábrica de software DevInBox. A ideia é continuar seguindo a estratégia, fomentando parcerias e oferecendo serviços abrangentes e tecnológicos. “Assim que entramos na operação, entendemos por completo o negócio, organizamos, fazemos a gestão e estruturamos as partes comercial e de tecnologia. Dessa forma conseguimos agregar com conexões, estratégia e operacionalmente”, explana Luís Felipe.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments