Pessoas com graduação ganham mais, aponta Instituto SEMESP
A busca por melhores oportunidades de trabalho, no mercado cada vez mais competitivo, exige melhor formação. Pesquisas recentes, ou uma simples consulta na internet para vaga de emprego, mostram que o curso superior é um requisito básico, diferencial para superar a concorrência, para obtenção de emprego e para ter êxito na carreira que se escolhe.
Um estudo realizado pelo Instituto SEMESP – órgão que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil – aponta o crescimento salarial para aqueles que têm curso superior. A pesquisa foi realizada com cerca de 8.500 alunos e ex-alunos de graduação, e demonstrou que o número de profissionais que recebem salários acima de R$ 5 mil tiveram um crescimento de 135% após a conclusão do curso de graduação.
Para o coordenador de Cursos de Pedagogia e RH da UniPaulistana, professor André Christian Dalpicolo, é visível o interesse de jovens por formação superior em várias áreas. Ele destaca que, diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, cresce também a responsabilidade dos cursos de formação para preparar profissionais que vão atender à demanda atual.
Outro ponto de destaque diz respeito à quantidade de pessoas qualificadas para preencher essas vagas. Um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria sobre demandas futuras por mão de obra e para orientar a formação profissional, revelou que até 2025 o país precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas para ocupações na área da indústria; e desse total, 2 milhões em formação inicial. Paralelamente, outro estudo do Banco Mundial, sobre cursos tecnológicos, mostra que o egresso de graduação tem melhor desempenho no mercado de trabalho do que os que não concluíram a graduação.
O estudo volta a ser relevante para obter uma carreira de sucesso: “Como professor, é recompensador ver o reconhecimento real do estudo de meus alunos pelo mercado de trabalho”, diz André.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025Skype: acabou-se o que era doce
maio 5, 2025O fechamento de lojas Subway nos EUA
abril 30, 2025Agrishow 2025: bilhões no interior paulista
abril 28, 2025Philip Morris: 10 anos sem fumaça
abril 25, 2025A integração digital dos supermercados
abril 6, 2025MiQ e a publicidade programática na AL
março 30, 2025EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments