Especialistas em marketing participam de congresso em SP
Entre os dias 9 e 11 de maio, centenas de prefeitos e autoridades do estado de São Paulo se reuniram em Ribeirão Preto para o 65º Congresso Estadual de Municípios para tratar das principais questões envolvidas na administração pública no estado de São Paulo.
Na mesa que pautou o marketing político, direito eleitoral e comunicação pública, o estrategista de marketing e neurocientista David Silva (sócio-proprietário da agência de digital de neuromarketing Rumon, com atuação em todo o estado de São Paulo) apresentou em sua palestra uma importante relação existente entre marketing político e campanhas publicitárias de utilidade pública.
Nas últimas eleições municipais ocorridas em 2020, as taxas de reeleição de prefeitos foram as maiores desde sua autorização por emenda constitucional. Foram mais de 2.200 políticos, quase 70% do total, que mantiveram seu cargo.
Para David Silva, dentre todos os serviços públicos dentro de uma cidade, só existe um serviço com capacidade de impactar 100% da população, ou seja, a comunicação. “A comunicação pública tem um impacto decisivo no resultado do marketing eleitoral. […] Muda a vida do governante na próxima eleição”, afirmou em sua fala no Congresso.
Ainda durante sua apresentação, a última sobre Marketing Eleitoral, demonstrou estudos de casos que comprovam a eficácia de estratégias de comunicação, para transformar promessas eleitorais em marcas públicas fortes. Como, por exemplo, a campanha do Dia Nacional da Família na Escola, promovida pelo Governo Federal em parceria com a ADAG Comunicação, durante o mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso. Desde 1995 até 2020, o projeto esteve relacionado à queda na evasão escolar, levando mais de dois milhões de estudantes para as salas de aula.
O Congresso Estadual de Municípios é organizado pela APM – Associação Paulista de Municípios, entidade presidida por Fred Guidoni, e contou nesta 65º edição com a presença do Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas e do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, entre outros políticos de grande relevância no estado.
Participaram do evento nomes como Pablo Nobel, estrategista responsável pela campanha do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e Silvio Salata, advogado e professor de Direito Eleitoral. Além deles, o congresso contou com participações do Cientista Político Kleber Santos, do Consultor Político Giuliano Salvarani e da Jornalista Denize Gurgel, além dos advogados Ricardo Vita Porto, Renato Ribeiro de Almeida, Flávio Henrique Costa Pereira.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments