Setor têxtil encontra novas formas de empreender
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento conta com mais de 22 mil empresas produtivas formais, é o 2º maior empregador da indústria de transformação no Brasil e, ainda, segundo a entidade, é a maior cadeia têxtil do Ocidente, englobando uma cadeia produtiva que vai desde a fabricação do algodão até as vendas dos produtos, além de abranger importantes desfiles de moda.
Esses números se refletem nas vendas. Uma pesquisa da Visa Consulting & Analytics apontou o crescimento acima de 16% nas compras de vestuário no ano passado. Reforçando a tendência, o portal E-commerce Brasil listou os produtos mais vendidos on-line no primeiro bimestre de 2023 e a categoria Moda e Acessórios ficou atrás apenas de Eletrônicos e Tecnologia.
Diante deste cenário, dentre as diversas modalidades de atuação no setor têxtil, uma das possibilidades encontradas por empreendedores é atuar em todas as fases da cadeia produtiva, da fabricação à venda nas plataformas on-line. É o caso da Kessler, empresa de moda masculina de luxo, fundada em 2016. João Otávio Moretti, CMO da empresa, falou sobre os desafios enfrentados neste modelo de negócio.
Como vê a tendência de empreendedores atuando em negócios que contemplem toda a cadeia produtiva do produto, da fabricação à venda em plataformas digitais?
A cadeia produtiva no setor têxtil é complexa e demanda uma atenção meticulosa para assegurar uma experiência impecável ao consumidor final que realiza suas compras on-line. Nesse contexto, assumimos total responsabilidade sobre todo o processo, desde a produção com controle de alta qualidade com custos otimizados até a entrega ao cliente.
As lojas on-line que vendem moda e produzem têm um sucesso maior, pois conseguem reproduzir seus produtos que mais vendem e ter mais profundidade de estoque sem depender de um fornecedor que produz coleções e para de fabricar o produto depois da estação.
Quais os desafios e as vantagens de atuar dessa maneira?
O tempo que leva para desenvolver e fabricar os produtos e o custo total da cadeia é bem maior do que você comprar direto de um fornecedor. Para fabricar uma camiseta como a da Kessler, nós levamos até 45 dias, pois existem muitos processos e revisões de qualidade.
Porém, você não fica refém de seu fornecedor e consegue baixar em até 50% o preço de custo do produto. Nós perdemos tempo e orçamento para uma fabricação grande e ganhamos com um produto de maior qualidade e mais lucrativo.
Quais são as especificidades de atuar no mercado têxtil desse modo?
A cadeia completa vai desde a compra do fio de algodão até a lavanderia que faz o acabamento nas camisetas. Então, é necessário saber todo o processo produtivo e também ter os prestadores de serviço certos que conseguem entregar um produto de qualidade. Na Kessler nós temos um tecnólogo em Produção Têxtil que é nosso gerente de produção e garante todo o processo de fabricação das nossas camisetas.
Sobre a Kessler
Fundada em 2016 em Balneário Camboriú, a Kessler atua com foco na moda masculina de luxo minimalista. Com mais de R$ 3 milhões de faturamento, a empresa conta com processo produtivo 100% nacional e tem como seu único produto importado o foi de algodão Pima, de origem peruana, de fibras mais longas e resistentes.
Com seu e-commerce lançado em 2019, a marca projeta a realização de vendas em multimarcas e abertura de pop-up stores e quiosques em shoppings centers, com o objetivo de ampliar a oportunidade de clientes experimentarem os produtos pessoalmente.
Para mais informações, basta acessar: www.kesslerclothing.com.
Última atualização da matéria foi há 3 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments