Aplicativo alerta usuários sobre pagamento de licenciamento
A cada ano, proprietários de veículos em todo o país se preparam para cumprir suas obrigações fiscais. Uma das principais exigências é o licenciamento, um procedimento necessário para que um veículo possa circular legalmente nas vias públicas. Com o início do calendário de pagamento do licenciamento de veículos de 2023, é essencial compreender as nuances dessa taxa e as implicações caso ela não seja devidamente quitada.
O licenciamento veicular anual teve um aumento de 7,1% no estado de São Paulo em 2023. A taxa, que é obrigatória, passou de R$ 144,86 para R$ 155,23 neste ano. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), o reajuste é baseado no valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).
O diretor de Digital e Inovação da Estapar, André Brunetta, explica que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento são coisas diferentes, mas que estão relacionadas. “O IPVA é o imposto que todo proprietário de veículos automotores deve pagar ao estado em que o bem está registrado. Por isso, o valor do pagamento varia de acordo com a alíquota definida em cada estado sobre o preço de venda do automóvel”, disse.
Segundo Brunetta, o licenciamento é a taxa que todo proprietário de veículo precisa pagar anualmente para renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que é o documento do carro. “São pagamentos distintos, portanto, mas que estão relacionados porque não é possível obter o licenciamento do veículo se o IPVA e todas as multas não estiverem quitados”, esclarece.
O diretor da Estapar ressalta que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa nesse caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Até 2016, o veículo também era guinchado, gerando ainda mais gastos, como o da própria remoção e do estacionamento nos pátios da autoridade de trânsito. “Mas hoje isso só acontece se o automóvel apresentar algum risco, como a falta ou mau estado de funcionamento de itens de segurança”, explica.
Atualmente, existe uma proposta em tramitação no Congresso Nacional que poderia trazer mudanças significativas no pagamento do licenciamento. O Projeto de Lei PL 365/2023, em análise no Senado, tem como objetivo extinguir a cobrança dessa taxa. O argumento por trás dessa proposta é o fato de que o antigo CRLV físico, feito em papel moeda, foi substituído pela versão digital (CRLV-e). Caso o Projeto de Lei seja aprovado, os motoristas deixariam de pagar a taxa de licenciamento de veículos.
Brunetta destaca que alguns aplicativos, como, por exemplo, o da Zul Digital, podem auxiliar no processo de quitação. “O Zul+ alerta todos os usuários cadastrados sobre os prazos para o pagamento do IPVA e do licenciamento, para que ninguém perca o prazo e tenha que gastar mais do que o necessário com juros e multas. Pelo app também é possível consultar rapidamente todos os débitos e ainda pagar tudo isso à vista com Pix ou em até 12 vezes no cartão de crédito”, salienta.
O diretor da Estapar acrescenta que o motorista ainda pode pedir a emissão do CRLV digital e carregar o documento no celular, para usar mesmo que esteja sem internet. “Quem tem mais de um veículo pode ter todos os documentos no app e, para quem divide o automóvel, também é possível carregar o CRLV em mais de um aparelho”, afirma.
Para mais informações, basta acessar: www.zuldigital.com.br
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments