IA pode contribuir para o futuro do rádio
A Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia que possibilita que máquinas e programas de computador executem tarefas complexas e tomadas de decisão com autonomia, reproduzindo um padrão de comportamento humano. Nos últimos meses, ela tem ganhado ainda mais destaque na mídia e nas rodas de conversa, mas esse tipo de tecnologia já existe há alguns anos e está muito presente no dia a dia das pessoas – às vezes sem ser notada -, como no mecanismo de reconhecimento facial usado para desbloquear a tela de um smartphone.
No entanto, a criação do ChatGPT, iniciativa da empresa OpenAI, no final do ano passado, lançou holofotes sobre o potencial da Inteligência Artificial para impactar as mais diversas áreas da economia e da vida social humana. Esse evento aparentemente inaugurou uma era marcada por uma escalada crescente da implementação da IA. Estima-se que o mercado global de inteligência artificial movimente US$ 185,17 bilhões até 2026.
Entre os muitos segmentos da sociedade impactados pela IA está o rádio. Recentemente, o serviço de streaming de música Spotify divulgou um recurso inédito para moradores dos EUA e do Canadá: um “robô DJ” que faz comentários sobre músicas e artistas que o usuário esteja ouvindo, tal como um locutor de rádio. Já a empresa norte-americana Futuri desenvolveu uma plataforma de rádio produzida por um sistema de inteligência artificial: este analisa as principais notícias do momento e, com base nelas, cria um script para um programa radiofônico, que é lido por vozes artificiais.
Com tantas mudanças tecnológicas, então, qual será o futuro do rádio? Fábio Seerig Maus, CTO da Audiency Brasil Tecnologia, que desenvolveu uma plataforma que faz o monitoramento do sinal de emissoras de rádio em tempo real e o checking de mídia em rádio, acredita que, ainda que tenha pela frente alguns desafios, o rádio se manterá relevante no cenário da mídia. “Isso se deve ao fato de que o rádio oferece uma experiência auditiva única, conectando-se de forma pessoal e íntima com os ouvintes. Além disso, o rádio continua sendo uma opção de fácil acesso, principalmente em áreas onde a internet pode ser limitada.”
Segundo Seerig, a inteligência artificial possibilitará às estações de rádio explorar novas maneiras de aprimorar a interação com o público, incorporando mais tecnologia em suas transmissões. “Por meio de algoritmos inteligentes, as rádios podem oferecer uma experiência mais personalizada aos ouvintes, o que ajuda a cativá-los e a mantê-los engajados”, ressalta.
O profissional explica que a IA pode coletar dados relacionados à preferência do ouvinte, como histórico de reprodução, músicas e gêneros favoritos, e, baseando-se nessas informações, recomendar uma diversidade de conteúdo que seja interessante para ele.
“Com a incorporação de tecnologia e inovações, o rádio tem a oportunidade de se reinventar e de alcançar um público muito maior. Ao adaptar-se às necessidades e às preferências dos ouvintes, o rádio pode permanecer relevante e continuar sendo uma fonte confiável de informação, entretenimento e música mesmo na era da inteligência artificial”, conclui.
Para saber mais, basta acessar: https://audiency.io/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments