Por que registrar desenhos industriais e patentes no INPI?
Há cinquenta e três anos, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Entre os serviços realizados pela autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia desde sua fundação, em 1970, estão os registros de marcas e desenhos industriais.
Além disso, o órgão é responsável pelas indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Após investir no desenvolvimento de produtos, cabe às empresas de diversos portes e segmentos fazer o registros dos desenhos industriais e patentes junto ao INPI.
De acordo com Samuel Simões, sócio da SSIMÕES Propriedade Industrial – escritório responsável pela gestão da propriedade industrial da empresa no Brasil e no mundo -, a Hidrolight do Brasil é a empresa do seu segmento que mais possui registros de desenhos industriais e patentes junto à autarquia
Rafael Borges, CEO da Hidrolight, empresa que atua com ortopedia e artigos para esporte e reabilitação, conta que o empreendimento tem sido proativo na proteção de suas criações, registrando desenhos industriais e patentes junto ao INPI. Para ele, a estratégia tem sido fundamental para garantir a exclusividade e a segurança das inovações.
“O registro de desenhos industriais assegura a proteção das características ornamentais e estéticas dos produtos, conferindo uma identidade visual única”, afirma Borges. “Já as patentes protegem as invenções e os processos inovadores desenvolvidos pela empresa, garantindo-lhe o direito exclusivo de explorá-los comercialmente”, completa.
O empresário ressalta que a estratégia de proteção da propriedade industrial permite à Hidrolight preservar o seu diferencial competitivo no mercado, impedindo que terceiros copiem ou reproduzam suas inovações sem autorização. “Além disso, os registros de propriedade industrial fortalecem a imagem da empresa perante os consumidores, transmitindo confiança, qualidade e originalidade”.
Borges acredita que, ao investir na proteção de seus ativos intangíveis, a Hidrolight resguarda seus direitos de propriedade e estabelece uma base sólida para o seu crescimento. A empresa tem a liberdade de explorar suas inovações com tranquilidade, sem o receio de ser prejudicada por práticas desleais ou concorrência desleal.
“A gestão adequada da propriedade industrial coloca o negócio em uma posição estratégica no mercado internacional. Com registros de sua marca e de alguns de seus designs em diferentes países, a empresa pode expandir suas operações e explorar novos mercados com segurança jurídica – o que vem ocorrendo junto ao mercado norte-americano, onde a Hidrolight vem aumentando sua participação gradualmente”, afirma.
Por que investir na proteção da propriedade industrial?
Camila Borges, sócia e diretora de marketing da Hidrolight do Brasil SA, considera que a Hidrolight do Brasil, ao aliar uma cultura de inovação à proteção da propriedade industrial, demonstra um compromisso com o seu crescimento sustentável e sua posição de liderança no segmento de fabricação de órteses.
“O negócio se mantém atento às tendências e às necessidades do mercado, desenvolvendo soluções inovadoras e garantindo a exclusividade e o reconhecimento de suas criações”, pontua.
A sócia da Hidrolight acrescenta que a empresa reconhece a importância da proteção da propriedade industrial como um fator estratégico para que o negócio seja bem-sucedido, bem como o posicionamento da marca como destaque no segmento. Com isso, a empresa busca garantir a exclusividade de suas inovações, estabelecendo uma base sólida para o crescimento e fortalecimento de sua posição no mercado.
Para mais informações, basta acessar: https://hidrolight.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments