Após post sobre pai analfabeto, filha se torna TEDx Speaker
Em 2016, Micarla Lins compartilhou uma mensagem em seu perfil pessoal no Facebook que acabou repercutindo entre os internautas brasileiros. O post era um relato sobre a emoção de receber uma mensagem escrita de seu pai pedindo desculpas por não saber escrever, mas expressando seu amor. Sete anos depois, a então estudante se tornou palestrante TEDx e internacional.
O post com a captura de tela da mensagem do pai recebeu mais de 300 mil curtidas e foi compartilhado outras 66 mil vezes. Na legenda, Micarla questionou os leitores: “Quantas vezes você já se dispôs a ajudar alguém a ler? Quantas vezes você já se ofereceu para ensinar alguém a escrever?”, incitando uma reflexão.
A jovem, nascida no Recife e criada em São Gonçalo, Rio de Janeiro, fala sobre o preconceito e a falta de empatia em relação às pessoas que não sabem escrever e aborda questões como a falta de oportunidades. “Espero poder usar meu privilégio para evitar que meu pai passe por esse tipo de piada. Estou cansada, é hora de vocês aceitarem que nem todos têm as mesmas oportunidades”, escreveu Micarla na legenda.
Superando adversidades
O que ninguém sabe é que, na época, a jovem enfrentava uma profunda depressão. “Meus pais são nordestinos que migraram em busca de uma vida melhor. Meu pai é praticamente analfabeto, minha mãe concluiu o terceiro ano do ensino fundamental durante a pandemia, em um programa de supletivo. Saí de casa aos 18 anos para cursar a faculdade e buscar uma vida melhor, mas me deparei com diversas dificuldades”.
Após a repercussão do post, Micarla Lins decidiu estudar comunicação. “Tornei-me campeã de oratória, sendo uma das primeiras mulheres brasileiras a vencer um torneio nas categorias ‘oratória’ e ‘argumentação’. Também fui uma das primeiras mulheres a ser convidada para integrar o corpo de jurados do Campeonato Mundial de Debates em Espanhol e a ser palestrante TEDx”, revela.
Atualmente, Micarla Lins é empresária, mentora de comunicação e especialista em oratória para mulheres, pois acredita que é possível desenvolver todo o potencial e a voz feminina. “Nós, mulheres, falamos pouco, somos mais inseguras, nos cobramos mais e ocupamos menos cargos de liderança. Portanto, acredito verdadeiramente que, por meio da comunicação, qualquer mulher pode alcançar tudo o que deseja: cargos mais elevados, aumento de salário, mais autoridade, visibilidade e maior presença política. Para isso, precisamos nos comunicar de maneira clara e assertiva”, conclui Lins.
“Desde o post sobre meu pai não saber escrever que me ama, continuo defendendo que saber escrever corretamente não tem nada a ver com a nova comunicação que é o ser entendido e se expressar com emoção, apesar das regras gramaticais”, afirma.
Nas redes sociais, a TEDx Speaker e palestrante internacional compartilha conhecimentos e questionamentos em seu perfil @micarla.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments