Papa Francisco: uma voz progressista na igreja
Papa Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Flores, um bairro de Buenos Aires. Na sexta série, ele estudou na escola Wilfrid Barón de los Santos Ángeles, uma escola dos Salesianos de Dom Bosco, em Ramos Mejía, Província de Buenos Aires.
Quando tinha 21 anos, Papa Francisco sofreu de uma pneumonia grave e três cistos. Logo em seguida, ele teve parte de um pulmão removido em uma cirurgia. Papa Francisco lecionou Literatura e Psicologia no Colegio de la Inmaculada Concepción, um colégio em Santa Fé, de 1964 a 1965.
Francisco é um apoiador de longa data do clube de futebol San Lorenzo de Almagro. Ele também é fã dos filmes de Tita Merello, do neorrealismo e das danças de tango, com um apreço pela música tradicional da Argentina.
O Papa encontrou sua vocação para o sacerdócio enquanto estava a caminho de celebrar o Dia da Primavera. Ele passou por uma igreja para se confessar.
Em 1992, Papa Francisco foi nomeado Bispo Auxiliar de Buenos Aires e foi consagrado em 27 de junho de 1992 como bispo titular de Auca. No início de seu tempo como arcebispo de Buenos Aires, Papa Francisco vendeu as ações do arcebispado em vários bancos e transformou suas contas em contas de cliente normal em bancos internacionais.
Em 8 de novembro de 2005, Francisco foi eleito presidente da Conferência Episcopal Argentina para um mandato de três anos (2005-08).
Francisco foi objeto de alegações relacionadas ao sequestro de dois padres jesuítas, Orlando Yorio e Franz Jalics, pela Marinha em maio de 1976, durante a Guerra Suja da Argentina. Em março de 2013, 21 padres católicos britânicos e membros do Parlamento de todos os partidos pediram ao Papa Francisco que permitisse que homens casados na Grã-Bretanha fossem ordenados como padres.
Em janeiro de 2014, Papa Francisco disse que nomearia menos monsenhores e apenas atribuiria honras aos degraus mais baixos dos três cargos de monsenhor que ainda existem.
Em 11 de janeiro de 2021, Papa Francisco permitiu que bispos instituíssem mulheres nos ministérios de acólito e leitor, cargos que antes eram reservados apenas para homens.
Francisco foi designado pelos cardeais eleitores para resolver as questões financeiras do Vaticano após os escândalos durante os papados do Papa Bento e do Papa João Paulo II. O patrimônio líquido de Papa Francisco pode não ser muito considerando seu status e nome, mas ele vive uma vida humilde. Ao calcular o patrimônio líquido de Papa Francisco, levamos em conta seus investimentos privados, propriedades, investimentos imobiliários, carros de luxo possuídos, etc. Nos próximos anos, estima-se que o patrimônio líquido de Papa Francisco cresça a uma taxa de 62%. Como chefe da Igreja do Vaticano, Papa Francisco é elegível para um salário anual de US$400.000 como chefe da Igreja do Vaticano. No entanto, grande parte desse valor é doado para os pobres e para a educação das crianças. Além disso, Francisco possui fundos fiduciários e recebe renda de investimentos gerenciados pela Autoridade de Investimentos do Vaticano.
Ao longo dos anos, muitos empresários ricos e católicos devotos presentearam o Papa Francisco com diversos carros de luxo, mesmo antes de ele se tornar o líder da Igreja do Vaticano. Estima-se que o patrimônio líquido do Papa Francisco seja de US$16 milhões.
Francisco é o chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 2013. Seu nome de batismo é Bergoglio. Quando era jovem, Francisco trabalhou como segurança e zelador antes de se capacitar como químico. Apesar de sua posição progressista em muitas questões, como a justiça social e a proteção ao meio ambiente, Francisco mantém as visões tradicionais da Igreja em relação ao aborto, ao celibato clerical e à ordenação de mulheres.
O Papa também é conhecido por sua abordagem mais inclusiva e compassiva em relação às questões controversas, como a relação da Igreja com a comunidade LGBTQ+ e a proteção do meio ambiente. Ele tem enfatizado a importância da misericórdia, do diálogo e da compreensão em questões complexas e desafiadoras enfrentadas pela Igreja e pela sociedade, em geral.
No entanto, o papado de Francisco também enfrentou críticas e desafios. Alguns o criticaram por suas posições progressistas, considerando-as muito liberais em relação à tradição da Igreja Católica. Ele também enfrentou críticas e desafios em relação à forma como a Igreja lida com casos de abuso sexual clerical, com algumas vozes argumentando que ele não fez o suficiente para abordar a questão de forma efetiva.
Apesar dessas críticas, o Papa Francisco continua sendo uma figura proeminente e influente na Igreja Católica e na cena global. Sua abordagem progressista em questões sociais e políticas, seu compromisso com a justiça social e sua dedicação aos menos afortunados têm ressonado em muitos fiéis e não-fiéis em todo o mundo. Ele é amplamente considerado como um líder que busca promover a compreensão, a tolerância e a paz entre as religiões e culturas, sendo uma voz importante em questões globais como a migração, a pobreza e as mudanças climáticas.
Francisco também tem usado sua posição para se envolver em diálogos inter-religiosos e promover a paz em regiões conflituosas do mundo, como o Oriente Médio e a América Latina. Ele tem feito apelos constantes para a promoção do diálogo, da reconciliação e da solidariedade entre as nações, buscando construir pontes e promover a compreensão mútua.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments