A rede de talentos globais Andela pisa no acelerador
A Andela, rede de talentos global que ajuda empresas a construírem times remotos de engenheiros de TI, quer atrair ainda mais profissionais do Brasil e da América Latina para a sua base. Atualmente, a companhia de origem africana, possui em sua rede engenheiros de mais de 85 países, em seis continentes, oferecendo aos seus clientes acesso a uma rede verdadeiramente global de profissionais.
A aposta no Brasil se deve ao grande interesse dos engenheiros latino-americanos. Desde abril 2021, a Andela notou um crescimento significativo na América Latina, dobrando o número de engenheiros no Brasil, triplicando seu alcance no México e quadruplicando na Argentina. Embora o mercado da América Latina continue a apresentar crescimento exponencial, o resto do mundo não vê sinais de desaceleração. As inscrições de engenheiros qualificados fora da África aumentaram significativamente e a empresa já recebeu inscrições de engenheiros em mais de 170 países até o momento.
“A missão de Andela é conectar o talento com a oportunidade. Essa expansão sempre fez parte do nosso roteiro de longo prazo e estamos animados porque o mundo está pronto para isso. Quando começamos a convidar desenvolvedores de toda a África para se inscrever no ano passado, mais do que dobramos o número de países representados. Já estamos vendo esse efeito em novas regiões e animados para receber novos talentos em nossa comunidade em crescimento. O futuro do trabalho é agora, e esta expansão continua”, diz Jeremy Johnson, CEO da Andela.
A operação da Andela no país está a cargo do brasileiro Alvaro Oliveira, que ocupa a posição de EVP de Talent Operations. “A Andela possui a expertise de pensar no trabalho remoto global, tornando a experiência assertiva, prática e agradável tanto para o cliente, como para o engenheiro. O trabalho com tecnologia é plural, a intenção é sempre trazer a oportunidade para talentos de todas as raças, culturas e crenças. Como brasileiro, acredito no potencial dos talentos do país para estarem em empresas de tecnologia ao redor do mundo”, conta o executivo.
Ao se tornar global, a Andela oferece aos clientes maior diversidade, um fator importante para a inovação e o crescimento das empresas, segundo estudo da McKinsey1. Os clientes da Andela têm mais flexibilidade para formar equipes diversas além das fronteiras de seus países, conjuntos de habilidades, fusos horários e culturas. O futuro do trabalho remoto é global e a Andela fornece o elo vital para o talento onde quer que ele esteja.
Dana Lawson, VP de Engenharia do GitHub confirma: “Como uma empresa na área de ferramentas para desenvolvedores, muitos de nós estamos tentando entrar nas áreas do mundo (Sudeste Asiático, América Latina e África) de onde os desenvolvedores emergentes estão surgindo para que possamos entender melhor suas necessidades. Ter uma presença local com um talento incrível é muito valioso para a construção de um produto global”.
“Vimos um crescimento exponencial e interesse de engenheiros de toda a África, que desejam trabalhar com algumas das empresas mais interessantes do mundo com foco em tecnologia. Aumentar nossa rede de talentos da África para incluir mais mercados, é uma proposta única e continuamos a combinar talento com oportunidade, além das fronteiras geográficas. Nossa globalização aumentará ainda mais nossa pegada, criando mais oportunidades para a Andela mostrar a visibilidade das capacidades dos engenheiros do continente”, diz Martin Chikilian, Head of Talent Operations da Andela.
Da África para o mundo
A Andela foi lançada em 2014 para resolver um desafio global: o talento é distribuído uniformemente, mas a oportunidade não. Assim, a Andela surgiu para conectar engenheiros de software sênior avaliados a oportunidades globais de trabalho remoto. Desde a sua criação, já captou mais de US$ 180 milhões de investidores internacionais e panafricanos, incluindo Generation Investment Management, Chan Zuckerberg Initiative, GV e Spark Capital, Serena Ventures, CRE Venture Capital e TLcom Capital. Entre seus clientes estão grandes nomes como Cloudflare, GitHub, viabomCBS e Women Who Code.
Além disso, a empresa continua a oferecer oportunidades de capacitação por meio da Andela Learning Community (ALC), que já treinou mais de 77.000 engenheiros até o momento. No entanto, as empresas mantêm a tendência de buscar por engenheiros mais experientes e a expansão é um reflexo dessa realidade.
“A Andela está focada em criar mais oportunidades de emprego, independentemente da localização geográfica dos profissionais, por isso continuará a investir em veículos escaláveis de cultivo de talentos”, explica Alvaro Oliveira, que indica aos profissionais de TI brasileiros que se cadastrem gratuitamente no site da Andela para acompanhar as oportunidades: https://andela.com/
Sobre a Andela:
Andela é uma rede global de talentos que conecta empresas com engenheiros remotos avaliados em mercados emergentes. Centenas de empresas como GitHub, Cloudflare e ViacomCBS utilizam a Andela para ampliar suas equipes de engenharia de forma rápida e econômica. Uma organização distribuída que abrange quatro continentes, Andela é apoiada por investidores, incluindo Generation Investment Management, Chan Zuckerberg Initiative, Spark Capital e Google Ventures.
*Com participação do jornalista Roberto Bastos.
Última atualização da matéria foi há 2 meses
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments