As toneladas de celulose da Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil acaba de atingir 16,5 milhões de toneladas de celulose produzidas no período de 10 anos, adiantando a produção que era prevista para ser atingida em 11 anos. Este resultado posiciona a companhia como um destaque global em produtividade, fato atribuído ao modelo de gestão adotado pela empresa, em que possibilitamos autonomia aos colaboradores, e ao preparo que a indústria recebeu desde sua concepção para upgrades de tecnologia, à medida em que avançassem.
Nossa planta, originalmente concebida para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano, vêm desde 2014 registrando altas de produtividade, acima da capacidade nominal. Prestes a celebrar 10 anos de vida, a fábrica está operando 20% acima do esperado, resultado de sua eficiência operacional, que é destaque no setor.
Entre os atributos operacionais, vale destacar a preservação dos equipamentos e da planta, desde sua concepção, o que contribuiu muito para esse resultado. O ciclo de eficiência da companhia evoluiu em tecnologia e, atualmente, com uso de Inteligência Artificial, conseguimos prever revisões de maquinários e reduzir a quantidade de materiais e insumos, resultando em menos custo na fabricação da celulose.
Graças a essa economia, temos mais possibilidade de investir em pessoas, treinamento e em processos que ampliam a produção. Diante do que alcançamos até aqui, estou confiante de que fecharemos o ano de 2022 com a inédita produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose.
Como funcionário número 1 da Eldorado Brasil Celulose, e tendo feito parte dessa trajetória, agradeço a cada um dos colaboradores da companhia que a fizeram crescer nestes 10 anos de atividade. São as pessoas que, juntas e olhando para um mesmo objetivo, permitem à Eldorado atingir todos os objetivos que almeja.
Sobre a Eldorado Brasil:
A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com mais de 250 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas (MS), a companhia opera além da fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano e uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia. A Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Do total de celulose produzida, cerca de 90% são exportadas para os principais mercados consumidores no mundo. Em Santos, está construindo um dos maiores terminais portuários multimodais da América Latina, com previsão de inauguração em 2023.
*Com participação do executivo Carlos Monteiro.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments