Decoração de Natal: saiba como harmonizar a mesa

Todo ano é a mesma coisa: junto do esperado mês de dezembro vem também aquele espírito natalino que é tão cativante, encantador e que acende o corações nessa época do ano. Para algumas pessoas, as festas de fim de ano são coisa séria, e a tradicional, marcante e insubstituível mesa de Natal recebe uma composição de tirar o fôlego e brilhar os olhos de todas as pessoas que estão envolvidas nesse grandioso ritual. Se você faz parte dos que querem arrasar nesta ceia, confira as dicas a seguir.

Comece fazendo um checklist dos itens que são essenciais e que podem estar faltando na sua casa, como: toalha de mesa, jogos americanos, sousplat, louças, talheres, taças, guardanapos, centro de mesas, velas, enfeites, etc.

Isso pode te ajudar a lembrar daquele adereço perdido que cairia bem ou de alguma peça que precisa ser substituída.

Toalha de mesa

Aqui vai uma dica fundamental: meça sua mesa. É bastante comum não saber o tamanho exato que a mesa de jantar tem e isso acaba causando alguns problemas na hora de comprar uma toalha; afinal, não pode ser muito grande ou pequena demais. Dito isso, é hora de partir para a escolha da estampa. Abuse das cores sólidas, pois elas ornam bem com qualquer decoração e concedem um ar moderno para a composição.

Sousplat ou jogo americano

Se a intenção é deixar a mesa à mostra, é preciso garantir a proteção do móvel contra o calor ou a umidade. Para isso, o sousplat ou o jogo americano entram em cena, e você pode escolher entre os mais variados materiais, seja ele de tecido, crochê, bambu ou plástico.

Louças

Elas são o brilho da noite e recebem grande parte do destaque para quem aposta em toalhas mais simples. Os modelos temáticos fazem sucesso e podem conceder mais graça e alegria para a decoração, mas, se você faz o tipo que prefere algo mais neutro, as louças brancas podem ser grandes aliadas, pois combinam com tudo.

Talheres

Uma mesa bem posta conta com os talheres nas posições corretas, ou seja, de acordo com o uso. Colheres de sopa e facas com a lâmina voltada para o prato ficam sempre ao lado direito; garfos, do lado esquerdo; e talheres de sobremesa, acima do prato.

Centro de mesa

Não poderia faltar, é claro, a cereja do bolo da decoração de Natal. O centro de mesa é a estrela da noite e merece toda a atenção. Seja um castiçal com lindas velas, enfeites de Natal, pinhas decoradas, vasos com flores ou pequenos ramos de plantas, pisca-pisca, tudo vale – basta ter bom senso para não exagerar.

O maior aliado para quem quer fazer uma mesa bem decorada neste Natal é se inspirar no clima exalado pela comemoração e experimentar diferentes ideias até encontrar a própria harmonia.

Compartilhar:
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content