Fintech prevê uma receita de 300 milhões de reais
Apesar do recente crescimento, o mercado de crédito imobiliário brasileiro ainda é incipiente em comparação com economias desenvolvidas. O Brasil possui ~10% de penetração do PIB em crédito imobiliário, enquanto os EUA, por exemplo, chegam a 60% do mesmo indicador. Uma das principais diferenças entre os dois mercados é a presença do Seguro de Recebíveis Imobiliários (ou Mortgage Insurance), que é obrigatório para qualquer financiamento de imóveis com Loan to Value acima de 80% nos EUA. Inexistente no mercado brasileiro, o seguro chega pela insurtech AVLA, única seguradora a operar o produto na América Latina.
A primeira apólice emitida foi feita em parceria com a Creditú, fintech parte do Grupo AVLA e a expectativa é que a modalidade atinja R$300 milhões de capital segurado já para este ano.
O Seguro de Recebíveis Imobiliários é um produto que resguarda os investidores de instrumentos de dívida com garantia imobiliária, Pessoas Físicas ou Jurídicas, como CRIs e FIDCs, por exemplo.
O seguro protege o investidor em caso de inadimplência do cliente financiado, permitindo que os créditos sejam originados com condições mais atrativas para os clientes financiados (taxas de juros, prazo, LTV…) e com uma melhor percepção de risco pelo investidor.
“O nosso seguro é voltado para os investidores, onde garantimos o risco de crédito das operações. Caso o cliente pessoa física não consiga pagar as mensalidades do financiamento a AVLA fica responsável por liquidar essa dívida sem ônus para o investidor”, explica Thiago Neme, Gerente de Mercado de Capitais da AVLA.
O CEO da AVLA no Brasil, Felippe Astrachan, explica que o objetivo é dar luz à relevância dessa modalidade para um novo mercado, já com a experiência e liderança tanto no Peru quanto no Chile.
“Nossa meta é apoiar o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro e permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso a opções de financiamento imobiliário com melhores condições. Conseguimos em apenas 2 meses desenhar e originar a primeira apólice do produto no Brasil, o que mostra a aderência e necessidade latente por uma solução como essa”.
Presente no Chile, Peru, México e Brasil, a AVLA oferece suporte para mais de 50 mil empresas com os serviços de seguro de recebíveis imobiliários, de garantia, de crédito, garantia judicial com forte presença na América Latina.
Sobre a AVLA:
Entre os 10 maiores grupos seguradores da América Latina, a AVLA opera no Chile e Peru, se tornando líder de mercado em apenas 4 anos.
Com o suporte de investidores de impacto como DEG, Altra Capital e Creation Investments, anunciou sua chegada ao Brasil e México em 2021.
*Com participação do jornalista Pat Buzaid.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments