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Helpvox aposta na acessibilidade e inclusão

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A Helpvox Connect – que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade para a comunidade surda – acaba de lançar um canal exclusivo de denúncias em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para mulheres surdas. Trata-se de uma plataforma on-line, 100% gratuita, na qual a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço. O usuário poderá também anexar fotos e vídeos. Todas as denúncias são avaliadas por uma equipe de analistas do SOS Surdo e, posteriormente, fará uma notificação para a empresa citada na reclamação, bem como acompanhar o andamento da denúncia. Segundo Cleber Santos, CEO do Helpvox Connect, diariamente a comunidade surda enfrenta inúmeras situações de exclusão, preconceito e desrespeito, passando despercebidos pelos ouvintes como se fossem invisíveis. “Com o SOS Surdo queremos dar voz a essas pessoas que são constantemente esquecidas na sociedade. A deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos. As empresas têm que seguir as leis bem como respeitarem os direitos de todos”, diz Santos. Ele ainda fala sobre outras ações realizadas pela sua empresa: “Em breve, iremos lançar um produto de varejo voltado para área de alimentação. Estamos muito empolgados e confiantes de que esse nosso produto irá agregar positivamente o dia a dia das pessoas com deficiência”.

Cleber, acessibilidade é um assunto deixado em segundo plano em nosso país?

Posso garantir que já foi pior. Diante do acesso à tecnologia e a divulgação em massa esse cenário está mudando, mas estamos muito longe de um cenário ideal para as pessoas com deficiência.

Por que você acredita que isso ocorre?

As leis existem e as políticas públicas também. O que falta é fiscalização efeito, bem como empatia do setor público e privado.

Como a Helpvox vem para quebrar esse ciclo?

Nosso DNA é melhorar a vidas das pessoas e nosso time está sempre focado em buscar soluções que atinjam este objetivo. A quebra deste ciclo é árdua e por isso precisamos de mais espaço na imprensa para expor a causa.

Quais os maiores pilares da empresa em sua visão?

Sustentabilidade, Governança e Acessibilidade.

O que norteia a atuação da Helpvox dentro daquilo que ela se propõe?

A nossa estratégia é erradicar a inacessibilidade em nosso país por meio de nossas tecnologias.

Você se sente um ativista dessa causa?

Sou uma pessoa que luta pelos direitos dos que mais precisam.

Em algum momento você já se viu desrespeitado no seu campo de atuação?

Graças a Deus eu nunca fui desrespeitado, mas os nossos clientes sofrem com isto diariamente.

Fale um pouco mais e de forma sucinta sobre o SOS Surdo.

Como te disse anteriormente desenvolvemos soluções que melhoram a vida das pessoas. Certo dia percebi que a comunidade surda não estava conseguindo obter êxito no seu cotidiano. Para amenizar essa dor tentamos um contato com o Ministério Público e também com órgãos de defesa de consumidor a fim deles obterem a tecnologia Helpvox ou qualquer outra que o surdo pudesse se comunicar em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a segunda língua oficial do Brasil. Após a negativa destes dois órgãos idealizamos montar a plataforma SOS Surdo (www.sossurdo.com.br).

Trata-se de uma plataforma on-line, 100% gratuita, na qual a pessoa surda pode denunciar a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço. Para isso basta acessar o site https://www.sossurdo.com.br, fazer um breve cadastro e depois escrever a reclamação ou enviar um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as informações referentes ao problema. O usuário poderá também anexar fotos e vídeos. Todas as denúncias são avaliadas por uma equipe de analistas do SOS Surdo e, posteriormente, fará uma notificação para a empresa citada na reclamação, bem como acompanhar o andamento da denúncia. Essa plataforma foi criada durante a pandemia e já possui mais de 2 mil reclamações.

Leia ou ouça também:  Luiza Eluf traz luta pelas mulheres em pautas

Como Sign Help está ajudando na tradução de texto em Libras?

O Sign Help foi criado após eu ter o conhecimento de uma história triste: uma pessoa surda foi ao médico e não conseguiu se comunicar com o especialista nem com os outros profissionais do hospital porque ninguém sabia Libras. Essa pessoa não conseguiu explicar que era alérgica a determinado medicamento e o médico receitou exatamente o tal medicamento. O paciente teve uma reação alérgica e foi a óbito. Sabendo desta informação criamos o Sign Help, que uma tecnologia que pode ser inserida em rótulos de alimentos, bulas de remédios e entre outros. Para ter acesso à tecnologia basta que a pessoa surda focalizar o celular para o rótulo ou bula e automaticamente aparece um intérprete de Libras em vídeo traduzindo o conteúdo com total segurança. Desta forma, as pessoas surdas têm acesso à fórmula daquele remédio ou informações nutricionais de um determinado produto evitando assim transtornos maiores.

Quais são as parcerias que você pode destacar e que foram realizadas recentemente pela Helpvox.

Atendemos hoje empresas multicanais que possuem pessoas surdas em suas bases, atendemos cartórios, igrejas, escolas e algumas prefeituras, mas estamos bem longe de um ideal. Por isso, é importante que as pessoas não fechem os olhos para as necessidades dos surdos, pois, são cidadãos como qualquer outro que têm direitos e isso precisa ser respeitado.

Que projetos estão sendo planejados pela empresa e que estarão de pé ainda em 2022?

Em breve, iremos lançar um produto de varejo voltado para área de alimentação. Estamos muito empolgados e confiantes de que esse nosso produto irá agregar positivamente o dia a dia das pessoas com deficiência.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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