OrçaFascio acelera os orçamentos das obras
Um levantamento realizado em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) aponta que cerca de 16 mil empresas estão atuando no setor da tecnologia da informação no Brasil. A construtech OrçaFascio, software do grupo 3F Group, faz parte desse conjunto e tem como premissa acelerar em 8 vezes os orçamentos de obra, economizando cerca de 80% do tempo das equipes responsáveis por essa atuação. O uso de softwares na Engenharia Civil vem aumentando ano após ano e seus propósitos são os mais diversos. Dentre eles, a OrçaFascio oferece o acompanhamento de obras por meio dos módulos de medição, diário de obra, gerenciamento de compras de materiais e orçamento de obra conforme as regras do TCU (Tribunal de Contas da União) e mais 18 bases de composições, incluindo o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices), SICRO (Sistema de Custos Referenciais de Obras) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação). “Nosso software é destinado para pequenas e médias construtoras que desejam utilizar uma ferramenta mais rápida e eficaz que o Excel. Somos um serviço intuitivo, sendo necessário, no máximo, duas horas para aprender a utilizar a plataforma e oferecemos acesso de qualquer lugar que possua internet, já que estamos na nuvem”, destaca Antonio Fascio, CEO do 3F Group.
Antonio como vê a importância das construtechs num mundo cada vez mais dinâmico?
A indústria da construção não é conhecida por ser inovadora nos seus processos de gestão. Em pesquisas recentes, ela aparece, inclusive, como uma das indústrias mais atrasadas nesse sentido. Entretanto, as proptechs e construtechs vêm acelerando e muito esse processo de modernização. Sempre que há uma inserção consistente de startups em uma indústria, há a pressão para ganhos em organização, velocidade, simplicidade e, também, no preço. De forma geral, a presença de proptechs e construtechs tendem a criar um cenário onde as empresas que encontrarem as melhores soluções para seus processos se distanciarão em eficiência e resultados em relação àquelas que não adotarem as novas tecnologias disponíveis.
Qual seria o lugar da OrçaFascio nessa configuração?
Além de participar nesse processo de inserção de tecnologias na gestão da indústria da construção, a OrçaFascio nasceu com o objetivo de popularizar esse processo. Na construção civil há muita informalidade e um grande número de pequenas empresas e para esse grupo, além do desafio para adotar uma nova tecnologia existe também o desafio econômico, pois, essas ferramentas normalmente não possuem custos acessíveis e até a criação do OrçaFascio não permitia que as empresas conseguissem inovar. O OrçaFascio possui um papel crucial na história da modernização e inovação da construção civil brasileira, não somente pela tecnologia, mas principalmente, por fornecer o software por um preço acessível e em um formato de pagamento que funciona para a grande maioria das empresas.
Fale um pouco mais sobre o software.
Temos dois softwares, o OrçaFascio que é destinado para pequenas e médias construtoras e o OrçaFascio Prime, para empresas enterprise. Ambos são necessários para organizações que desejam utilizar uma ferramenta que traz mais rapidez e praticidade do que planilhas como o Excel. Desenvolvemos serviços intuitivos, sendo necessário, no máximo, duas horas para aprender a utilizar as plataformas e oferecemos acesso de qualquer lugar que possua internet, já que estamos na nuvem.
Quais os grandes diferenciais do OrçaFascio em relação a outros softwares do mercado?
As proptechs e construtechs de forma geral geram resultados financeiros, de eficiência e, em alguns casos, ambos. Falando especificamente do OrçaFascio, o primeiro ganho perceptivo é no tempo para elaboração de um orçamento, para cada semana de trabalho no formato tradicional, no OrçaFascio o cliente gasta somente um dia. Esse é o resultado de eficiência, entretanto, para quem é um engenheiro orçamentista, essa eficiência permite que ele aumente a quantidade de orçamentos que consegue elaborar em 1 mês, aí está o ganho financeiro. Situações como essa se repetem em vários módulos que compõem o sistema.
Em que momento esses diferenciais começaram a ser sentidos pelo seu setor de atuação?
O OrçaFascio pode atuar de formas diferentes e em áreas diferentes dentro de uma empresa, mas vamos usar o orçamento como referência. Nesse caso, a partir do início da construção do primeiro orçamento já é possível sentir o impacto da ferramenta na operação. Transformando em números, pegando um orçamento simples de uma casa que normalmente tomaria uma semana de trabalho. Com o OrçaFascio tende-se a reduzir essa atividade para um dia, mas os ganhos não param aí, pois, a cada orçamento elaborado a nossa IA (Inteligência Artificial) dá sugestões e te ajuda a ganhar ainda mais tempo, com base nas suas decisões do passado.
Qual a importância da Inteligência Artificial para o êxito dessa iniciativa?
Contamos com uma Inteligência Artificial que justifica o aceleramento do processo de orçamentos e os transformam no software mais moderno e rápido do mercado, oferecendo total controle do prazo da obra, mostrando antecipadamente o custo de material e mão de obra em cada etapa, reduzindo custos com alívio de fluxo de caixa e analisando o desempenho entre o planejado e o orçado. Nossas plataformas são completas e nosso objetivo é popularizar o uso da tecnologia no setor da construção civil.
Acredita que estamos passando por um momento de revolução com a OrçaFascio entre essas empresas que estão fazendo essa revolução?
Talvez a revolução não seja a palavra mais precisa, mas claramente estamos em uma ruptura entre o antigo e o novo, mas estamos em um momento onde as empresas já entenderam que precisam modernizar sua gestão, o movimento nesse sentido nunca foi tão grande. Já está claro que as empresas que já finalizaram esse movimento estão colhendo frutos muito maiores do que quem ficou para trás, em todos os casos houveram dificuldades para a adoção de um novo processo, mas mesmo durante esse processo os resultados já aparecem. Sendo mais específico, é muito fácil medir o impacto financeiro e o aumento da lucratividade, outro ponto muito importante é que modernizar a empresa faz com que a quantidade de negócios, projetos ou obras possíveis de serem geridos aumentem significativamente.
A 3F cresceu 70% em 2021. O que o grupo espera para 2022?
Em 2022 teremos mais um recuo de mercado, que já vem numa recessão forte. Não estou muito otimista com o cenário deste ano, temos uma taxa SELIC muito alta, e ainda teremos alguns problemas que estarão mais claros mais para frente.
Porém, estou bastante otimista com 2023. Acredito que será um ano melhor para a construção civil. A nível de produto, na 3F Group, estamos fazendo investimentos cada vez mais fortes em BIM. Já estamos lançando várias iniciativas na área de BIM que irão complementar o trabalho de engenheiros, construtoras e órgãos públicos. Acreditamos que o BIM é o melhor processo para uma construtora conseguir se organizar, ter uma mão de obra adequada e consiga ter visão e agir sobre todo o ciclo da obra.
O norte da 3F é oferecer softwares para pequenas e médias empresas. Isso persistirá neste ano?
O 3F Group é um grupo de duas empresas: A OrçaFascio, software para pequenas e médias construtoras e a OrçaFascio Prime, para grandes empresas e órgãos públicos.
Quais seriam os próximos passos em um médio prazo?
Ainda este ano temos o lançamento oficial da OrçaFascio Prime. Iremos realizar uma live de divulgação e convidar alguns parceiros para a ação. Nosso foco em 2022 é o desenvolvimento de novas soluções e o aperfeiçoamento dos softwares nas funcionalidades relacionadas à metodologia BIM. Nesse sentido, iremos lançar um novo plugin, seguindo os parâmetros do OF Elétrico, em breve, teremos o OF Hidráulico voltado para projetos hidráulicos, integrado com o Revit.
O que a 3F espera obter em seu setor quando alcançar esses passos?
Queremos crescer cada vez mais e levar as nossas soluções para mais empresas do mercado. Hoje o OrçaFascio já tem mais de 4500 clientes, sendo na maioria pequenas e médias empresas da construção e órgãos públicos. Temos o OrçaFascio Prime, com foco nas grandes empresas e órgãos públicos que necessitam de uma solução mais robusta e temos também nossos plugins, que atuam de forma integrada com as soluções a Autodesk, com foco em BIM 4D, 5D e ganhe de eficiência na elaboração de projetos elétrico e hidráulicos. Ainda temos muito para crescer em todos os nichos que atuamos e queremos atingir a meta de 8000 clientes até o final de 2023.
Última atualização da matéria foi há 1 ano
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments