Inclusão e diversidade são práticas de ESG e essenciais para as organizações
Inclusão e diversidade foram temas debatidos durante evento realizado pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, em homenagem ao mês de visibilidade e ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ celebrado nesta quarta-feira (28.06). O encontro, que reuniu colaboradores, abriu espaço a reflexões sobre a importância de criar ambientes corporativos inclusivos, onde pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, se sintam respeitadas e valorizadas.
O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, afirmou que o compromisso em fomentar a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade transcende a responsabilidade social individual e tornou-se um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável das organizações. “As empresas precisam estar atualizadas e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade. A inclusão e a diversidade são questões ligadas às práticas de ESG, desempenhando um papel fundamental no sucesso das organizações”, afirmou Xavier.
A mesma visão foi compartilhada por Guilherme Nascimento, especialista em diversidade e inclusão na Volkswagen do Brasil, que também participou do evento. Ele defendeu que a indústria automotiva nacional enfrenta uma série de desafios em relação à pluralidade de pessoas. Muitas empresas do setor ainda não entenderam sobre a importância de promover um debate abrangente sobre a inclusão de grupos historicamente excluídos.
“Isso não se limita apenas à causa LGBTQIAPN+, mas também abarca questões como machismo, racismo, capacitismo, intolerância religiosa, entre outras. Os agentes de influência, como o IQA, e as lideranças na cadeia de valor automotiva, precisam enfatizar essas pautas e garantir que sejam incorporadas em suas práticas e políticas”, completou Nascimento.
IQA D&I
Em 2022, o Instituto da Qualidade Automotiva deu início ao projeto IQA D&I, sigla para diversidade e inclusão, cujo objetivo é garantir uma política de gestão de pessoas mais inclusiva na entidade e ações para conscientizar os seus colaboradores e fornecedores. Antes disso, o IQA já havia dado um passo importante pela equidade e tornou-se a primeira entidade do setor automotivo a assinar os Princípios de Empoderamento da Mulher da ONU Mulheres, demonstrando o seu comprometimento com a ampliação da participação feminina nesse setor.
Alexandre Xavier explica que a instituição vai continuar desenvolvendo iniciativas para promover a igualdade de oportunidades para os grupos minoritários. “Vamos mostrar para o setor automotivo o papel que a qualidade tem dentro deste contexto da diversidade e inclusão.”, afirmou o superintendente.
“Essas iniciativas internas estão perfeitamente alinhadas com tudo aquilo que apoiamos as empresas do setor a realizarem por meio do IQA DS, uma área do Instituto da Qualidade Automotiva que oferece soluções para auxiliar organizações de todos os tamanhos no aprimoramento sustentável nos âmbitos social, ambiental e de governança. Afinal, não faria sentido oferecermos para o setor algo que não aplicamos internamente.”, completou.
Momento de troca
Durante o evento, foram promovidas apresentações realizadas pelos colaboradores do IQA, com o objetivo de esclarecer aos participantes a origem e o significado do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Além disso, foram abordados os significados de cada letra presente na sigla, visando proporcionar um entendimento mais inclusivo. Alguns dos presentes aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas histórias pessoais e experiências enquanto membros da comunidade LGBTQIAPN+ e amigos ou familiares de pessoas pertencentes ao grupo.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments