Franquias de turismo crescem quase 40% no 1º tri de 2023
As franquias brasileiras faturaram R$ 50,85 bilhões no primeiro trimestre de 2023, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Franchising. O segmento de Hotelaria e Turismo foi o setor que mais cresceu, a categoria registrou um faturamento de R$ 2,3 bilhões, 37,5% maior frente ao primeiro trimestre de 2022.
O mercado de turismo tem apresentado um acentuado crescimento, apoiado principalmente no atendimento da demanda reprimida e no aumento do ticket médio por transação. Os dados da ABF apontam, ainda, que são cinco trimestres seguidos de aumento do setor.
“Esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez a trajetória de recuperação do setor de franquias, já pontuada nos estudos anteriores. Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, explicou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Para o especialista em franchising e diretor da franquia de turismo Voarmais.com, Djelly Girelli, o mercado ainda tem muito a expandir ao longo do ano. “Temos observado a procura cada vez maior dos brasileiros por viagens, tanto para lazer como para imigração, principalmente para Portugal. A tendência é que esse crescimento aumente devido as férias de junho e julho, e as viagens de final de ano”, falou Djelly Girelli.
Turismo no mundo
De acordo com pesquisa divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a atividade turística no mundo em 2023 deverá alcançar recuperação de mais de 95% da sua capacidade financeira, movimentando 9,5 trilhões de dólares, o que representa 9,2% do PIB mundial. Neste ano, o setor também deve criar 24 milhões de empregos pelo globo.
“As pessoas estão ansiosas por viajar. Somente nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil já recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros. Já os brasileiros estão procurando bastante por viagens internacionais. Os principais destinos internacionais que temos percebido interesse dos brasileiros são Argentina, França, Espanha e Portugal, além das atrações nacionais, como Rio de Janeiro e Blumenau”, finalizou o diretor da Voarmais.com.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Quem salvará a Warner das dívidas?
novembro 28, 2025Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments