Ferrovia no Pará promete fomentar economia da região Norte
A criação da ferrovia no Pará pode estar mais perto de acontecer. Isso porque o governo do estado assinou na China, o Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, documento que pode representar um investimento de R$10 bilhões para a construção do empreendimento que vai ligar o norte ao sul do estado por um corredor.
O projeto pode transformar o protagonismo do Pará quando se fala no transporte de cargas de minério, grãos e outros produtos da indústria paraense para as outras regiões do Brasil. Além disso, será possível fazer a recepção de cargas por terminais multimodais.
Cerca de 15% do transporte de cargas no Brasil é feito por ferrovias, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que demonstra a dependência de setores produtivos do transporte de cargas pela malha rodoviária.
A Ferrovia do Pará consiste na criação de um corredor logístico para interligar os municípios de Barcarena, na região nordeste do Estado com municípios do sudeste paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até o município de Açailândia, no Maranhão, com a ferrovia Norte-Sul para o transporte de pessoas e escoamento de cargas produzidas no Pará, sobretudo da mineração e agropecuária, atividades características da região. A extração na Serra do Carajás, cujo minério é considerado de alta qualidade, é uma das maiores do mundo.
De acordo com Alexandre Freire, advogado e sócio do Bastos Freire Advogados Associados, a criação da ferrovia do Pará vai fomentar a verticalização no desenvolvimento regional com empregos e renda. “Com a implementação da ferrovia, estamos falando de geração de milhares de empregos desde a construção do corredor até o funcionamento da malha, com trabalhadores na área de controle, logística e no próprio transporte de carga e pessoas”.
Ainda segundo o advogado, uma obra dessa magnitude contribuirá para a expansão e verticalização da indústria paraense. “A ferrovia do Pará vai tornar o estado mais competitivo economicamente, já que a facilitação do transporte via ferrovia aproxima os produtos paraenses da região norte, como também dos portos internacionais”. Alexandre completa dizendo que “o empreendimento é um atrativo para a instalação de novas empresas e o desenvolvimento de novos projetos, a exemplo da mineração, do agronegócio e das indústrias, que podem se estabelecer no Pará com um custo logístico bem menor”.
Bastos Freire Advogados Associados
Bastos Freire Advogados Associados atua no mercado nacional e internacional. Presente nas cidades de Brasília/DF, Belém/PA e Lisboa, em Portugal, o escritório full solucion também faz o intermédio dos interesses de clientes internacionais, como em processos de Fusões, Aquisições e Incorporações (M&A). O escritório também atua nas áreas de Direito Público, Direito Tributário, Direito Minerário, Direito Digital, Direito Marítimo e Portuário. Entre os sócios estão os advogados Alexandre Freire (Sócio Diretor em Brasília), Hellen Garcia (Sócia em Portugal) e Hender Gifoni (em Belém).
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments