Como gerar leads qualificados e tratar os leads já gerados?
Em média, nove a cada dez (90%) de todos os empreendimentos do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é do Brasil, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International. O estudo mostra que mais da metade (54%) das empresas que compreendem que a categoria é fundamental possuem até 99 funcionários.
Paralelamente, dados do levantamento Digital AdSpend 2021, do IAB Brasil, revelam que o investimento em marketing digital chegou a R$ 30 bilhões no Brasil em 2021, no auge da pandemia de Covid-19. No período, foi identificada a expansão de 27% em relação a 2020, primeiro ano da crise sanitária.
Guilherme Freitas, founder da Performister Group – agência, consultoria e treinamento de marketing digital com foco em performance – destaca que, mesmo com o amplo conhecimento acerca dos benefícios do marketing digital, muitas empresas ainda não sabem como tratar os leads que já foram gerados e desconhecem os caminhos que podem ser seguidos.
“É comum que surjam dúvidas como: ‘quais são as principais estratégias para gerar leads qualificados?’ e ‘como uma empresa deve tratar os leads já gerados?’”, afirma.
Ele conta que, após uma análise do produto ou serviço e do público-alvo, a estratégia para gerar leads qualificados é definida por três pilares:
1 – Plataformas – Identificar onde o público-alvo está presente. Aqui, é preciso analisar quais são as plataformas mais utilizadas por eles, onde passam a maior parte do tempo, e quais tipos de conteúdo consomem;
2 – Segmentação – Em seguida, é necessário trabalhar nas plataformas selecionadas e segmentações alinhadas ao público-alvo;
3 – Comunicação – Aqui, entram os anúncios. “Nesse ponto, podemos estabelecer um diálogo com o nosso público, abordando suas dores e necessidades, e apresentando a solução oferecida pelo produto ou serviço divulgado”.
Para Guilherme Freitas, o tratamento dos leads gerados é de extrema importância. Por isso, a empresa necessita, antes de tudo, ter seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), para que possa fazer uma gestão efetiva dos seus clientes.
“Depois disso, é importante que a equipe de vendas tenha um atendimento focado em três pilares”, acrescenta. Ele detalha cada item nos tópicos a seguir:
1 – Agilidade – Um atendimento rápido, com o primeiro contato em menos de três minutos, gera maior engajamento e resposta do cliente, que acabou de demonstrar interesse no produto ou serviço e está com a cabeça ainda no anúncio, pois foi impactado. “Para tanto, um consultor de sucesso prontamente se coloca à disposição, apresenta-se e oferece a possibilidade de agendar um bate-papo”.
2 – Entender o cliente – O founder da Performister Group explica que, antes de vender o produto ou serviço, é importante entender as dores e necessidades do cliente, o que permitirá fazer uma apresentação detalhada e envolvente, onde o consultor se conecta às suas dores e necessidades. “Essa abordagem resultará em maior engajamento e aumentará significativamente as chances de fechar a venda”.
3 – Engajamento – “Um consultor de vendas de sucesso não fala somente de vendas mas, sim, gera um relacionamento. Criar vínculo com seu cliente é de extrema importância para o seu negócio, pois com vínculo se gera confiança – e confiança gera negócios”, diz ele.
“Além disso”, prossegue Guilherme Freitas, “ao criar um relacionamento, a conversa não se limita apenas a vendas, mas flui naturalmente para uma troca de informações enriquecedora, que eventualmente resulta em uma venda”.
Ferramentas e estratégias podem ajudar
De acordo com o empresário, uma série de ferramentas e estratégias podem ser usadas para gerar leads qualificados e deve tratar os leads já gerados.
“Faça a análise do seu público-alvo e concorrentes com plataformas como SemRush, uma solução que traz informações de marketing, SEO (otimização de mecanismos de busca) e concorrentes para ajudar na análise de suas campanhas”, recomenda. “Geofusion e Economapas, por sua vez, podem ajudar a trazer informações como dados de potencial de consumo, renda média e fluxo de pessoas nos locais”, completa.
Para concluir, Guilherme Freitas destaca que “o Google Analytics traz informações sobre o público que navega no site da empresa, e que vale investir em plataformas para campanhas de leads, como Meta – Instagram, Facebook, Whatsapp, Messenger -, TikTok, Google Ads e LinkedIn ads”.
Para mais informações, basta acessar: https://www.performister.com.br/
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.




Facebook Comments