Especialista dá cinco dicas para franquear uma empresa
O processo de formatação transforma uma empresa em franquia, permitindo que os interessados se tornem franqueados e levem unidades para suas regiões, fortalecendo a marca no mercado. Uma franquia pode ser de diversos modelos de negócio, como ponto comercial, home based e quiosque, e também de variados segmentos, como alimentação, saúde, beleza e tecnologia. No entanto, apenas da flexibilidade em certos critérios existem fatores indispensáveis para uma franquia.
O especialista em franquias Fred Vanitelli, também conhecido como Guru das Franquias e responsável pela formatação de mais de 400 negócios, dá cinco dicas que os empresários devem seguir antes de franquear seus negócios.
1 – Estabilizar financeiramente a empresa
Vanitelli explica que o primeiro passo é que o empresário avalie a situação financeira do negócio. Segundo ele, não ter dívidas ou estar com qualquer pendência já em processo de pagamento, como um acordo de parcelas, ajuda a viabilizar o processo.
2 – Resolver todas as inadimplências
Outro ponto levantado pelo especialista são eventuais inadimplências jurídicas. O Guru das Franquias reforça a importância de estar com a documentação da empresa em dia e documentos importantes, como CNPJ, atualizados.
3 – Padronizar os processos
“Uma parte importante do processo de franquear é padronizar os processos operacionais e de gestão, dessa forma é possível manualizar as instruções para que os franqueados “, explica o Guru das Franquias, que também atua como consultor na consultoria Como Franquear.
Ele reforça que é nesta etapa que o futuro franqueador vai identificar eventuais processos artesanais, elaborar um rascunho da lista de fornecedores necessários, pensar se é necessário estoque e qual o melhor modelo de negócio para atuação dos franqueados.
4 – Encontrar uma consultoria confiável
Essa pesquisa inclui checar a idoneidade da empresa escolhida nas redes sociais e também no Reclame Aqui. Buscar contato com os clientes da consultoria e perguntar qual opinião deles sobre o serviço também pode ajudar.
5 – Reunir as informações necessárias
A última etapa a ser realizada na preparação para formatação, segundo Vanitelli, é reunir todas as informações necessárias. “Ao longo do processo, cada consultoria vai solicitar as documentações que julgar essenciais, mas se o franqueador conseguir compilar as informações básicas antes das reuniões isso pode agilizar o trabalho”, detalha o especialista.
Segundo ele, posicionamentos a respeito do CNPJ, INPI, dados de faturamento, lista de produtos ou serviços e relação das redes sociais já em funcionamento são algumas coisas que provavelmente serão cobradas.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments