Mercado de óticas cresce se torna atraente para investidores
A saúde dos olhos é um fator que interfere no bem-estar, nas relações interpessoais e na produtividade de qualquer pessoa. Isso porque a visão é responsável pela maior parte da interação do ser humano com o meio ambiente, estando diretamente associada à cognição. No entanto, é comum que as pessoas precisem de algum tipo de correção de problemas oculares com o passar dos anos, o que demonstra a importância das óticas enquanto serviço essencial.
Além disso, com o advento da tecnologia, a maior parte da população tem dedicado mais tempo a atividades focadas, como trabalhar no computador, usar celulares ou jogar videogames. Especialistas apontam que esses hábitos podem prejudicar a visão, levando ao agravamento de problemas como a miopia. Segundo a Sociedade Americana de Oftalmologia, por exemplo, até o ano 2050, metade da população mundial será míope.
Felizmente, as novas tecnologias e inovações têm tornado os produtos do setor ótico mais resistentes e confortáveis. Também surgem, a cada dia, armações mais modernas e equipamentos de proteção mais seguros. A consequência disso é que o mercado ótico vem crescendo ano após ano, atraindo cada vez mais consumidores e empresários que buscam um investimento sustentável e com alto potencial de retorno.
Números recentes só comprovam essa tendência. A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas informou que o faturamento do setor, de janeiro a setembro de 2022, apresentou crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2021, ano em que as vendas totalizaram aproximadamente R$ 22 bilhões.
Nesse contexto, investir em franquias de óticas pode ser uma boa opção. Um exemplo nesse segmento é o da Óptica Center, rede surgida em 2007 na cidade de Barueri (SP). A atuação da franquia pode ser analisada pelo segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, delimitado pela Associação Brasileira de Franchising, que teve um crescimento de 10,5% no faturamento em 2021 frente a 2020, fechando o ciclo em R$ 38,9 mi. Em 2022, o segmento continua sendo o de maior faturamento dentre os 12 estudados pela entidade.
Representantes da Óptica Center destacam que, entre as vantagens da franquia, estão a baixa complexidade de operação, o desembolso inicial relativamente pequeno e o alto potencial de lucro. A rede também possui um modelo de negócio estruturado para possibilitar que o franqueado obtenha o retorno do seu investimento inicial em até 12 meses — período mais curto que o de outros tipos de franquia.
É importante lembrar que a decisão de abrir uma franquia sempre envolve riscos e deve considerar o conhecimento prévio do empresário sobre o setor em que deseja investir. No entanto, a escolha pelo mercado ótico e por uma rede de franquias bem estruturada pode minimizar essas incertezas. Por estarem inseridas nos setores de saúde e de beleza, óticas costumam se mostrar negócios versáteis e resilientes, capazes de sobreviver a crises e proporcionar sempre um bom retorno para o investidor.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025Skype: acabou-se o que era doce
maio 5, 2025O fechamento de lojas Subway nos EUA
abril 30, 2025Agrishow 2025: bilhões no interior paulista
abril 28, 2025Philip Morris: 10 anos sem fumaça
abril 25, 2025A integração digital dos supermercados
abril 6, 2025MiQ e a publicidade programática na AL
março 30, 2025EDGE conquista US$ 2,9 bilhões na IDEX
março 9, 2025Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments