Marcas e mentores fortalecem rede de voluntariado
Um projeto que nasceu em 2010, na urgência de ajudar quem perdeu tudo com a tragédia das chuvas no município de Palmares (Pernambuco). Treze anos depois, muitos desdobramentos e projetos com missões específicas, dentro de um mesmo propósito: fazer do voluntariado a grande força capaz de transformar as pessoas e suas comunidades.
Essa é a Rede Muda Mundo, capitaneada por Fábio Silva, seu fundador, que hoje lidera um conjunto de iniciativas e projetos de empreendedorismo social no Brasil. A RMM é a teia que interliga vários projetos, cada um com um propósito mais específico: Transforma Brasil (social tech de engajamento cívico); Casa Zero (centro de inovação sociocultural para a transformação de território); Porto Social (rotas educacionais para líderes e iniciativas sociais); Fábrica do Bem (produtora de experiências socioemocionais positivas para líderes sociais); e Novo Jeito (mobilizadora local de ações sociais e emergenciais). Todas as iniciativas têm como essência a principal matéria-prima da transformação social: o voluntariado.
A Rede Muda Mundo e suas ações reúnem mais de 7 mil iniciativas, quatro milhões de horas de trabalho voluntário, qualificação de mais de 500 líderes de iniciativas sociais há mais de 10 anos. “O grande sonho é que a solidariedade e a generosidade sejam os maiores ativos de justiça social do Brasil e do Mundo”, declara Fábio. Segundo Silva, é possível implementar a cultura do voluntariado em todas as áreas da sociedade, unindo poder público, iniciativa privada, terceiro setor e a sociedade civil.
Segundo Fábio, o objetivo de unir os projetos sob um mesmo guarda-chuva faz parte de um processo de estruturação da empresa, que contou com apoios fortes, como o do embaixador da boa vontade da UNESCO, empresário, filantropo e publicitário Nizan Guanaes. “Ele nos fez perceber que, se uníssemos todas as marcas, elas teriam mais potência e representatividade”, comenta. Através de Nizan, a Rede agora conta com o apoio da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. “Quando o Nizan Guanaes esteve no Recife, entrou em contato com nosso CEO para Mercados Emergentes, Leonardo Framil, e fez uma ponte comigo e com o time da Rede Muda Mundo”, conta o diretor executivo da Accenture, Luis Fernando Silva.
“Estamos no Porto Digital, com 3 mil funcionários no Nordeste, e queríamos impactar mais o território local. Ao conhecer os projetos da RMM, percebemos que seria possível nos engajar com o que temos de melhor e mais genuíno: o know-how da Accenture em desenvolver soluções com tecnologia ”, narra Luis Fernando. “Assumimos um espaço dentro da Casa Zero, no coração do Bairro do Recife, onde criamos o nosso primeiro Centro de Inovação Social, com qualificações voltadas para o bairro do Pilar e as pessoas que habitam o nosso entorno, na capital pernambucana”. Segundo Fábio Silva, este foi um divisor de águas para todos os projetos. “Ganhamos inteligência e velocidade. Agora temos condições de ter uma escala e alcance muito maior”. explica.
Outro protagonista na concepção desta nova arquitetura da Rede Muda Mundo, enquanto ecossistema social, é a Baterias Moura, através do presidente do Conselho de Administração, Paulo Sales. “Durante a pandemia, conheci o trabalho de Fábio Silva. Atuamos juntos e vi a capacidade da Rede Muda Mundo em construir projetos, mobilizar e motivar um exército de voluntários”, relata. “Nessa mesma época, percebi a dificuldade no entendimento do que era a atuação e papel social individual das iniciativas”. Faltava ligação, uma estrutura de marca, que deixasse mais clara a essência dessas iniciativas e como todos os projetos se conectam”.
Para Sales, a melhor maneira de apoiar a RMM foi se envolver em uma mentoria ampla, que está atuando em três pilares: gestão, governança e arquitetura de marca. “O Grupo Moura viabilizou a estrutura profissional para operacionalizarmos esse apoio e eu estou coordenando os grupos de trabalho envolvidos”, afirma. “O branding, nova arquitetura de marca, assinado por Ricardo Guimarães e Karina da Fonte, da Thymus Upframing, será o Norte para orientar o caminho que a Rede Muda Mundo deve trilhar a partir de agora”, explica.
Segundo Ricardo Guimarães, fundador e CEO da consultoria Thymus Upframing, a necessidade apresentada foi promover maior clareza sobre o que é a rede e, assim, ampliar a compreensão e sua atratividade junto aos diversos públicos nas cadeias de atividades e soluções. “O posicionamento de uma rede que possui uma só essência e que dela derivam iniciativas focadas no mesmo propósito. A nova marca criada – Rede Muda Mundo (RMM) – é a materialização desse processo de amadurecimento e consolidação do portfólio criado até aqui: Novo Jeito, Transforma, Porto Social, Fábrica do Bem, Casa Zero”, explica.
“Esse processo de amadurecimento passa pelo entendimento sobre a Essência e Proposta de Valor da RMM – com crenças norteadoras, propósito, valores, aspiração para o futuro, princípios operacionais, atributos desejados e posicionamento”, disserta. Para Karina da Fonte, representante da Thymus no Nordeste, a partir do conjunto de diretrizes, as equipes que compõem a RMM vêm fortalecendo a sintonia interna “. Tudo isso já começa a refletir também nas relações externas, a partir do grau elevado de consciência do time sobre a identidade e valor da RMM”.
O diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, também integra o grupo de trabalho de fortalecimento da Rede Muda Mundo. Para ele, essas iniciativas colaborativas culminam em ações concretas e transformadoras. Como empresa socialmente responsável, temos como premissa apoiar projetos que façam diferença na vida das pessoas e contribuam com um mundo mais justo e inclusivo”, explicou o executivo.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Zenstox: é fiável ou uma fraude na Internet?
janeiro 20, 2025Brasil busca incentivar aviação regional
janeiro 14, 2025Expatriados europeus lideram chegada ao país
dezembro 29, 2024Apostas ultrapassam investimentos em popularidade nas classes B e C
dezembro 23, 2024Previsões da IBM para a IA generativa 2025
dezembro 15, 2024Black Friday: publicidade como vantagem
novembro 24, 2024Prosegur alcançou os 165 mil colaboradores
novembro 4, 2024U-All Solutions integra IA ao seu WhatsApp
outubro 24, 2024Dubai combina luxo, segurança e investimento
outubro 18, 2024Yandex Ads traz alta conversão garantida
outubro 13, 2024Família Koga lidera crescimento da Sumirê
outubro 3, 2024Shopping Eldorado celebra os seus 43 anos
setembro 11, 2024Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Facebook Comments