Dominus Soli se une à NovoAgro Ventures
Com foco em serviços, nasceu em 2014, a Dominus Soli, dos sócios Antônio Loures e Marco Antônio Lino, empresa pioneira a desenvolver soluções focadas no planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Posteriormente, visando a um mercado em constante crescimento, a companhia criou o Spray Plan, software de última geração que quantifica e qualifica a operação e, ainda, planeja e monitora todo o processo de aplicação, com máxima precisão, proporcionando controle, produtividade e otimização nas aplicações aéreas de insumos agrícolas. Assim, melhora em até 20% sua efetividade ao pulverizar corretamente a área.
O voo da Dominus Soli promete ser ainda maior agora que a startup faz parte do portfólio da NovoAgro Ventures, uma CVB (corporate venture builder), fundada a partir da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), maior federação de agricultura e pecuária do país, com o Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina.
Promovendo tradicionalmente o Investorday, a CVB pôde conhecer a atuação da startup e deram início aos trabalhos. “Gostamos muito da proposta da Dominus Soli com o pioneirismo do Spray Plan e notamos que ela tem muita aderência com o que buscamos. Seguramente, colheremos bons frutos juntos”, comemora Leonardo Dias, CEO da NovoAgro.
Com o Spray Plan, é possível mapear, cadastrar e selecionar zonas de proteção (como hortas, residências e espaços com animais) e planejar áreas a serem tratadas. Pode-se, ainda, verificar as condições climáticas desejáveis, rastrear as operações realizadas e eliminar os impactos socioambientais, sem prejudicar a plantação. Nesse sentido, a tecnologia seleciona e tira da rota lugares que podem ser impactados pelo agroquímico, como casas e rios, bem como evita locais repetidos.
O software desenvolvido pela Dominus Soli amplia a efetividade de cobertura dos produtos, de 75% para 96% da área tratada, bem como detecta e ajusta os padrões técnicos nos tratamentos de lavouras, minimizando perdas. A companhia ultrapassa os 6 milhões de hectares analisados, em diferentes culturas de regiões diversas.
“Mais do que um programa, desenvolvemos uma consultoria que liga nosso serviço a otimização e melhorias, evitando desperdício no campo. A ferramenta disponibiliza o controle, mas com a consultoria oferecemos inteligência e parâmetros aos nossos parceiros, apontando as falhas e ensinando-os a corrigi-las”, pontua Antônio Loures, CEO da Dominus Soli. O empresário ressalta ainda que os mapas utilizados são dinâmicos e os gráficos, simples de entender, com controle que pode ser feito por meio do celular.
Em uma crescente, a Dominus Soli expandiu 120% nos últimos três anos. Em 2019, a companhia passou pelo programa de aceleração TechStart Agro Digital, realizado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Informática Agropecuária e Venture HUB e recebeu o Prêmio Pontes para a Inovação como reconhecimento por sua atuação, trazendo técnicas mais precisas ao mercado. A empresa conta com sólidos parceiros, como a Usina Alta Mogiana, de São Joaquim da Barra (SP), Aplimax e Semeagro, na região de Barretos (SP), onde presta auxílio e consultoria.
A Dominus Soli está atualizando o Spray Plan e em breve trará uma nova versão, assim como um aplicativo para facilitar o controle. Para isso, a startup está passando por uma prova de conceito com uma grande empresa do setor, graças às conexões trazidas pela NovoAgro Ventures, para posteriormente ser escalada. “Estar ao lado da NovoAgro é fundamental neste momento. Precisamos de smart money, ou seja, inteligência, network e reestruturação, para podermos avançar”, finaliza Antônio Loures, CEO da Dominus Soli.
Sobre a NovoAgro Ventures:
A NovoAgro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investe em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para estes problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.
Sobre a Dominus Soli:
A Dominus Soli é a empresa pioneira a desenvolver soluções focadas no planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Através da rastreabilidade das operações entregamos aos nossos clientes aumento de controle, produtividade e mitigação dos riscos socioambientais.
*Com participação da jornalista Jessyca Souza.
Última atualização da matéria foi há 2 anos
Por que cada vez mais empresas acompanham de perto os ativos digitais
setembro 26, 2025Self Storage se consolida como resposta ao aperto urbano em São Paulo
setembro 8, 2025Como obter um cartão virtual em dólares sem ir ao banco
agosto 15, 2025Hiperpersonalização: o cliente no B2B
agosto 11, 2025Sou velha demais para empreender?
agosto 7, 2025Alto de lucro de sete meses para o Ethereum: os touros irão levar o preço para US$ 6000 em seguida?
julho 25, 2025O futuro do networking é estratégico
julho 10, 2025Revolução da IA nas finanças da AL
julho 4, 2025O poder da nostalgia como estratégia de marketing lucrativa
junho 13, 2025Bares e restaurantes sofrem com inflação
maio 30, 2025GAC chega ao Brasil: o que esperar?
maio 24, 2025CBF e Ancelotti: um acordo de milhões
maio 12, 2025
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
Facebook Comments